Onde encontrar repertórios socioculturais para a redação?

Onde encontrar repertórios socioculturais para a redação?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te ajudar a encontrar e entender mais sobre repertórios socioculturais

Para escrever textos bons e alcançar notas altas nos vestibulares, é preciso se atentar a redação. Uma grande dica é se dedicar aos repertórios socioculturais, que ajudam na argumentação e contextualização das mais diversas propostas de redação.

Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com dicas de onde encontrá-los e meios de aplicar esses repertórios nas redações.

O que é repertório sociocultural?

Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas, documentários, estudos, alusões históricas e muito mais, para apoiar opiniões e argumentações.

Os repertórios são usados, principalmente, nas argumentações de redações, em que os participantes utilizam referências para apoiar suas opiniões e contextualizar as propostas de redação. Entendendo mais sobre pautas sociais e discussões da atualidade, os candidatos podem argumentar sobre múltiplos assuntos e sustentar suas ideias com a ajuda de outros meios.

Assim, o repertório é usado para fundamentar, argumentar e fortalecer o que o candidato deseja defender. Além disso, são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em que a Competência 3 avalia a capacidade do estudante de coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização dos argumentos, apresentando o ponto de vista de forma clara e coerente.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Onde encontrar repertórios socioculturais?

Citações

As citações são uma ótima forma de realizar os repertórios socioculturais em uma redação. Por meio delas, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados à educação, cultura, violência, preconceito, intolerância religiosa, segurança, desigualdade, fome e o que mais você conseguir pensar.

Com citações de estudiosos, os candidatos podem agregar na argumentação e contextualização da proposta de redação, além de adquirir novos conhecimentos e refletir sobre temáticas presentes na sociedade atual. 

Veja também:

Documentários

Os documentários podem ser usados como referência e base para desenvolver a argumentação ou contextualização de diversas temáticas. Propostas como redes sociais, feminismo, preconceitos e meio ambiente são ótimos exemplos de temas que possuem diversos documentários que podem contribuir com os seus estudos.

Veja também:

Filmes

Com filmes é possível desenvolver argumentos com temas atuais e reais da sociedade, como cultura africana, armamento, mudanças de comportamento, meio ambiente, puberdade, desafios da adolescência, pobreza, tecnologia, violência de gênero, feminismo, tráfico, educação, configurações familiares, busca pelo corpo ideal e muito mais.

Dessa maneira, esse meio para adquirir novos conhecimentos é ótimo para aqueles que adoram assistir ou maratonar filmes. Ainda que muitos filmes pareçam não agregar em seus estudos como repertórios socioculturais, todos possuem pelo menos um aspecto que podem contribuir para o desenvolvimento de uma redação.

Veja também:

Livros

Os livros possuem diversos meios que contribuem para que o candidato adquira novos conhecimentos. Com diferentes pontos de vista e abordagens sobre múltiplos assuntos e em diferentes gêneros, os livros colaboram para entendermos mais sobre assuntos antigos e novos da sociedade.

Além disso, as obras literárias exigidas por algumas instituições para a realização do vestibulares, podem ser uma ótima forma de adquirir ainda mais repertórios socioculturais.

Veja também:

Reality Shows

Ainda que gerem muitas polêmicas, os reality shows trazem à tona assuntos que estão presentes no cotidiano dos participantes e até mesmo dos telespectadores. Diversos acontecimentos e personalidades ficaram marcados nas edições de reality shows por pautas extremamente importantes e acarretaram ensinamentos para a vida dos telespectadores. 

Com isso, podem ser usados como repertórios socioculturais para a redação, desenvolvendo argumentos com temas atuais e reais da sociedade, como racismo, pressão psicológica, assédio, doenças mentais, cancelamento, xenofobia, gordofobia, homofobia e machismo.

Veja também:

Reportagens

Com as reportagens e noticiários, os estudantes acompanham acontecimentos relacionados com o país, cidadãos e o mundo como um todo. Desse modo, acompanhar reportagens ou jornais que trabalham com assuntos relacionados a pautas sociais, é imprescindível para o desenvolvimentos dos conhecimentos daqueles que buscam agregá-los em sua vida, e não somente para as redações.

Assuntos como política, econômica e sociedade podem ser encontrados em reportagens com mais facilidade. Ainda assim, os estudantes devem se atentar para não acessarem notícias falsas ou que possuem apenas um lado ideológico. 

Séries

As séries são um grande fenômeno e estão presentes cada vez mais no cotidiano das pessoas. Com múltiplos gêneros, os estudantes podem selecionar aquela série que chama mais a atenção ou possui assuntos que os interessem. 

Com temas atuais e reais da sociedade atual e antiga, as séries agregam para o desenvolvimento de redação que abordam múltiplos assuntos, como, questões socioeconômicas, desigualdade, criminalidade, meio ambiente, relações sociais, violências, racismo, cultura, religião, crenças populares, relações tóxicas, manipulação, psicopatia, redes sociais, sistema carcerário, relações familiares e adoção.

Veja também:

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe onde encontrar repertórios socioculturais, que tal conferir mais benefícios que o Estratégia Vestibulares oferece, como o banco de questões, correções de redação, cursos e simulados preparatórios? 

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também