7 citações sobre mobilidade urbana para usar na redação como repertório sociocultural

7 citações sobre mobilidade urbana para usar na redação como repertório sociocultural

Selecionamos sete frases e citações que ilustram a importância da mobilidade urbana em pontos como política, economia e sustentabilidade

O tempo médio que uma pessoa leva ao fazer trajetos cotidianos como da própria casa ao trabalho ou a locais de lazer vem aumentando a cada ano na maioria dos lugares do mundo. 

Especialistas afirmam que o tempo perdido em congestionamentos poderia ser mais rentável para a economia do planeta e, porque não, para o bem-estar e saúde mental de setores da sociedade.

A importância e aumento do debate sobre mobilidade urbana faz com que citações que abordem o tema se tornem importantes para redações e vestibulares, haja vista que são diversas formas de se falar sobre o assunto. São vieses como o econômico, sustentável, histórico, tecnológico, logístico e outros.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Veja, abaixo, 7 citações sobre mobilidade urbana que trazem algumas discussões que permeiam o tema por vários ângulos e que podem ser aplicados em redações que tenham o assunto como indicativo em seus textos.

1 — “O transporte é, sem dúvida, um dos componentes que podem ajudar a mudar a cidade. Não mudar para qualquer coisa, mas para algo que tenha as características mais benéficas para ela”. — Orlando Strambi 

Orlando é professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP, coordenou o eixo “Mobilidade e Acessibilidade” do plano estratégico para o município de São Paulo (SP) e é fundador e ex-diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET).

2 — “O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município”. — Lei da Mobilidade Urbana (Nº 12.587) 

A Lei Nº 12.587 instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que acompanha o Estatuto da Cidade. Ela define e classifica modos e serviços de transporte, além de exemplificar infraestruturas e melhorias da mobilidade urbana.

3 — “Governar é abrir estradas”. — Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil e seguiu seu plano de governo, chamado “50 anos em cinco”, que defendia, dentre vários pontos, uma grande ascensão da indústria automobilística.

+ Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa

4 — “O Brasil é um país que se torna um país, também, da mobilidade das pessoas”. — Milton Santos

Milton Santos foi geógrafo e é tido como um dos maiores pensadores da Geografia do Brasil. Foi reconhecido com o prêmio Vautrin Lud,  em 1994, que é considerado o “Nobel da Geografia”.

5 — “Quebramos todas as regras para tornar os automóveis felizes.” — Jan Gehl

Autor do livro “Cidades para Pessoas”, Jan Gehl é arquiteto e urbanista dinamarquês, cuja carreira tem como base uma melhor qualidade de vida das pessoas pelo planejamento urbano.

6 — “Cidades sustentáveis não excluem ninguém. Sempre que pensamos na construção das cidades, se excluímos algumas parcelas da população, isso não é uma forma sustentável. O homem pode ser diferente e a diversidade precisa ser considerada como um todo” — Silvana Cambiaghi

Silvana Cambiaghi é mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e foi Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA). Além disso, é autora do livro “Desenho Universal: Métodos e Técnicas para arquitetos e Urbanistas”

7 — “É preciso desconstruir a visão do automóvel como símbolo de poder e conquista” — Berta Pinheiro

Berta Pinheiro é especialista em Mobilidade Urbana e Clima do WRI Brasil e já trabalhou no Fundo Verde de Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se tornou mestre em Engenharia de Transportes. Seu foco de atuação é em eficiência energética do transporte público e coletivo.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos específicos e especializados de acordo com cada banca. Além disso, é possível ter acesso a mentorias personalizadas, Banco de Questões com mais de 160 mil perguntas, fórum de dúvidas ativo e muito mais!

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também