Índio ou indígena: qual é a diferença?

Índio ou indígena: qual é a diferença?

Bateu aquela dúvida na hora de escrever ou falar sobre as populações originárias? Confira a forma correta de referir-se à elas

Por muito tempo as duas palavras eram usadas na Língua Portuguesa falada no Brasil, mas atualmente apenas uma delas continua empregada para tratar das comunidades que vivem no território nacional desde antes da chegada dos europeus. Na dica de hoje, o Portal Estratégia Vestibulares explica qual é a diferença entre “índio” e “indígena”. Confira:

Leia também:
+ 15 questões sobre povos indígenas que já caíram nos vestibulares
+ 7 citações sobre povos indígenas para usar na redação
+ Universidade para indígenas: conheça cursos, vestibulares e políticas de permanência estudantil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Índio ou indígena?

O termo correto para se referir a um membro das populações originárias do Brasil é “indígena”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a palavra “índio” vem de um engano cometido pelo navegador italiano Cristóvão Colombo, que desembarcou no atual território das Bahamas em 1492, acreditando ter chegado até às Índias.

Ao batizar os habitantes locais como “índios”, por crer que eles eram povos das Índias, a expedição de Colombo ignorou diversas especificidades de cada comunidade indígena, como suas diferentes culturas, idiomas, crenças e etnias, por exemplo. 

Inclusive, desde 2022, através da Lei 14.402, o tradicional “Dia do índio”, que é comemorado no Brasil no dia 19 de abril, passou a se chamar “Dia dos Povos Indígenas”, visando abranger e respeitar as diferentes etnias dos povos originários.

Mesmo assim, a palavra “índio” ainda aparece em algumas regiões do Brasil, como um substantivo mais regional e informal. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o termo pode significar que alguém é “corajoso” ou “decidido”, e no Rio de Janeiro uma variação de um avião de papel é chamado de “índio”.

Indígena: exemplos

  • O Estado brasileiro reconhece 305 etnias diferentes de povos indígenas.
  • Algumas universidades públicas realizam vestibulares específicos para candidatos que pertencem a povos indígenas.
  • Histórias sobre indígenas eram muito exploradas na busca da literatura romântica por um herói nacional no século XIX

Mais dicas de Português

Tire mais dúvidas sobre como escrever e garanta um vocabulário nota 1000:

Estude com o Estratégia Vestibulares

Além das dicas de Português no Portal do Estratégia Vestibulares, a plataforma ainda oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil, e cursos voltados especificamente para cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e outros diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também