15 filmes coringa para usar na redação do Enem e demais vestibulares

15 filmes coringa para usar na redação do Enem e demais vestibulares

Com maioria de filmes brasileiros, lista inclui clássicos de crítica e de público, além de biografias e histórias baseadas em livros

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega na sua reta final, e com ela chega também a ansiedade e apreensão pré-prova. Hora de pensar em tudo o que foi estudado, nas evoluções ao longo do ano e também em quais temas podem aparecer na redação da prova.

Dentre os itens que são considerados como artifícios que podem ser usados são as citações, referências e repertórios socioculturais. Preparamos uma lista com 15 filmes coringa que podem ser usados na redação em diversos temas, te ajudando a construir uma argumentação coerente e sólida. Confira!

Que Horas Ela Volta? (2015)

“Que Horas Ela Volta?” conta a história de Val (Regina Casé), nordestina de origem humilde que vai para São Paulo à procura de emprego e uma vida melhor, deixando sua única filha com o avô. Na capital paulista, ela consegue trabalho como babá e empregada doméstica, cuidando do filho dos patrões.

Após 13 anos, Val está estabilizada financeiramente, mas sempre se sentiu culpada por abandonar Jéssica, sua filha, até que a jovem decide ir para São Paulo prestar vestibular, enquanto o filho dos patrões fará o mesmo. As relações ficam tensas quando as separações sociais são expostas.

Central do Brasil (1998)

Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora que escreve cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Lá ela conhece Josué (Vinícius de Oliveira) e sua mãe, Ana (Soia Lira) que contrata Dora para escrever uma carta para o pai do menino, que mora no Nordeste e não conhece seu filho. Logo após o encontro, Ana é atropelada e morre, na frente de Josué.

Pouco tempo depois, Dora leva Josué para sua casa, onde uma série de acontecimentos os conecta. “Central do Brasil” é considerado um dos maiores clássicos do cinema nacional, e rendeu indicações aos Oscars de melhor atriz para Fernanda Montenegro e melhor filme estrangeiro.

A Lista de Schindler (1993)

“A Lista de Schindler” mostra como Oskar Schindler (Liam Neeson) salvou mais de mil judeus em um esquema de acobertamento e transporte dessas pessoas para lugares seguros na Tchecoslováquia. O filme tem esse nome devido ao fato de que Schindler anotava os nomes dos judeus salvos em uma lista.

Oskar, que era um comerciante do mercado ilegal e membro do partido nazista, só conseguiu salvar essas pessoas por ter boa relação com o chefe da Gestapo, com quem negociava o desvio de rota para o país vizinho. Para financiar essa movimentação ele usou toda a sua fortuna, conquistada após apropriar-se de uma fábrica de panelas cujo o antigo dono era judeu. O filme foi vencedor de sete Oscars, dentre eles melhor filme e melhor diretor (Steven Spielberg).

Coringa (2019)

Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é um palhaço que exerce sua profissão em uma agência de talentos de Gotham City. Por ter problemas mentais, ele precisa ter sessões semanais com uma agente social. Fleck é demitido e, ao seguir a vida, encontra três homens no metrô que o caçoavam. Sua reação foi matá-los, iniciando, de forma involuntária, um movimento popular contra a elite do local.

“Coringa” mostra o surgimento de um dos vilões mais icônicos do Batman e seus problemas mentais são evidenciados a cada cena, o que permite fazer associações em redações que citam o tema. O filme foi citado, inclusive, por redações nota 1000 do Enem em 2020, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

+ 28 citações de redações nota 1000 do Enem

Cidade de Deus (2002)

Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, “Cidade de Deus” é baseado no livro homônimo de Paulo Lins. O filme conta a história da comunidade, localizada no Rio de Janeiro, a partir dos olhares de Buscapé (Alexandre Rodrigues), morador do local.

“Cidade de Deus” recebeu quatro indicações ao Oscar — melhor diretor, melhor fotografia, melhor roteiro adaptado e melhor edição. Segundo levantamento do site americano especializado em cinema IMDb, o filme brasileiro é o segundo filme estrangeiro mais visto no mundo, além de ser um dos mais bem votados da plataforma. Foi escolhido pelo jornal britânico The Guardian, em 2010, como o sexto melhor filme de ação de todos os tempos.

Bacurau (2019)

Bacurau é uma cidadezinha do sertão que desaparece dos mapas e passa a receber eventos estranhos: chegada de estrangeiros, passeio de drones e mortes de moradores locais. A partir disso, toda a população se organiza para se defender e descobrir o que está acontecendo.

O filme traz ares futuristas e caóticos, mesmo em um cenário bucólico do interior do país, o que quebra uma série de paradigmas, tanto para o cinema nacional, quanto para sua narrativa e construção dos personagens e cenários.

Star Wars (1977 – )

A série Star Wars conta com nove filmes principais, além de outras obras complementares, entre filmes e séries. O universo gira em torno da luta de rebeldes contra as forças imperiais que desejam controlar toda a galáxia.

Dentre os temas que podem ter o universo Star Wars como citação estão democracia, ativismo, religião, ciência e tecnologia e até mesmo saúde mental. O primeiro filme da série criada por George Lucas é do ano de 1977.

A Onda (2009)

O filme alemão “A Onda” conta a história do professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel), que na sua aula sobre autocracia, decide exemplificar o conceito para seus alunos criando um modelo autocrático de governo dentro de sala de aula.

O que o professor não contava é que o movimento criado como um experimento, chamado de “A Onda”, passa a ser propagado pela cidade, ultrapassando o que era fictício do real. A partir disso, Rainer tenta acabar com o projeto, sem sucesso.

Aquarius (2016)

“Aquarius” se passa em Recife e aborda a história de Clara (Sônia Braga), viúva que é a última moradora do edifício que dá nome ao filme. Ao longo da película, notamos as relações da protagonista com seus familiares e amigos próximos, relações amorosas, suas lembranças e memórias e as tentativas de uma construtora para comprar o prédio, destruí-lo e construir um novo no local.

A especulação imobiliária é um dos temas presentes, portanto, em “Aquarius”, que foi sucesso de crítica, tendo vencido diversos festivais internacionais, além da indicação ao Festival de Cannes e notas altas dadas pelos principais portais do mundo.

O Auto da Compadecida (2000)

Baseado em três obras de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” mostra as desventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) na cidade de Taperoá, na Paraíba. Lá arranjam emprego na padaria local e passam a conviver e contornar situações diversas com vários moradores do vilarejo.

No decorrer do filme, a dupla passa por situações com o padeiro e sua esposa, o bispo e o padre, o capitão e o cangaceiro, o cabo, o major e até mesmo Jesus e o Diabo. O poder local, as esferas sociais e a fome e a pobreza são temas frequentes na obra e que podem aparecer nas redações.

Tropa de Elite 1 e 2 (2007 e 2010)

Com frases e atuações marcantes, ambos os “Tropa de Elite” podem ser citados nas redações. As histórias acompanham o Capitão Roberto Nascimento, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Rio de Janeiro. 

No primeiro filme são mostradas ações em favelas cariocas e o processo de formação do batalhão. Já o segundo filme traz um Capitão Nascimento mais velho, trabalhando na Secretaria de Segurança Pública do estado, onde percebe os problemas e desgastes do sistema político do local.

A Hora da Estrela (1985)

“A Hora da Estrela” é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo de Clarice Lispector. A história acompanha Macabéa (Marcélia Cartaxo), jovem nordestina órfã que vai para São Paulo para trabalhar e buscar melhores condições de vida.

Na capital paulista, Macabéa trabalha como datilógrafa e mora em uma pensão com outras três moças. Pouco tempo depois, ela conhece Olímpico (José Dumont), com quem começa a namorar. Mas os planos são interrompidos após Glória, sua companheira de trabalho, roubar seu namorado a mando de uma cartomante.

Escritores da Liberdade (2007)

Baseado no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”, escrito pela protagonista Erin Gruwell sobre suas passagens em salas de aula de um bairro do subúrbio de Los Angeles. Ao longo do tempo, a professora passa a buscar métodos distintos para se conectar com seus alunos, pertencentes a diferentes etnias.

Gruwell (Hilary Swank) mostra para os jovens que há muito mais para se compartilhar entre eles do que eles mesmo imaginam. Esse mote revela as barreiras sociais criadas ou impostas por diferentes grupos como proteção, mas que podem ser contornadas quando preconceitos como racismo e xenofobia são superados.

Getúlio (2014)

“Getúlio” conta como foram os últimos 19 dias de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do país, acusado de ser o mandante de um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda.

Nesses dias, Vargas é confrontado por opositores e pela imprensa, gerando uma crise política histórica, que culmina no suicídio do presidente. A história contada remete a um período fundamental do país, a Era Vargas, o que coloca a obra na lista.

O que é isso Companheiro? (1997)

“O que é isso Companheiro?” é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, e conta a história do sequestro do embaixador estadunidense no Brasil, Charles Elbrick. O fato aconteceu em 1969 e foi planejado por militantes contrários à Ditadura Militar.

A motivação do sequestro era conseguir libertar presos políticos do regime, o que não ocorreu, já que mais membros contrários à Ditadura foram presos e o período de governo militar brasileiro se encerrou apenas em 1985. Gabeira se tornou, já na era democrática, político, chegando a ser eleito deputado federal.

Capriche nas redações com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você pode enviar redações de forma ilimitada, além de ter acesso a cursos específicos, simulados gratuitos, provões e mentorias personalizadas! Confira como podemos te ajudar a ser mais um aprovado nos vestibulares do Brasil.

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também