Ratificar ou retificar: qual é a diferença?

Ratificar ou retificar: qual é a diferença?

Com significados que podem fazer toda a diferença em uma frase, as palavras precisam ser escritas com exatidão. veja abaixo os motivos

A confusão com termos parônimos, ou seja, palavras que possuem significados distintos, mas grafia e pronúncia diferentes, é comum. E o caso de ratificar ou retificar não seria diferente. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso e saiba diferenciá-las.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Retificar ou ratificar?

A mudança na grafia dos termos está apenas nas vogais ‘e’ e ‘a’, e os significados têm sentidos opostos, sendo sinônimos de outros verbos como corrigir, emendar, comprovar e confirmar. Mas, qual é cada um?

Bem, retificar é usado para dar o sentido de corrigir e emendar, enquanto ratificar é sinônimo de comprovar, confirmar, validar e outros. Veja abaixo mais detalhes e exemplos concretos.

Ratificar: saiba como usar o termo

A intenção do termo ratificar é demonstrar que algo está válido, confirmado. Seu sentido, portanto, será de concordância com a ideia ou texto apresentado. Pode ser usado também para sinalizar apoio a algo, como quando um governo ratifica decisões de outro ou de organizações.

  • O senado da Suécia deve votar para ratificar adição do país à Otan;
  • Os acontecimentos da semana ratificaram o que dissemos anteriormente;
  • Ratifico tudo o que foi dito nessa reunião; e
  • A ratificação do documento foi feita pelos órgãos competentes.

Retificar: veja como o termo pode ser usado

Retificar é um derivado de ‘reto’, e seu uso quer dizer alinhar, deixar algo correto. Por conta disso, seu uso geralmente substitui corrigir ou emendar. Pessoas usam para explicar declarações dadas anteriormente, no intuito de esclarecer um provável erro ou deslize.

  • Retificação de nome e gênero é recorde nos cartórios brasileiros
  • É necessário retificar alguns pontos do livro;
  • Siga os passos abaixo para retificar sua restituição do Imposto de Renda; e
  • A nova lei passará por retificação após ser reprovada em votação.

Mais dicas de Português

Sua aprovação mais próxima com o Estratégia Vestibulares!

Já escolheu seu curso do Estratégia Vestibulares? Se sim, espero que ratifique a qualidade oferecida em nossos materiais e produtos. Não?! O que está esperando, retifique sua decisão agora mesmo e escolha o Estratégia! Confira o que podemos fazer por você no banner abaixo.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também