Impresso ou imprimido: qual é a diferença?

Impresso ou imprimido: qual é a diferença?

Veja como usar os dois particípios para não errar mais!

Com dois termos existentes na Língua Portuguesa, a dúvida impresso ou imprimido é restringida ao uso correto de ambas as palavras: em qual momento cada uma delas devem ser usadas? Veremos a seguir.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Impresso ou imprimido?

Já ouviu falar em verbo abundante? Pois bem, imprimir é um deles, e isso significa que ele possui duas formas corretas no particípio, uma regular e outra irregular, formando assim um particípio duplo.

Dessa forma, imprimido é o particípio regular, enquanto impresso é o irregular. Existem uma série de verbos que também tem particípio duplo, como morrer (morrido/morto), ganhar (ganhado/ganho) ou salvar (salvado/salvo).

Impresso: veja exemplos e como usar

O particípio irregular impresso é usado na voz passiva com verbos auxiliares como estar ou ser. Além disso, o termo é também um substantivo masculino que indica um folheto, livro, formulário que foi impresso, geralmente em papel.

  • O trabalho está impresso, pessoal!;
  • Todos os textos foram impressos na papelaria;
  • Precisamos de mais material impresso para os convidados; e
  • Eu ainda assino jornal impresso, chega todos os dias na minha casa.

Imprimido: quando usar o termo

O uso do termo imprimido deve ser feito na voz ativa, também usando verbos auxiliares, mas aqui os mais comuns são haver ou ter.

  • A minha impressora tinha imprimido mais de mil folhas;
  • Eles teriam que ter imprimido todo o trabalho antes de entregar;
  • Eu não sei o que houve, tinha imprimido o pôster, mas ele sumiu; e
  • Havia imprimido cinco cópias, mas as perdi.

Mais dicas de Português

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você estuda utilizando materiais exclusivos em PDFs, vídeos e muito mais! São diversos cursos preparatórios, além de Banco de Questões, simulados, salas VIP, fórum de dúvidas… Clique no banner abaixo e confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também