Peço ou pesso: qual é a diferença?

Peço ou pesso: qual é a diferença?

Confira agora mesmo este artigo que o Estratégia Vestibulares preparou explicando qual a maneira certa de escrever os termos “peço” ou “pesso”

Você já se confundiu ao escrever as palavras “peço” ou “pesso”? De maneira simples, elas possuem apenas uma letra diferente, mas será que o significado é o mesmo? Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações a respeito desses termos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Peço ou pesso: qual a diferença?

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão quando bater aquela dúvida:

  • Peço: verbo pedir na primeira pessoa do singular do presente do indicativo
  • Pesso: desvio linguístico, ou seja, está errado!

Peço: como usar?

A palavra “peço”é o verbo pedir na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Este é um verbo irregular e terminado em “ir”, assim, deve ser escrito com ç ao ser conjugado na primeira pessoa do singular. Além disso, é usado para momentos em que você quer solicitar, suplicar, reclamar, propor ou cobrar algo a alguém. 

  • Eu peço ajuda para estudar
  • Peço desculpas pelo meu erro
  • Pelas circunstâncias, peço que pense outra vez
  • Não peço algo quando realmente não preciso

Pesso: como usar?

Enquanto isso, o termo“ pesso” é um desvio linguístico e, portanto, não deve ser usado. Por isso, quando necessário, deve-se escrever “peço”, com Ç.

Mais dicas de estudo

Estude com o Estratégia Vestibulares

Que tal conferir mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos, simulados preparatórios, redações corrigidas e revisões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também
Predicado- o que é e como identificar - Estratégia Vestibulares
Leia mais

Predicado: o que é e como identificar

Conheça o predicado, um dos elementos sintáticos importantes para o reconhecimento e interpretação de enunciados nos vestibulares!