Quis ou quiz: qual é a diferença?

Quis ou quiz: qual é a diferença?

Apesar de terem a sonoridade e a escrita muito parecidas, as palavras têm significados muito diferentes; aprenda como usar

A dúvida sobre o uso dessas duas palavras é muito comum, isso porque, elas são parônimas. Ou seja, são escritas e/ou faladas de maneira muito semelhante, mas possuem significados diferentes. Além disso, “quis” e “quiz” são quase homógrafas, porque são escritas quase da mesma forma.

A dica de hoje vai ajudar você a entender quais os empregos possíveis de quis e quiz na Língua Portuguesa. Prepare as anotações e melhore seu vocabulário para as redações e questões discursivas. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quis ou quiz?

Conhecer as regras que distinguem as duas palavras é a melhor forma de não errar mais no uso de cada uma. Então, vamos lá: a palavra “quis” é a primeira e a terceira pessoas do singular do verbo “querer”, no pretérito perfeito do indicativo. Já “quiz” ou “quizz”, é um substantivo que se refere a um teste ou jogo feito de perguntas de múltipla escolha.

Quis: exemplos

Antes de entender a aplicação do verbo “quis”, vamos conhecer as conjugações do verbo do qual ele deriva, o “querer”:

Verbo querer pretérito perfeito do indicativo

Euquis
Tuquiseste
Ele/elaquis
Nósquisemos
Vósquisestes
Eles/elasquiseram

Agora, veja os exemplos de uso:

  • Eu não quis ofender, apenas disse o que pensava.
  • Ela sempre quis ser médica.
  • Ele não quis vir, não estava se sentindo bem.
  • Eu sempre quis morar perto do mar.

Quiz: exemplos

  • Vamos elaborar um quiz sobre História para a gincana.
  • Adoro responder quizzes de temáticas variadas.
  • O quiz de hoje foi o mais divertido até agora.
  • Minha função é criar quizzes interessantes para o público.

Uma regra interessante de observar no uso da palavra quiz é que, por ter origem no idioma inglês, ela acompanha a regra estrangeira quando flexionada para o plural: quizzes

Mais dicas de Português

Tire mais dúvidas sobre como escrever e garanta um vocabulário nota 1000.

Estude com o Estratégia Vestibulares

A Coruja tem tudo o que você precisa para conquistar a vaga dos seus sonhos! Além das dicas de Português, você fica informado sobre tudo o que acontece no mundo dos vestibulares aqui no Portal do Estratégia e tem ainda mais vantagens com os cursos focados nas bancas mais concorridas do País.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também
a partir de ou apartir de
Leia mais

A partir de ou apartir de: qual é a diferença?

Você sabia que o termo "apartir de" é um desvio linguístico? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para que você saiba como usar corretamente a locução "a partir de"