Éter: o que é, como identificar, nomenclatura e muito mais!

Éter: o que é, como identificar, nomenclatura e muito mais!

Éter é uma função orgânica oxigenada, ou seja, aparece em compostos com carbono, hidrogênio e oxigênio. Caracterizados por uma baixa polaridade e alta volatilidade, os éteres são o foco do artigo abaixo. 

O tema tem relevância para o estudo pré-vestibular e, além disso, aparece como anestésico durante procedimentos médicos. Continue lendo e saiba mais sobre as características físico-químicas, como identificar, estrutura básica, nomenclatura e, ainda, veja a resolução de uma questão de prova sobre o tema. 

O que é éter?

A função orgânica éter tem uma estrutura básica marcada pela presença de um átomo de oxigênio situado entre dois radicais carbônicos, como você pode observar no esqueleto abaixo:

R — O — R’

R e R’ podem ser iguais ou diferentes, desde que sejam radicais orgânicos.

A forma básica de um éter indica que, obrigatoriamente, as cadeias carbônicas que possuem essa função orgânica são heterogêneas. 

Lembre-se: cadeias heterogêneas são aquelas em que as ligações entre dois carbonos está entremeada por um átomo diferente de hidrogênio (H) e carbono (C), como o nitrogênio (N), o oxigênio  (O) e o flúor (F).

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como o éter é formado?

Os éteres são formados a partir de álcoois. O radical hidroxila (—OH) sofre substituição do átomo de hidrogênio por um radical orgânico, como o metil, etil, propil, entre outras opções.Veja essa transformação no etanol:

CH3 — CH2 — OH  + radical metil (— CH3)  ⇒ CH3 — CH2 — O — CH3

Nomenclatura dos éteres

Existem duas maneiras de nomear um éter, que levam em consideração os radicais R e R’. 

A forma mais famosa de nomenclatura é dada por:

Prefixo do menor radical +  oxi (que representa o átomo de O) + hidrocarboneto formado pelo radical de maior cadeia. 

CH3 — CH2 — O — CH3

Passo 1: encontrar o átomo de oxigênio;

CH3 — CH2 — O — CH3

Passo 2: definir qual o maior radical orgânico ligado ao O 

CH3 — CH2 — O — CH3

Passo 3: encontrar o menor radical ligado a O

CH3 — CH2 — O — CH3

Passo 4: nomear cada uma dessas partes orgânicas

CH3 — CH2 —   ⇒ dois carbonos, de forma que o maior radical, então deve ser nomeado como um hidrocarboneto  ⇒ etano

— CH3  ⇒ radical com apenas um carbono, por ser o menor neste éter, devemos manter o prefixo: met-

Passo 5: juntar cada uma das informações em um só nome:

met- +  oxi + etano

metoxietano

Podemos fazer esse processo pela via contrária: qual a fórmula estrutural para o composto orgânico de nome etoxietano?

O menor radical é o primeiro prefixo da palavra. 

  • Como o nome começa com “et”, entende-se que o radical menor tem 2 carbonos;
  • O “oxi” que fica no meio da nomenclatura faz menção à função éter, quando o átomo de O fica no meio da cadeia carbônica; e
  • A última parte da palavra remete ao hidrocarboneto formado pelo maior radical do composto. Neste caso, é o etano, que também tem dois carbonos. 

Com as informações obtidas até aqui, já sabemos que a cadeia é configurada de maneira a existir: dois átomos de carbono, um átomo de oxigênio e mais dois outros átomos de carbono — a partir disso, podemos montar o esqueleto estrutural:

C  — C — O — C — C

Preenchemos agora todos os carbonos com hidrogênio, até que todas as quatro ligações estejam completas, em cada um deles:

CH3  — CH2  — O — CH2 — CH3

Uma outra maneira de nomear os éteres é com a estrutura: 

  • éter + 1° grupo + 2° grupo + sufixo ico; e 
  • Se os dois grupos forem iguais, usa-se éter + prefixo di- + nome do grupo + sufixo ico.

No exemplo mencionado acima, como etoxietano, podemos considerar o padrão de dois grupos iguais

CH3  — CH2  — O — CH2 — CH3

Como ambos os radicais têm dois carbonos, entendemos que são duas unidades de etil, de forma que o nome do composto nessa nomenclatura é éter dietílico.

CH3  — CH2 — CH2 — O — CH3

Temos dois grupos ligados à função éter: um com três carbonos e outro com apenas um átomo de carbono. Conforme as normas da IUPAC, eles têm radicais prop- (3C) e met- (1C). O sufixo final é dado por “-ico”, como assume a regra da nomenclatura. Nesse sentido, o nome do composto acima será éter metilpropílico. 

Veja mais: Química Orgânica no Enem: o que é e classificações

Características do éter

Os éteres são compostos orgânicos com polaridade, mas que evaporam facilmente quando expostos ao ambiente — essa propriedade é conhecida como volatilidade. Muitos autores atribuem essa característica ao fato de perderem a ligação de hidrogênio presente na hidroxila do álcool de origem. 

Os éteres não são altamente solúveis, embora possam interagir com água e álcool. Uma de suas particularidades é que não sofrem reações facilmente, então podem ser utilizados com solventes, principalmente em ambientes controlados de laboratórios. 

Usos

O éter etílico é famoso porque tem ação analgésica, mas deve ser utilizado sob supervisão médica. A aplicação ocorria durante procedimentos cirúrgicos, mas a alta volatilidade do material aumentava o risco de explosão, então seu uso é atualmente controlado. 

A utilização, agora, tem funções mais laboratoriais, inclusive na extração de aromas e essências de origem vegetal. A extração das moléculas de cocaína da folha de coca pode ser feita com esse material, por isso, no Brasil, o uso é controlado pela Polícia Federal.

Questão de vestibular

(Ulbra – RS) Leia a seguinte estrofe do poeta paraibano Augusto dos Anjos:

“O oxigênio eficaz do ar atmosférico,

o calor e o carbono e o amplo éter são

Valem três vezes menos que este Américo

Augusto dos Anzóis Sousa Falcão…”

O nome de uma importante função química orgânica é citado na estrofe. Indique a alternativa que contém um composto pertencente a essa função:

a) CH3CH2CH3 – propano

b) CH3COCH3 – propanona

c) CH3COOCH3 – etanoato de metila

d) CH3CH2OCH3 – metóxi – etano

e) CH3CH2CHO – propanal

Os versos citam vários termos químicos, então, atente-se para não confundir. O enunciado é claro em se referir a uma função orgânica, de forma que a única palavra que se encaixa nessa definição é o “éter”.

Com isso, você precisa recordar que o éter é caracterizado por um átomo de oxigênio localizado no meio de dois radicais orgânicos. Isso significa que haverá apenas um oxigênio na fórmula molecular, e ele deve estar no meio da cadeia carbônica — a nomenclatura aparece com um “oxi” no meio, ou a palavra “éter” no começo. A única alternativa que se encaixa nesses parâmetros é a letra D. 

+ Conheça outras funções orgânicas:  Aminas e Amidas: estrutura, classificação, propriedades e mais

Estude para o vestibular com a Coruja!

A faculdade dos seus sonhos tem provas de primeira e segunda fase? O Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Nossos simulados são construídos com base no modelo de provas da sua banca, com gabarito e correção, inclusive para os exercícios discursivos da segunda fase. Clique no banner e saiba mais.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também