Oração subordinada adjetiva: classificação restritiva e explicativa 

Oração subordinada adjetiva: classificação restritiva e explicativa 

Uma oração subordinada adjetiva é uma parte do enunciado que atua como um adjetivo na frase. Principalmente, no sentido de qualificar sujeitos e termos da frase, complementando o significado da mensagem. 

Neste artigo, você entenderá a definição de oração subordinada, além de compreender a classificação das subordinações adjetiva restritiva e adjetiva explicativa. Esse conhecimento é importante tanto para a interpretação de frases e textos, quanto para ser explorada na escrita de textos e redações no seu vestibular. Acompanhe agora!

O que é uma oração subordinada?

Dado um enunciado qualquer, a oração subordinada é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração da frase. Geralmente, existe uma oração principal, que traz o conteúdo essencial da mensagem e, então, a subordinação surge como um complemento de sentido para essa porção principal. 

As orações subordinadas podem admitir diversas funções sintáticas em um texto, veja algumas delas na lista abaixo:

  • Quando atuam como sujeito serão chamadas de orações subordinadas subjetivas;
  • Se aparecem como predicativo de sujeito, são subordinadas predicativas;
  • Podem surgir como complemento de um nome da oração principal, então são denominadas orações subordinadas completivas nominais;
  • Também é possível que ocorram como objeto direto ou indireto, quando serão classificadas como objetiva direta e indireta, respectivamente;
  • Ainda podem ser classificada como oração subordinada adjetiva, que é o objeto de estudo deste artigo;
  • Por fim, também podem ser orações subordinadas apositivas, se atuam na função sintática de aposto da oração principal. 

O que é uma oração subordinada adjetiva?

Ao se ligar a uma oração principal, a oração subordinada adjetiva aparece com um valor semântico de adjetivo. É como se toda a expressão utilizada fosse uma forma de classificar um termo presente no texto principal. 

Em muitos casos, ela atua sintaticamente como um adjunto adnominal, por complementar e trazer informações a respeito de uma palavra nominal da oração primária. Para se ligar a esse termo anterior, utiliza-se um pronome relativo, que trabalha como uma ponte, uma estrutura de conexão entre a palavra principal e a expressão que a caracteriza. 

A oração subordinada adjetiva pode ser classificada em dois tipos: restritivas e explicativas. Dentro dessa divisão, elas ainda podem ser plenamente desenvolvidas dentro da frase, com pronome relativo, ou mais reduzidas, quando o pronome nem aparece. 

Oração subordinada adjetiva explicativa

O termo “explicativa” indica que trata-se de uma construção gramatical utilizada para explicar, dar informações mais precisas a respeito de um termo  da oração principal. São essenciais para o esclarecimento da mensagem, a depender do contexto e dos critérios do autor. 

Por exemplo, em “a prova prática de carro, que deixa todos tensos, foi fácil para ela”, a oração destacada serve como um esclarecimento sobre os termos que são apresentados previamente, que é a prova prática de carro. 

Outros exemplos: 

  • “Marina, que é a mais eficiente bailarina, dançou muito bem na última apresentação”;
  • “A professora, que iria para a festa amanhã, passou mal e não poderá comparecer”.

Observe que a oração subordinada adjetiva explicativa sempre aparece separada da oração principal por meio de vírgulas. Em todas as orações apresentadas, há um pronome relativo que conecta a oração principal e sua subordinada, além de um verbo no modo indicativo ou subjuntivo — essas são as características das orações subordinadas desenvolvidas.

É possível, ainda, que o pronome seja suprimido, que é caso das orações subordinadas reduzidas. Nessa situação, os verbos precisam estar nos modos infinitivos, gerúndio ou particípio Acompanhe alterações das frases acima, para transformá-las em oração subordinada adjetiva explicativa reduzida:

  • “Marina, conhecida pela eficiência no balé, dançou muito bem na última apresentação
  • “A prova prática de carro, marcada pela tensão, foi fácil para ela”
  • “A professora, querendo ir a festa, passou mal e não poderá comparecer”;

Oração subordinada adjetiva restritiva

No caso das orações restritivas, não há uma explicação direta ligada ao termo da oração principal, Na verdade, serve para restringir um grupo, um conjunto de coisas dentro de um todo. É importante para evitar a generalização nos textos, acompanhe os exemplos a seguir.

Em “os adultos que não tem responsabilidade devem buscá-la imediatamente”, há uma restrição de quais adultos a frase fala. Delimita-se que os adultos que não tem responsabilidade é quem devem buscar. 

Veja que a oração subordinada adjetiva restritiva não aparece entre vírgulas, mas compartilha a presença do pronome relativo que faz a conexão entre o termo da oração principal e o conteúdo de subordinação. Veja outros exemplos:

  • As meninas que menstruam cedo param de crescer mais rapidamente;
  • A família que se perdoa é mais feliz;
  • Os amigos que se respeitam têm laços mais fortes.

Nesse caso também é possível encontrar a forma reduzida da oração. Para isso, as regras são as mesmas, ou seja, verbos transcritos para infinitivo, gerúndio ou particípio, além da ausência de pronome relativo. Acompanhe as adaptações das frases anteriores.

  • As meninas precoces no menstruar param de crescer mais rapidamente;
  • A família disposta a perdoar é mais feliz;
  • Os amigos respeitando-se entre si têm laços mais fortes.

Diferenças de sentido entre oração subordinada adjetiva explicativa e restritiva

A diferença de sentido entre os dois tipos de oração subordinada adjetiva deve ser explorada. Afinal, uma mesma frase pode mudar completamente de significado quando essas orações estão colocadas entre vírgulas ou sem ela. 

Vamos estudar a frase “as pessoas que são preconceituosas devem ser punidas”. Ao colocar a frase sem vírgulas, há uma oração subordinada adjetiva do tipo restritiva, que define qual grupo de pessoas devem ser punidas. 

Porém se escrevermos a mesma frase com a subordinação entre vírgulas, então surge uma oração explicativa: “as pessoas, que são preconceituosas, devem ser punidas”. Nesse caso, a explicação se refere ao termo “pessoas”, essa construção transmite a ideia de que todas as pessoas são preconceituosas, como se essa fosse uma característica inerente à toda pessoa. 

Questão de vestibular

(IFPA – Instituto Federal do Pará)

Marque a alternativa em que o trecho destacado corresponde a uma oração subordinada adjetiva.

a) Não sei se Padre Bernardino concordará comigo.

b) Como anoitecesse, recolhi-me um pouco depois e deitei-me.

c) Susana, que não se sentia bem, estava de cama.

d) O lavrador revirou os olhos e começou a tremer como se tivesse uma sezão.

e) É certo que a presença do dono o sossegava um pouco.

Resposta correta: alternativa C.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

Os cursos da Coruja trazem o essencial para te ajudar na jornada rumo à aprovação: as aulas estão disponíveis em vídeos, pdf ou livros digitais. Com isso, o acesso ao conteúdo é facilitado e você pode aprender de onde quiser, além disso, suas anotações ficam salvas e podem ser conferidas durante as revisões. Não perca tempo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também