11 filmes sobre PcD para usar como repertório sociocultural na redação
Filme “O Filho Eterno” / Foto: Divulgação

11 filmes sobre PcD para usar como repertório sociocultural na redação

Biografias, dramas e documentário: a lista tem filmes para todos os gostos; conheça

As questões que envolvem a vida das pessoas com deficiência (PcD) são um prato cheio para serem abordados nos vestibulares: acessibilidade, cotas, capacitismo, entre outros. Pensando em preparar você para temas como o da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, o Portal Estratégia Vestibulares listou 11 filmes sobre PcD para usar como repertório sociocultural na redação.

Na lei brasileira, são consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm “impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Agora que você já tem uma noção sobre o tema, bora para a maratona de filmes:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Leia também:
Acessibilidade na universidade: como pessoas com deficiência são incluídas nesse espaço
O que mais cai sobre Genética no Enem

Intocáveis (2012)

Provavelmente um dos títulos mais famosos sobre pessoas com deficiência, Intocáveis conta a história de Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que fica tetraplégico após sofrer um acidente. O filme se desenrola a partir da necessidade de Philippe em contratar um assistente.

O novo funcionário é Driss (Omar Sy), um rapaz com condutas consideradas problemáticas e que não possui experiência alguma em auxiliar cadeirantes. Apesar disso, Driss passa a desempenhar bem a função, e uma amizade entre patrão e funcionário nasce a partir da conduta de Driss, que Phillippe considera que não o trata como um coitado.

Ficha técnica

  • Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: HBO Max e Amazon Prime Video.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Primeira produção nacional da lista, o longa-metragem traz como personagem principal Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego em busca de independência e que precisa lidar com uma mãe superprotetora.

Além de buscar autonomia, Leonardo passa a entender melhor sua sexualidade quando conhece Gabriel (Fabio Audi), que é recém chegado na cidade, e por quem Léo se apaixona.

Ficha técnica

  • Direção: Daniel Ribeiro;
  • Gênero: drama/romance;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: Netflix e TeleCine.

A Teoria de Tudo (2014)

Biografia do cientista Stephen Hawking (1942 – 2018) que retrata o início de sua carreira como cientista na universidade de Cambridge e seu romance com a primeira esposa, a também universitária Jane Wide (Felicity Jones). Os principais campos de pesquisa de Hawking foram a cosmologia teórica e a gravidade quântica.

Ao retratar seu trabalho e vida pessoal, o filme não poderia deixar de abordar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença com a qual o cientista foi diagnosticado aos 21 anos. A ELA é uma enfermidade motora neurodegenerativa rara, paralisante e sem cura, que afeta o controle dos músculos. 

Ficha técnica

  • Direção: James Marsh;
  • Gênero: biografia/drama;
  • Classificação indicativa: 10 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Star+.

Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)

Soul Surfer é baseado na história real de Bethany Hamilton (Anna Sophia Robb), uma jovem surfista que participa de competições e tem sua vida girando em torno do esporte. Por conta disso, Bethany vê seus sonhos serem frustrados quando é atacada por um tubarão e precisa amputar um dos braços.

Deprimida e sem perspectiva de voltar a surfar após o acidente, ela é surpreendida com cartas de fãs com deficiência que a incentivam a continuar no esporte. A partir disso, Bethany volta a treinar e a participar de campeonatos, provando que ter apenas um dos braços não a limita.

Ficha técnica

  • Direção: Sean McNamara;
  • Gênero: biografia/drama;
  • Classificação indicativa: 10 anos;
  • Onde assistir: HBO Max e Apple TV.

No Ritmo do Coração (2021)

Ganhador do prêmio de melhor filme no Oscar 2022, No Ritmo do Coração não traz uma pessoa portadora de deficiência como protagonista, mas conta a história de Ruby Rossi (Emilia Jones), que é a única ouvinte em uma família com pais e irmão surdos.

Por conta disso, Ruby assume desde muito cedo responsabilidades em casa e se sente responsável pela família, inclusive abdicando de seus sonhos por medo de deixá-los. No desenrolar do filme, ela precisa lidar com bullying por vir de uma família surda, com o capacitismo da sociedade sobre seus parentes e com sua mãe que não entende seu sonho de cursar faculdade de música.

Ruby só passa a ter coragem de deixar a casa da família para estudar fora depois de uma conversa em que seu irmão tira dela a responsabilidade capacitismo sobre o cuidado da família.

Leia também: No Ritmo do Coração: como usar o filme no repertório sociocultural da redação?

Ficha técnica

  • Direção: Siân Heder;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Apple TV e Amazon Prime Video.

Uma Lição de Amor (2002)

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem adulto com um tipo de deficiência mental que limita o desenvolvimento de habilidades de inteligência, por exemplo, fazendo com que ele tenha a capacidade intelectual de uma criança de sete anos. Sam é pai de Lucy (Dakota Fanning), que foi abandonada pela mãe após o nascimento, e a cria com a ajuda de quatro amigos também deficientes.

Quando Lucy atinge idade suficiente para perceber as limitações intelectuais do pai, ela passa a propositalmente frear seu próprio desenvolvimento, principalmente na escola, para que eles não se distanciem. Ao completar sete anos, Lucy é levada a um orfanato pela assistência social, sob alegação de que seu pai não tinha capacidade de criá-la.

Incentivado por seus amigos, Sam inicia uma batalha judicial para manter a guarda da filha, que também deseja estar sob os cuidados dele.

Ficha técnica

  • Direção: Jessie Nelson;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: livre;
  • Onde assistir: HBO Max.

O Filho Eterno (2016)

Baseado no livro homônimo de Cristóvão Tezza, o longa conta a história de Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella), um casal que aguarda ansiosamente o nascimento do primeiro filho. O protagonista da história é Roberto, um escritor que vê na chegada do filho uma oportunidade de recomeço, mas tem suas expectativas frustradas quando Fabrício, seu bebê, nasce com Síndrome de Down — uma alteração genética que causa comprometimento intelectual.

Por se passar nos anos 80, o filme trata como a síndrome, que era chamada de “mongolismo” na época, era um assunto tabu e cercado de preconceitos. É nesse cenário que Roberto vive uma espécie de revolta em relação a seu filho e precisa aprender a lidar com a criança. 

Ficha técnica

  • Direção: Paulo Machline;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Netflix e Globoplay.

Forjando Campeões (2018)

Assim como no Ritmo do Coração, Forjando Campeões é um filme que traz pessoas com deficiência na interpretação de personagens coadjuvantes. Na história conhecemos Marco Montes (Javier Gutiérrez), um treinador de basquete profissional na Espanha, que após um dia ruim no trabalho se envolve em um acidente por dirigir bêbado.

Por conta disso, ele é sentenciado a prestar serviços comunitários treinando uma equipe de basquete formada por pessoas com deficiências mentais. Marco chega para cumprir o trabalho por pura obrigação e carregando muitos preconceitos sobre PCD, até que a história se desenrola para a aproximação dele com os jogadores e o desenvolvimento de uma visão de mundo menos egoísta. 

Ficha técnica

  • Direção: Javier Fesser;
  • Gênero: drama/comédia;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Google Play e iTunes.

O Primeiro da Classe (2008)

Filme biográfico de Brad Cohen (James Joseph Wolk), um homem que convive com a Síndrome de Tourette — que causa tiques variados — desde os seis anos de idade. Por toda a vida, Brad precisou lidar não apenas com sua síndrome, mas todo preconceito direito a ele, e, por isso, deixou de lado seu sonho de se tornar professor.

Até que, cansado de tratamentos ineficazes e de adiar seus objetivos, ele passa a procurar emprego como professor. Durante as entrevistas, as manifestações de sua síndrome faziam com que ele fosse dispensado pelas escolas, apesar de seu excelente currículo, tendo 24 negativas, até que um colégio o contrata.

Ficha técnica

  • Direção: Peter Werner;
  • Gênero: biografia/drama;
  • Classificação indicativa: 10 anos;
  • Onde assistir: YouTube.

A Pessoa é Para O Que Nasce (2004)

O documentário brasileiro ganhou nome graças a fala de uma de suas personagens. Nesse filme, acompanha o dia a dia e as estratégias de vida adotadas por Regina, Maria e Conceição, três irmãs cegas de nascença e filhas de trabalhadores sem terra da Paraíba.

As três que viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do seu estado. A reviravolta em suas vidas acontece a partir do filme, que as transforma em celebridades locais.

Ficha técnica

  • Direção: Leonardo Domingues e Roberto Berliner;
  • Gênero: documentário;
  • Classificação indicativa: livre;
  • Onde assistir: YouTube.

Como Estrelas na Terra (2007)

O filme indiano trata da importância de um modelo educacional que agregue todos os tipos de crianças. Ishaan Awasthi (Darsheel Safary) é um menino de oito anos com dificuldades de aprendizagem e concentração causadas pela dislexia, e por não ter sua condição diagnosticada, ele é tratado tanto pela família quanto pela escola como preguiçoso e desinteressado.

Prestes a repetir de ano novamente no colégio, o pai de Ishaan o envia para um internato, o que o leva a um quadro de depressão. É nesse novo ambiente que o garoto conhece o professor de Artes Nikumbh (Aamir Khan), a primeira pessoa a tratar seu processo de aprendizagem de forma adequada.

Ficha técnica

  • Direção: Aamir Khan;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: livre;
  • Onde assistir: Netflix.

Leia mais sobre filmes e redação:
5 filmes sobre o tema de saúde para aumentar o seu repertório sociocultural
9 filmes brasileiros para citar na redação
9 filmes sobre Educação para incluir no repertório sociocultural para redação

Entre um filme e outro, estude com a Coruja

Títulos anotados e pipoca pronta, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.

Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também