Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 5

Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 5

Confira erros mais comuns e algumas dicas de ouro para compreender e executar as demandas exigidas na competência 5 do Enem

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma correção distinta do que é feito nas questões. São cinco competências e cada uma diz respeito a um aspecto diferente do texto. A última das cinco aborda a intervenção proposta pelo candidato, e alguns elementos são julgados nela.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares conversou com o professor de Redação e Filosofia, Fernando Andrade, sobre os erros mais comuns dessa competência no exame. Acompanhe, abaixo, mais detalhes sobre a competência 5 do Enem: Proposta de Intervenção.

Confira também os outros textos da série:

Competência 1 da redação do Enem;
Competência 2 da redação do Enem;
Competência 3 da redação do Enem; e
Competência 4 da redação do Enem.

O que se espera da Competência 5 da redação do Enem?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que o candidato apresente uma proposta de intervenção ao problema abordado naquele ano, respeitando os direitos humanos.

A intervenção da redação do Enem “representa uma ocasião para que você demonstre seu preparo para exercitar a cidadania e atuar na realidade em consonância com os direitos humanos”, afirma a cartilha do exame. São algumas perguntas que devem ser respondidas, segundo a cartilha:

  • O que é possível apresentar como solução para o problema? 
  • Quem deve executá-la?
  • Como viabilizar essa solução?
  • Qual efeito ela pode alcançar?
  • Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta? 

A cartilha também destaca que não deve somente propor uma intervenção, mas determinar também um ator social competente que a execute, que varia de acordo com o âmbito da ação. Ela pode ser: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental”.

A composição da proposta apresentada é o que será avaliado nesta competência. Fernando Andrade pontua o que ele chama de “regra de ouro” quando falamos da proposta de intervenção: “A regra de ouro é lembrar dos cinco elementos e cumprir à risca a exigência de apresentação de todos eles”. 

“Aqui vão algumas dicas: Agente: boa parte das propostas permite que se apresente um agente do Estado. Ação: deve ser expressa com um verbo que não seja geral demais  como “promover”. Meio: deve ser introduzido pelo conectivo “por meio de”, “através de” ou algo equivalente”, pontua o professor.

Confira os níveis de desempenho da competência 5:

200 pontosElabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
160 pontosElabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120 pontosElabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada com a discussão desenvolvida no texto.
80 pontosElabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
40 pontosApresente proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. 
0 pontoNão apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Portanto, a tabela indica a necessidade de uma proposta de intervenção que seja relacionada ao tema e que possua articulação detalhada com base na discussão — bem desenvolvida — ao longo do texto.

O erro mais comum na competência 5 da redação do Enem

Fernando Andrade explica que são cinco elementos necessários para serem desenvolvidos ao longo de uma redação, e que a competência 5 é a responsável por conferir se houve harmonia entre cada um deles.

“O erro mais comum na competência 5 tem sido não apresentar os cinco elementos necessários para tirar a nota completa. Deve-se apresentar ‘o agente’, ‘a ação’, ‘o meio’, ‘a finalidade’ e deve-se detalhar um desses elementos. O mais comum é que o candidato não apresente ‘meio’ ou que não detalhe.

A cartilha, ao descrever os âmbitos possíveis da ação escolhida, também comenta sobre os outros pontos citados por Fernando: “você deve determinar o meio de execução da ação e o seu efeito ou a sua finalidade, bem como incluir algum outro detalhamento”.

Atenção aos direitos humanos

A competência 5 também tem como norte os princípios básicos dos direitos humanos, o artigo 3º da Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, responsável por estabelecer as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, que são:

  • Dignidade humana;
  • Igualdade de direitos;
  • Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
  • Laicidade do Estado;
  • Democracia na educação;
  • Transversalidade, vivência e globalidade; e
  • Sustentabilidade socioambiental.

Além das diretrizes acima, há também uma série de ideias e ações que são específicas e diretamente relacionadas ao tema da prova, e isso precisa ser notado pelos candidatos na hora de redigir seu texto.

A cartilha exemplifica a relação citada usando como exemplo o tema de redação do Enem 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Nela, não foram aceitos argumentos que negavam direitos humanos ou discriminavam um grupo de indivíduos. Confira os três exemplos dados:

  • “Deve-se criar leis cruéis para pais que não querem dar seu sobrenome a seus filhos.”;
  • “É de grande importância que haja a exclusão de pessoas sem documentos, pois o país não sabe nada sobre aquele indivíduo, que pode ser muito perigoso para o restante da sociedade.”; e
  • “A solução seria implantar uma lei que quem não fosse registrado teria sessenta dias para se registrar ou seria retirado do país.”

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos diversos, específicos para cada uma das principais bancas do país. Além disso, pode contar com mentorias especializadas, Banco de Questões, simulados gratuitos, videoaulas e outros materiais interativos. Confira agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também