O ator Wagner Moura fez história em 2026 ao se tornar o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
A indicação coroou uma trajetória de sucessos: no início de janeiro, ele venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama e, ainda em 2025, já havia levado o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes pelo mesmo trabalho.
Moura ficou mundialmente famoso como o traficante Pablo Escobar na série “Narcos” e, no Brasil, é lembrado, principalmente, por seu papel como Capitão Nascimento, em “Tropa de Elite” (2007). Reconhecido pela versatilidade, seus trabalhos mais recentes incluem a série “Ladrões de Drogas”, da Apple TV+, e o filme “Guerra Civil”, do estúdio A24.
Para estudantes e vestibulandos, as obras de Wagner Moura servem como repertório para discutir temas como política, história e a cultura brasileira. Confira abaixo 11 produções do ator para utilizar como base em redações e processos seletivos!
Navegue pelo conteúdo
O Agente Secreto (2025)
Ambientado principalmente no Recife, em Pernambuco, no ano de 1977, durante o auge da Ditadura Militar brasileira, o filme acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um refugiado político que busca um local seguro e discreto para morar.
Marcelo se muda para uma antiga pensão,habitada por pessoas que também buscam refúgio ou que estão ligadas a esquemas de poder, esperando encontrar anonimato e paz. No entanto, o que ele encontra é uma atmosfera de paranoia e vigilância intensificada pela repressão estatal.
O filme explora como o autoritarismo e a luta de classes moldam as relações pessoais e comunitárias, e como a memória e o esquecimento são manipulados em um contexto de repressão.
A obra brasileira ganhou diversos prêmios, entre eles o Globo de Ouro 2026 de Melhor Filme em Língua Estrangeira e foi indicada ao Oscar 2026 de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura concorrendo à estatueta.
Saneamento Básico, o Filme (2007)
O filme conta a história de uma comunidade na serra gaúcha que se reúne para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto.
Sem orçamento da prefeitura para a obra, um grupo de moradores resolve aproveitar uma outra oportunidade financeira: uma verba do governo federal, no valor de R$ 10 mil, para a produção de um filme de ficção.
Surge então a ideia de usar a quantia para realizar a obra e produzir um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Mas para ter acesso à quantia, é necessário fazer a apresentação de um roteiro e de um projeto do filme.
Tropa de Elite (2007)
“Tropa de Elite” traz a história de Roberto Nascimento (Wagner Moura), um capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da cidade do Rio de Janeiro, que está à espera de um filho e procura um substituto para deixar os riscos da profissão.
Paralelamente, o longa nos mostra a história de Neto Gouveia (Caio Junqueira) e André Mathias (André Ramiro), recrutas da Polícia Militar que se inscrevem no curso para ingressar no BOPE. Além de policial, Mathias é estudante de Direito, e é na faculdade que ele tem seus valores postos à prova ao lidar com colegas de classe envolvidos no tráfico de drogas.
Um dos pontos centrais da obra é mostrar as histórias e ambições de seus personagens convivendo no cenário de corrupção e associação ao crime que envolve o batalhão da Polícia Militar no filme.
Sergio (2020)
Neste drama biográfico da Netflix, Wagner Moura interpreta o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas. O filme foca em sua missão mais perigosa em Bagdá, logo após a invasão dos EUA, onde ele tenta mediar conflitos e proteger o povo iraquiano, enquanto reflete sobre sua vida pessoal e o relacionamento com Carolina Larriera (Ana de Armas).
Marighella (2019)
Neste projeto, Moura assume a direção. O filme narra os últimos anos de Carlos Marighella (Seu Jorge), político e guerrilheiro que liderou um dos principais movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil nos anos 60. É um retrato intenso de sua luta, escolhas sacrificiais e a perseguição do Estado.
Guerra Civil (2024)
Em um futuro distópico próximo, os Estados Unidos estão fragmentados por uma guerra interna violenta. Joel (Wagner Moura), um jornalista de guerra que, ao lado da fotógrafa Lee (Kirsten Dunst), atravessa o país em direção a Washington D.C. para tentar entrevistar o Presidente antes que a capital caia.
O filme é um thriller sobre o papel do jornalismo e a polarização extrema e como o colapso das instituições tornam a democracia vulnerável à violência e ao colapso social.
Praia do Futuro (2014)
Neste filme, Wagner vive Donato, um salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Após falhar em resgatar um turista alemão, ele acaba se apaixonando pelo amigo da vítima e decide largar tudo para viver em Berlim. Anos depois, seu irmão mais novo, que o idolatrava, viaja para a Alemanha em sua busca, confrontando o passado e o abandono.
Ó Pai, Ó (2007)
O filme é uma comédia musical brasileira lançada em 2007, dirigida por Monique Gardenberg. Ambientado no Pelourinho, bairro histórico de Salvador (BA), o filme se passa durante o último dia do Carnaval e acompanha a rotina dos moradores de um cortiço vibrante e cheio de personagens marcantes.
O protagonista é Roque (Lázaro Ramos), um jovem cantor carismático que sonha com uma carreira musical, enquanto enfrenta as dificuldades da vida comunitária e os conflitos com a síndica, que tenta acabar com a festa e a alegria dos moradores.
Uma das cenas mais icônicas de Ó Paí, Ó é a discussão entre Roque e Boca, personagem de Wagner Moura, na qual Lázaro protagoniza um momento intenso ao transformar o embate em um desabafo sobre racismo.
Deus é Brasileiro (2003)
Deus É Brasileiro (2003), dirigido por Cacá Diegues, é uma comédia-aventura inspirada no conto O Santo que não Acreditava em Deus de João Ubaldo Ribeiro.
Cansado dos constantes erros da humanidade, Deus (Antônio Fagundes) decide tirar férias e escolhe uma estrela distante para descansar. Porém, precisa deixar alguém no seu lugar na Terra.
Ele vem ao Brasil, um país profundamente religioso, mas sem santo oficial, e encontra Taoca (Wagner Moura), um pescador e borracheiro malandro, que acredita ter encontrado sua salvação pessoal ao assumir essa missão.
Acompanhados pela jovem sonhadora Madá (Paloma Duarte), eles partem numa jornada pelo Nordeste em busca de um candidato ideal a santo, enfrentando perrengues, belezas naturais e humor.
Narcos (2015 – 2017)
A série narra a ascensão e queda de Pablo Escobar (Wagner Moura), um homem de origem humilde que transformou a cocaína na mercadoria mais lucrativa do planeta, tornando-se o líder do temido Cartel de Medellín.
Mais do que um thriller policial, a trama explora a complexa figura de Escobar: para uns, um Robin Hood benevolente; para outros, um terrorista sanguinário.
A atuação de Wagner Moura em Narcos trouxe sua primeira indicação ao Globo de Ouro 2016, na categoria de Melhor Ator em Série de Drama. Ele teve que aprender espanhol do zero para o papel e sua interpretação foi elogiada mundialmente pela complexidade que trouxe ao traficante.
Ladrões de Drogas (2025)
A série acompanha dois amigos de longa data e delinquentes de “baixo clero”, Ray (Brian Tyree Henry) e Manny (Wagner Moura). A dupla sobrevive aplicando pequenos golpes, mas decidem subir de nível: eles se passam por agentes do DEA para roubar uma casa de tráfico no interior da Pensilvânia.
O que deveria ser um roubo simples de “ladrão roubando ladrão” se transforma em um pesadelo quando eles descobrem que, sem querer, interromperam a maior rota de narcóticos da Costa Leste dos EUA. Agora, Manny e Ray tornam-se alvos não apenas de traficantes impiedosos, mas também de policiais corruptos e agentes federais reais.
Por sua atuação, Wagner foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada no Critics Choice Awards 2026. Curiosamente, ele recebeu uma indicação dupla nesta mesma cerimônia, concorrendo também como Melhor Ator em Cinema pelo filme O Agente Secreto.
Entre um filme e outro, estude com a Coruja
Títulos anotados e pipoca pronta, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.
Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!



