Metais, semimetais e ametais: entenda a classificação periódica

Os elementos químicos existentes na natureza estão descritos na tabela periódica, todos os que foram encontrados. São classificados conforme o número de prótons no núcleo e os comportamentos atômicos. Eles são divididos, em geral, em gases nobres, metais, semimetais e ametais.

Neste artigo, você saberá quais são as classificações dos elementos químicos, como elas foram estabelecidas e quais são as características dos principais tipos de átomos da tabela periódica. Vamos estudar?

Classificação periódica

A classificação dos elementos químicos de forma periódica foi construída a partir do número atômico. Essa organização é crescente, no sentido da esquerda para a direita, de baixo para cima. Inicia-se a partir do hidrogênio, que tem número atômico igual a 1. Ao fim da tabela periódica, existem átomos com até mesmo 118 prótons em suas estruturas.

Além desse critério de classificação, a tabela periódica também está dividida conforme a distribuição dos elétrons em suas camadas eletrônicas. Segundo Linus Pauling, as órbitas eletrônicas podem ser divididas em níveis de energia.

Cada linha da tabela possui, então, elétrons em um nível específico de energia. Essa definição trata sobre a camada de valência, último caminho energético observado na órbita atômica. Por exemplo, o hélio e o hidrogênio possuem a camada de valência no primeiro nível de energia, por isso estão na mesma linha da organização.

Depois de classificados conforme a estrutura atômica, os elementos químicos podem ser divididos conforme suas propriedades físicas e químicas. Por exemplo, o estado físico, o tipo de ligação química que fazem com outros átomos, os pontos de fusão e ebulição, entre outros critérios.

Em geral, as semelhanças estão agrupadas em famílias. Algumas famílias coincidem com os elementos de uma só coluna, por exemplo, os metais alcalino-terrosos, que ficam na segunda coluna.

Em outros casos, estão próximos, mas não ficam restritos a uma só coluna do diagrama periódico. Como é o caso dos semimetais, que estão distribuídos em “zigue-zague” na porção mais direita da tabela. Conheça agora, de forma geral, os diferentes tipos de elementos químicos.

Metais

Os metais constituem grande parte dos elementos presentes na tabela periódica e ficam dispostos no lado esquerdo. Eles podem ser subdivididos conforme algumas propriedades, o que forma, por exemplo, o conjunto dos metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, metais de transição e etc.

A característica em comum para esses elementos é o alto potencial de conduzir eletricidade, cor brilhante e reflexiva (lembre-se do alumínio, por exemplo), boa condutividade de calor, podem ser transformados em fios ou lâminas, características chamadas de ductilidade e maleabilidade, respectivamente.

Além disso, os metais são encontrados, na natureza, em estado sólido. Como exceção, existe o mercúrio (Hg), que, em temperatura ambiente, fica líquido. É o tipo de material observado nos antigos termômetros, que já não podem ser utilizados devido a toxicidade desse metal.

O ponto de fusão e de ebulição dos metais é altíssimo, de forma que o manuseio deles depende de máquinas muito eficientes, com custos elevados.

+ Veja também: Ligações metálicas: o que são, características, questões

Ametais

Os ametais ou “não metais” correspondem a todos os elementos que não possuem as características metálicas citadas anteriormente. Estão inclusos os halogênios, como o flúor, cloro, bromo, iodo, além de os gases nobres, que estão no grupo 18.

Em termos de estado físico, os ametais também são sólidos à temperatura ambiente. Novamente, há uma exceção, que é o bromo (Br). Apesar da solidez, não apresentam muita resistência e são quebradiços em seu estado natural.

Em oposição ao que vimos para os metais, nesse caso, o ponto de ebulição e o ponto de fusão estão em baixas temperaturas. Além disso, não atuam na condução de calor ou eletricidade com tanta facilidade.

Por fim, eles tem uma alta eletronegatividade, com tendência em formar ânions em ligações iônicas. Pense, por exemplo, no cloreto de sódio (Na+ + Cl => NaCl). Perceba que o cloro torna-se um ânion (carga negativa) e o sódio, por ser um metal, tende a ficar positivamente carregado.

Semimetais

Existem, ainda, elementos químicos que têm características tanto de metais como de ametais. Por isso, eles são chamados de semimetais ou metalóides. De forma oficial, a classificação não é mais adotada pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), mas muitas questões e livros ainda trabalham com essa nomenclatura.

Na tabela periódica, os semimetais estão distribuídos entre os metais e os ametais. Para marcar essa fronteira e constituir a forma da tabela, os metalóides ficam em arranjo diagonal: à esquerda estão os metais e à direita os ametais.

Em termos de características, eles possuem o brilho típico dos metais, assim como o estado físico sólido. Por outro lado, são quebradiços em temperatura ambiente, ponto que já se inclina para características ametálicas.

Em termos de ligações químicas, podem atuar tanto como os ametais, formando ânions, ou pode ser cátions, quando ficam com maior tendência metálica. Isso também contribui para uma condução parcial de eletricidade e calor, ou seja, podem tanto agir como condutores tanto como materiais inertes/isolantes.

Por fim, é importante mencionar que o hidrogênio geralmente está contido com os elementos ametálicos. Apesar disso, suas características e propriedades físico-químicas não permitem defini-lo em nenhuma das três classificações apresentadas.

Questões sobre metais, semimetais e ametais

(UECE- adaptada) Para que sua produtividade seja maior, cada lavoura necessita de diferentes nutrientes, dependendo do tipo de solo que será cultivado. O quadro a seguir apresenta algumas das principais culturas nacionais e os nutrientes que, conforme o solo utilizado, influenciam no desenvolvimento dos vegetais.

CulturaNutrientes mais importantes para a planta conforme o tipo de solo
FeijãoNitrogênio, fósforo e potássio
MilhoNitrogênio e zinco
ArrozNitrogênio, fósforo e zinco

Com relação a esses nutrientes, assinale a afirmação correta.

a) Nitrogênio é um metal.
b) Fósforo e potássio apresentam a característica de receber elétrons.
c) O elemento Zinco é um ametal.
d) Potássio e zinco estão em períodos diferentes.
e) O Nitrogênio e o Fósforo são ametais.

O nitrogênio é ametal.
O fósforo tende a receber elétrons, mas o potássio é um metal com característica de perder elétron.
O zinco é um metal alcalino terroso.
O potássio e o zinco estão no mesmo período da tabela periódica, ou seja, na mesma linha.
Tanto o nitrogênio como o fósforo estão distribuídos na porção direita da tabela e são ametais. Portanto, E está correta.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

O Estratégia Vestibulares está sempre inovando para facilitar o seu aprendizado. Por meio do Livro Digital Interativo é possível estudar as teorias, desenvolver questões de vestibulares e assistir videoaulas didáticas, criar resumos e, com isso, impulsionar seus estudos. Clique no banner e saiba mais!