Interveio ou interviu: qual é a diferença?

Interveio ou interviu: qual é a diferença?

Está em dúvida se o correto é interveio ou interviu? Confira a resposta no artigo abaixo e não se perca mais!

A dúvida entre interveio ou interviu surge principalmente na construção oral já que o termo tem usos específicos e sinônimos com boa aderência. Ainda sim, o uso das palavras faz parte de jargões de áreas como a jurídica. Confira abaixo o uso correto e veja exemplos abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Interviu ou interveio?

A dúvida está na forma conjugada do verbo intervir, mais precisamente no pretérito perfeito do indicativo, na terceira pessoa do singular. A forma correta é interveio, já que o termo deve seguir seu verbo primitivo, o termo vir.

Interviu, portanto, é um desvio linguístico, ou seja, não existe na Língua Portuguesa. Ao seguir o verbo vir, o termo interveio concorda com “ele veio”. A mesma regra deve ser aplicada em termos como provir, advir e sobrevir, por exemplo.

Interveio: como usar a forma correta do termo

O termo intervir significa interferir, participar, interferir ou interceder, indicando o ato de opinar sobre algo, interferir em uma situação, ou usar de poder ou autoridade. Pode significar também um acontecimento inesperado que interfere em algo.

  • Caiu um raio nas proximidades que interveio a discussão;
  • O poder público interveio nas redondezas e resolveu o problema;
  • Ele interveio na conversa ao propor uma solução; e
  • O choro da criança interveio o sono de seus pais.

Interviu: o que causa a confusão

O desvio gramatical interviu ocorre pois há uma confusão com o verbo ver, cuja terceira pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo é “viu”. Ao lembrar o verbo primitivo “ver” a dúvida se esclarece, facilitando o seu entendimento.

Mais dicas de Português

Conte com o Estratégia na sua aprovação

O Estratégia Vestibulares quer ver você no curso que mais deseja! Para isso, oferecemos materiais exclusivos, videoaulas com nossos professores maravilhosos, cursos dedicados por instituição ou matéria, além de serviços como mentorias personalizadas, Banco de Questões e fórum de dúvidas. Confira mais detalhes e seja um Coruja agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também