7 citações sobre discriminação racial para usar na redação

7 citações sobre discriminação racial para usar na redação

O Portal Estratégia Vestibulares separou sete citações sobre discriminação racial e que podem ser usadas como repertório sociocultural na redação

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, e com isso precisamos entender mais sobre a importância da temática. Em 1996, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o dia foi escolhido em homenagem às vítimas do Massacre de Sharpeville em 1960.

Saiba mais: Dia Internacional do Combate contra a Discriminação Racial

Para ajudar os estudantes a aumentarem seu repertório sociocultural, além contribuir na argumentação e contextualização de uma redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu sete citações sobre discriminação racial.

A seguir, confira citações que poderiam ser usadas em propostas de redação com temática sobre discriminação, como do Enem Reaplicação 2016 “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, e da UEM 2020 “Lugar de privilégio do branco ou o não combate ao racismo no Brasil”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“A democracia só será uma realidade quando houver, de fato, igualdade racial no Brasil e o negro não sofrer nenhuma espécie de discriminação, de preconceito, de estigmatização e de segregação, seja em termos de classe, seja em termos de raça.” – Florestan Fernandes

Florestan Fernandes foi um sociólogo, antropólogo, escritor, político e professor brasileiro que viveu no Brasil entre 1920 e 1995. Além disso, Florestan foi aluno da primeira turma do curso de graduação em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP).

Em suas obras, o autor traz novas visões sobre diversos aspectos da sociologia brasileira, sendo considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil. Florestan escreveu o livro “O Negro na Sociedade de Classes”, onde trabalhou com configurações sociais, culturais e morais.

“Em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” – Angela Davis

A filósofa, professora, escritora e ativista socialista estadunidense, Angela Davis, já foi consagrada com o Prêmio Lênin da Paz em 1977. Desde a década de 1960, é reconhecida por lutar pela causa feminista e negra, com influências do marxismo e Escola de Frankfurt.

Ainda nesta época, filiou-se a uma organização antirracista fundada pelo ativista negro Stokely Carmichael, e ao Partido Comunista dos Estados Unidos. Após anos dedicando-se a luta contra essas causas, tornou-se professora de Filosofia e História, e publicou diversos livros focados em mulheres, racismo e política

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra” – Haile Selassie

Haile Selassie foi o imperador da Etiópia, entre 1930 e 1974, quando sua monarquia foi deposta por um golpe militar. Ao longo de seu reinado passou por dificuldades, e ao fim de seu segundo reinado, diante da crise econômica e estagnação política, foi deposto e mantido em prisão domiciliar até sua morte.

Seu discurso na Liga das Nações foi usado como inspiração para a música “War”, de Bob Marley. “Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação, enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos, enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raça, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida, mas nunca alcançada.”, afirmou.

“Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.” – Martin Luther King Jr.

Entre 1926 e 1968, Martin Lither King Jr, foi um ativista norte-americado e um dos príncipais líderes e simbolos do movimento negro dos Estados Unidos que lutava pela igualdade social e contra a segregação racial.

Ademais, King ganhou o Prêmio Nobel da Paz por lutar pelo combate ao racismo nos Estados Unidos de forma não violenta, e era pastor da Igreja Batista, baseando suas lutas nas crenças cristãs e no ativismo não-violento do indiano Mahatma Gandhi.

“Eu odeio a discriminação racial mais intensamente e em todas as suas manifestações. Eu lutei durante toda a minha vida, eu a combati, e vou fazê-lo até o fim dos meus dias.” – Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, ex-presidente da África do Sul e o principal líder político da história da África do Sul e nome da luta pela igualdade racial. O mesmo venceu o Prêmio Nobel da Paz de 1993, sendo considerado o pai da nação sul-africana, e lutando constantemente contra a opressão racial e por direitos sociais.

Além disso, Nelson Mandela atuou no Congresso Nacional Africano (CNA), um partido político sul-africano que lutava pelos direitos dos negros no país e contra a política segregacionista do apartheid na África do Sul. Em 2013, o líder político faleceu em decorrência de uma infecção pulmonar.

“Se você é negro, a polícia primeiro bate e depois pergunta.” – Todo Mundo Odeia o Chris

A frase citada acima foi dita na série “Todo Mundo Odeia o Chris”, lançada em 2005 pelo canal americano United Paramount Network (UPN). O sitcom estadunidense de comédia dramática e biográfica conta com quatro temporadas, e é uma autobiografia do comediante Chris Rock.

O enredo da série está em Chris, um jovem negro que vive com sua família no distrito de Bed Study, no Brooklyn em Nova York, e enfrenta desafios ao seu o único negro de sua sala na escola.

“Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta.” – Milton Santos

O geógrafo, escritor, jornalista, cientista e professor universitário brasileiro, Milton Santos, é considerado um dos maiores pensadores da Geografia e mais renomados intelectuais do Brasil.

Já em suas obras, era conhecido por escrever sobre diferentes temas, como epistemologia da geografia, espaço urbano, globalização e muito mais. Em 1994, conquistou o Prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Confira como podemos te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também