13 filmes sobre Economia para incluir no repertório sociocultural

13 filmes sobre Economia para incluir no repertório sociocultural

A lista conta com filmes como O Homem que Mudou o Jogo e A Grande Aposta, além de documentários sobre a crise de 2008 e suas consequências. Veja a lista abaixo

Quer estudar mais sobre Economia e sua importância para a sociedade atual? Então confira a lista com filmes sobre a área que o Estratégia Vestibulares preparou para você!

Confira mais sobre algumas passagens importantes para o mundo de um economista e também que vão lhe trazer momentos de descontração e aprendizado. Tem documentário, filmes premiados, filmes clássicos e nacionais também.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Wall Street: Poder e Cobiça

Wall Street: Poder e Cobiça é um dos primeiros filmes sobre mercado financeiro e ilustra o um corretor iniciante da Bolsa de Valores que quer conhecer um grande guru da área. Ganancioso, o personagem busca ter a vida que sempre sonhou, mesmo que cometa crimes e faça negociatas escusas.

O filme relata, sob ótica clássica dos anos 80, como as relações entre ética e enriquecimento, em um jogo em que se corromper pode parecer fácil. Há também forte crítica ao materialismo na tela, outro tema que pode ser comum em filmes sobre Economia.

O Homem que Mudou o Jogo

Com Brad Pitt no papel principal, O Homem que Mudou o Jogo fala sobre Economia e Esporte, no caso, o Baseball. No filme, o personagem principal percebe que a lógica de negociação de atletas está errada e passa a alterar as contratações de seu módico time utilizando estatística e econometria como base.

O filme ilustra a importância de saber enxergar os números e suas manipulações além do que é visto como normal. O trabalho de um bom economista é colocado em xeque e evidencia como a profissão pode auxiliar diversos departamentos além do financeiro.

Real: O Plano por Trás da História

O filme brasileiro relata o desenvolvimento do Plano Real, criado para estabilizar a economia do país no ano de 1993, após uma série de frustrações econômicas e período de forte recessão econômica, com aumento diário de preços e hiperinflação.

Real: O Plano por Trás da História relata os passos tomados pelos economistas que planejaram a ação, tornando-se um filme interessante para quem quer saber mais sobre essa época e quais foram as condutas tomadas para que tudo desse certo.

A Grande Aposta

Didático e com tom mais cômico, A Grande Aposta mostra como a crise financeira de 2008 se desenvolveu até causar um colapso histórico na economia global, principalmente na estadunidense. Um dos destaques do filme é a quebra da quarta parede para explicar termos vistos como difíceis do universo do mercado financeiro.

O vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado de 2016 tem elenco estrelado e ares de superprodução, sendo uma ótima introdução da lista. Nele, é possível notar como funciona o mercado financeiro mundial e notar que certos hábitos não mudam.

Freakonomics: o Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos Afeta

O documentário é baseado em um livro homônimo e mostra uma coletânea de estudos de dois economistas americanos aplicando conceitos polêmicos econômicos em situações cotidianas, com finalidade de mostrar como certos conceitos são estranhos quando aplicados em outros cenários.

Por ter esse lado de curiosidade e exagero, ele serve para mostrar algumas nuances da área da Economia e seus funcionamentos, que precisam, por vezes, ser questionados por outros vieses.

Apostando no Zero

Apostando no Zero é um documentário de 2016 que mostra a saga de Bill Ackman, especialista em investimentos em fundos de hedge, manobra em que o investidor aposta na perda de valor de um ativo, e não nos ganhos.

O documentário mostra o outro lado de uma moeda, que é justamente quando as pessoas acreditam que algo perderá valor, e isso é o que lhe trará ganhos, nadando, em tese, contra a corrente. É curioso notar que isso é um movimento comum na Bolsa de Valores, ainda que seja estranho para quem não compreende o universo do mercado financeiro.

O Lobo de Wall Street

Com Leonardo Di Caprio no papel principal, O Lobo de Wall Street traz um corretor que negocia ações baratas na Bolsa de Valores, até que ele se torna famoso por sua lábia e ações perniciosas, o que chama a atenção até do FBI.

O filme dirigido por Martin Scorsese mostra de forma exagerada e tragicômica como o esquema fraudulento criado por Belfort, o personagem de Di Caprio, acabou gerando uma crise generalizada no setor do mercado financeiro em que ele atuava.

Veja também:
50 melhores cursos de Economia do Brasil, segundo o MEC
Matemática financeira: fórmulas, conceitos e importância
Indicadores socioeconômicos: saiba os principais e como eles funcionam

A Ascensão do Dinheiro

Baseado em livro homônimo, A Ascensão do Dinheiro mostra a evolução do mundo financeiro e como o desenvolvimento da sociedade foi afetada pelo sistema através dos séculos. São vários países visitados e conceitos explicados, mostrando as possíveis bolhas e suas imprevisibilidades.

O documentário é uma mostra do poder que a economia desempenha na sociedade, principalmente no capitalismo. A obra mostra também a fragilidade com que o sistema pode ser exposto, ruindo de forma rápida e devastadora em poucas movimentações.

A Fraude

A Fraude mostra a história real de Nicholas Leeson, jovem operador que levou, após diversas movimentações fraudulentas, o banco Barings à falência em 1995. A instituição era a mais antiga do país até então na área de investimentos.

O clássico da economia serve para mostrar de forma real os perigos das manipulações e a fragilidade do sistema, já que apenas um operador de derivativos foi capaz de colapsar todo um banco histórico e sólido.

Trabalho Interno

Mais um filme sobre a crise de 2008: Trabalho Interno é um documentário que mostra as diversas peças que foram responsáveis pelo último grande colapso econômico do planeta, passando por vários mercados, dos Estados Unidos à China e outros países.

O vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2011 é uma obra imprescindível da área justamente pela análise detalhada dos fatos, o que ajuda e muito a entender o histórico da época.

Um Novo Capitalismo

Empreendedores do Brasil, do México e da Índia mostram uma alternativa para contornar o problema da desigualdade social em Um Novo Capitalismo. A ideia do filme é mostrar como essa nova era pode ser mais justa e humana, e ainda sim lucrativa.

Em um mundo com 1% da população mais rica do que os outros 99%, o documentário aponta como a economia age em todo o planeta e a importância de entender esses movimentos para gerar impacto social ao desenvolver negócios sustentáveis.

https://www.youtube.com/watch?v=_xzKc24JHoY

Uma Mente Brilhante

John Forbes Nash, Nobel de Economia, é o personagem principal de Uma Mente Brilhante. O filme relata como o personagem conviveu com esquizofrenia, doença que o fez passar anos em hospitais psiquiátricos, mesmo sendo um gênio da Matemática.

O filme mostra suas descobertas, como a teoria dos jogos e geometria diferencial, por exemplo, e como elas foram importantes nas teorias econômicas modernas. 

Capitalismo: Uma História de Amor

O documentário acompanha o diretor Michael Moore em entrevistas com nomes importantes da política e economia, além de pessoas comuns, para criticar o capitalismo e como o sistema financeiro atua.

A intenção do documentário é alertar para os perigos do sistema financeiro atual e mostrar como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade tão defendidos pela maioria dos estadunidenses que defendem o modelo econômico com unhas e dentes.

Seja mais um aprovado em Economia com a ajuda do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares quer ver você ser mais um aprovado em Economia ou qualquer outro curso que desejar. Confira nossos cursos preparatórios para as principais instituições do país e para o Enem, além de outros diversos serviços que temos à sua disposição.

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também