9 citações sobre ética e moral para usar na redação

9 citações sobre ética e moral para usar na redação

Confira 9 citações sobre os conceitos de ética e moral, utilizados na Filosofia e com explicações distintas, mas interligadas

Ética e moral são conceitos diferentes, mas interligados. “Ética” representa o modo de agir de uma pessoa e seus comportamentos. Já “moral” está relacionada aos costumes e hábitos dos povos e culturas, ou seja, é um conceito mais coletivo.

A palavra ética vem do grego êthos, que significa caráter. Há também um derivado, éthos, que significa costume. Já o termo latino referente a éthos é móris, que é de onde vem o termo moral.

Em resumo, portanto, a ética é uma reflexão sobre sobre as ações e individualidades, mas sem se ater aos conjuntos de regras e normas de condutas, que são pontos discutidos como moral, por exemplo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Além disso, a moral discute os hábitos e costumes da sociedade, de acordo com suas culturas locais, espaços temporais e outras variantes. Indica, portanto, uma série de pontos considerados certos ou errados, mas de forma relativa e que considera justamente as variantes culturais, como comentado acima.

Confira, abaixo, 9 citações sobre ética e moral que o Portal Estratégia Vestibulares buscou, com filósofos, cientistas, escritores e outras pessoas notórias ao longo dos anos.

1 — “Os axiomas éticos são encontrados e testados não muito diferentemente dos axiomas da ciência. A verdade aparece com o teste da experiência”. — Albert Einstein

O físico teórico alemão Albert Einstein é um dos nomes mais conhecidos da ciência moderna. É o responsável por teorias como a da relatividade geral e da teoria quântica, além de ter desenvolvido a equação mais famosa do mundo, a fórmula de equivalência massa-energia, E = mc².

11 citações sobre ciência para usar na redação
9 livros que mudaram a história da humanidade

2 — “A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas”. — Auguste Comte

Auguste Marie François Comte é um filósofo francês conhecido como pai da sociologia. Foi o responsável pela teoria positivista e buscou transformar a observação científica das coisas, buscando encontrar os diagnósticos sociológicos de cada situação.

+ Pensadores da sociologia: Comte, Durkheim, Marx e Weber

3 — “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade”. — Immanuel Kant

O filósofo alemão Immanuel Kant foi um dos principais pensadores do iluminismo. Kant é um dos teóricos que aprofundou discussões sobre a razão, moral e poder, com estudos e ensaios utilizados até hoje sobre os mais diversos temas.

4 — “A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro”. — Gabriel García Márquez

O colombiano Gabriel José García Márquez foi escritor, jornalista e ativista político. Nascido em 1927, Márquez é o autor de livros como “Amor nos Tempos do Cólera” e “Cem Anos de Solidão”. É um dos poucos autores latinoamericanos laureados com o Nobel de Literatura, conquistado em 1982.

5 — “A moral não passa de uma interpretação – ou mais exatamente de uma falsa interpretação – de certos fenômenos”. — Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche foi filósofo, crítico cultural e poeta, considerado um dos mais influentes da sua época. Nascido em 1844, seus livros criticam a moral da época, a religião e a cultura, fazendo uso de metáforas, aforismos e ironias sempre que possível.

6 — “O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política”. — Herbert de Souza (Betinho)

O mineiro Herbert de Souza, conhecido também como Betinho, foi um dos expoentes dos direitos humanos no Brasil. O sociólogo foi também um dos principais defensores da cidadania para populações carentes no país, sendo inclusive fundador do programa “Ação da Cidadania” e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

7 — “É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais”. — Martin Luther King

Martin Lither King Jr foi ativista e líder do movimento negro nos Estados Unidos, lutando pela igualdade social e contra a segregação racial. King foi laureado com um Nobel da Paz pelo combate ao racismo de forma não-violenta, baseado em suas crenças cristãs e inspirações em Mahatma Gandhi.

+ Veja 6 direitos civis importantes nos últimos 100 anos
+ O que é a cidadania e os movimentos sociais?
+ 11 questões sobre racismo que podem cair ou já caíram no vestibular

8 — “Toda ação livre tem duas causas que concorrem a produzi-la: uma moral, que é a vontade que determina o ato; a outra física, que é a potência que o executa”. — Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau nasceu na Suíça e é um influenciador das ideias do iluminismo. Foi defensor da igualdade total entre os homens, para que houvesse o mesmo tratamento político e social entre as pessoas por meio de um contrato social, sua principal teoria.

180 citações por temas para usar na redação
9 citações filosóficas para usar na redação
+ Filósofos brasileiros: veja 17 pensadores que você precisa conhecer

9 — “Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter”. — Oscar Wilde

Oscar Wilde foi um dramaturgo, poeta e escritor irlandês de escrita irônica e sarcástica. Sua principal obra é “O Retrato de Dorian Gray”, que foi adaptado para o cinema três vezes. Wilde também é símbolo da luta contra a homofobia, já que foi preso por anos por práticas homossexuais, o que era crime na Grã-Bretanha do século XIX.

Estude com o Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares possibilita o estudo em qualquer lugar e com opções distintas, como vídeos, PDFs, áudios, Banco de Questões completo e Livros Digitais Interativos (LDI), que misturam todas essas linguagens de forma acessível, rápida e completa. Confira agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também