11 citações sobre gordofobia para usar como repertório sociocultural na redação

11 citações sobre gordofobia para usar como repertório sociocultural na redação

Veja 11 citações sobre gordofobia de pessoas sofrem com o preconceito e inclua as frases como repertórios socioculturais para redação

Discussões sobre obesidade e excesso de peso vem ganhando espaço nas discussões de redes sociais, grupos de amigos e até mesmo no mercado de trabalho, mas o assunto é um ponto antigo de debate no Brasil. O preconceito contra pessoas gordas é chamado de gordofobia, termo que usa o sufixo “fobia”, que significa aversão a algo ou a alguém.

Nesse caso, portanto, o termo se refere à aversão a pessoas gordas e pensamentos preconceituosos contra esse grupo, que muitas vezes são relacionados a assuntos como saúde, beleza, disposição, força de vontade e até mesmo limpeza.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Muitas dessas discussões partem de uma imagem padronizada construída através do que se espera de um corpo saudável, bonito, forte, limpo e outros adjetivos que, não estão associados ao corpo gordo de forma natural no imaginário de pessoas gordofóbicas.

Confira, abaixo, citações sobre gordofobia extraídas de entrevistas com pessoas que já sofreram esse preconceito e contam, por meio de suas vivências, alguns dos enfrentamentos, situações e sentimentos relacionados ao assunto.

Navegue pelo conteúdo

1 — “O que mata é a falta de proteção de amigos e de família e a excessiva pressão da sociedade por modelo de beleza que alguém inventou, mas com certeza, não é o brasileiro”. — Fafá de Belém

Fafá de Belém é cantora, compositora, instrumentista e atriz. Em sua vida, cantou músicas de gêneros variados que vão desde o MPB e o fado (estilo de canções portuguesas) até brega, carimbó e lambada (estilos mais regionais do norte do Brasil). A fala de Fafá foi feita em entrevista concedida para o programa “Globo Repórter”, sobre saúde.

2 — “Foi um comportamento perigoso. Eles têm que ter responsabilidade com o que falam e da maneira que se manifestam, pois a TV Brasil Central tem uma audiência e pode atingir diversos espectadores pelo Brasil. E são crianças que estão ouvindo, achando graça, e endossando, amanhã, fazer bullying entre eles”. — Guto Ferreira

Guto Ferreira é treinador de futebol e sofreu com a gordofobia em alguns momentos de sua carreira. A frase em questão foi dita quando ele era treinador do Goiás, em entrevista coletiva após clássico contra o Atlético (GO). Guto respondeu de forma contundente, instantes depois de um repórter dizer que ele não tinha pescoço para colocar um microfone de lapela.

3 — “A autoestima de outras mulheres gordas é importante para mim. Toda vez que meu corpo puder ocupar um espaço, eu farei. Claro que dói. É um gatilho para muitas e para mim também. Imagina quantas vezes eu já não vivi isso? Tenho encontros e acontece o tempo todo”. — Amanda Souza

Amanda Souza participou do reality show “Casamento às Cegas Brasil 2”, da Netflix, e foi a primeira vez que uma mulher foi rejeitada após o primeiro encontro “às claras” no programa. O episódio mostra que foi visível o descontentamento do pretendente por conta do peso de Amanda. Ela contou como se sentiu em entrevista para o Portal “Uol”.

4 — “Tenho um corpo gordo e quis entender quem eu sou, não quero fingir que sou outra coisa. Fico feliz quando recebo uma mensagem de que ajudei de alguma forma. Afinal, sempre digo que não é você que precisa caber na roupa, é a roupa que precisa caber em você”. — Rafaela Ferreira

Rafaela Ferreira é atriz e mantém um canal no YouTube em que debate assuntos relacionados à gordofobia. Em entrevista para a revista “Quem”, ela falou sobre o tema e como ele está intrínseco em várias camadas da sociedade.

5 — “Tem pessoas que não são contratadas por serem gordas, porque acham que aquela pessoa não vai ser boa e vai fazer a empresa ser mal vista”. — Letticia Muniz.

Letticia Muniz é modelo, influencer e apresentadora e fez parte da mesa de debate “empoderamento e autoamor: mulheres gordas no mercado de trabalho”, que aconteceu na Casa Clã. Em entrevista à revista CLAUDIA, Letticia e as outras participantes, falaram sobre os desafios e experiências de pessoas gordas ao conquistarem espaço em ambientes profissionais.

6 — “Os outros movimentos ainda esquecem um pouco da gordofobia. O feminismo esquece, às vezes, que a gorda também é mulher. E o antirracista esquece que existem pretas gordas”. — Fabiana Karla

Em entrevista para o portal Uol, Fabiana Karla, atriz e humorista, falava sobre o filme “Uma Pitada de Sorte”, em que sua personagem, Pérola, sofre gordofobia em uma cena da trama. A atriz também afirmou defender a criminalização da gordofobia no Brasil.

7 — “Grande parte é apenas porque as pessoas estão mal informadas ou desinformadas. Se eles [pessoas com atitudes gordofóbicas] pudessem entender o que realmente está por trás disso, incluindo nós mesmos”. — Queen Latifah

Queen Latifah é rapper, atriz, comediante, compositora, produtora e apresentadora estadunidense. Ela abordou a gordofobia em entrevista para o Yahoo, falando sobre as pressões dos estúdios de Hollywood para emagrecer e várias desinformações existentes sobre corpos gordos.

8 — “A gente passou por um processo que o gordo é assexualizado imediatamente. O gordo não beija, não transa, sobretudo o preto gordo”. — Paulo Vieira

Em entrevista ao programa Provocações, da TV Cultura, Paulo Vieira, humorista, roteirista e apresentador, falou sobre o tema e destacou a sexualidade de pessoas gordas, muitas vezes vistas como não atraentes. Além disso, Paulo abordou também o uso de gordos na televisão apenas pelo viés do humor, como se tais pessoas não fossem levadas a sério.

9 — “A gordofobia médica é realidade, ainda mais quando você é anônima. Diziam que eu iria morrer, que eu não tinha saúde para ter um neném; que minha filha nasceria com algum transtorno”. — Thaís Karla

Thaís Karla é coreógrafa e dançarina e já trabalhou com Marcos Mion e Anitta, além de ter conquistado prêmios e participado de festivais de dança por todo o Brasil. Sua aptidão física e profissional é questionada constantemente nas redes sociais pelo fato de ser uma mulher gorda, e ela abordou esse e outros assuntos em entrevista para o portal Terra.

10 — “O que é a beleza convencional? (…) Eu não acho que é por isso que sou bem-sucedida. Eu acho que sou bem-sucedida porque sou muito talentosa e trabalho duro”. — Lizzo 

Lizzo é uma cantora e compositora estadunidense que, quando passou pelo Brasil para se apresentar, deu diversas entrevistas que repercutiram temas como gordofobia, aceitação e bem-estar das mulheres em relação aos padrões de beleza e de comportamento estabelecidos na sociedade atual.

11 — “Já ouvi críticas de ‘você perdeu a graça, perdeu sua essência desde que emagreceu’. De pessoas que não me conheceram nem gordo nem magro. De onde vem a pessoa achar que fiquei uma pessoa antipática porque emagreci?”. — Leandro Hassum

O humorista, ator e diretor Leandro Hassum é um dos nomes mais conhecidos da comédia brasileira e, após fazer uma cirurgia bariátrica, passou a ser visto por parte do público como uma pessoa “antipática”. Ele falou sobre gordofobia e como o preconceito está enraizado na sociedade brasileira em entrevista com o youtuber Caio Fischer.

Veja citações de diversos temas

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos desenvolvidos de acordo com as exigências do edital do vestibular que você deseja passar, o que aumenta as chances de você estudar o que realmente vai cair na prova. Não perca tempo e conheça mais sobre nossos produtos.

Black November Lote 1
Você pode gostar também