Tratado de Versalhes: o que foi, importância e consequências

Tratado de Versalhes: o que foi, importância e consequências

O Tratado de Versalhes é um dos documentos mais importantes do século XX. Ele aparece no contexto histórico entre as duas grandes guerras mundiais, como um desfecho para o primeiro conflito e uma fagulha lançada para a justificativa do próximo grande embate.

Além de ser uma das escolhas oficiais para o encerramento da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes também tem importância na busca pela paz mundial, e até mesmo na origem mais remota da Organização das Nações Unidas (ONU).

Acompanhe, a seguir, um resumo sobre o Tratado de Versalhes e todo o contexto global em que está inserido. Veja também como esse tema está associado à Alemanha, à Segunda Guerra Mundial e às ideologias de Hitler. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Contexto histórico do Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi assinado no palácio de Versalhes, na França, no ano de 1919. Os anos anteriores foram marcados por conflitos de magnitude e extensão nunca vistas na história da humanidade, a Primeira Guerra Mundial.

Entre os fatores que levaram ao conflito generalizado estão a disputa econômica entre grandes potências, discordâncias a respeito de territórios e o crescimento do sentimento nacionalista. Em meio a isso, algumas nações formaram pequenos grupos de proteção mútua: 

  • A Tríplice Entente, formada por Grã-bretanha (atual Inglaterra), França e Rússia; e 
  • A Tríplice Aliança, que é composta por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.

Nesse momento, a Paz Armada marcava o cenário global. Isso significa que os países investiam maciçamente em tecnologias armamentistas, desenvolvimento de materiais de batalha e aprimoramento dos instrumentos de defesa. Apesar disso, não havia, ainda, nenhuma guerra física em andamento.

Com todo esse clima de tensão, as disputas poderiam estourar a qualquer momento. E foi justamente o que aconteceu. Em 1914, na Bósnia-Herzegovina, houve um incidente com uma figura importante do império austríaco, o herdeiro do trono, Francisco Ferdinando.

Devido às alianças militares já estabelecidas, uma nação tinha a obrigação de proteger a outra, em casos de ataques. Nesse sentido, o acontecimento com austríaco desencadeou uma cadeia de eventos em que diferentes países se envolveram, o que originou a Primeira Guerra Mundial propriamente dita.

No decorrer das batalhas, cerca de dez milhões de vidas foram perdidas, além de todo o prejuízo material com a compra e desenvolvimento de armas, envio de suprimentos e preparação de diferentes indivíduos para o envolvimento na disputa.

Depois de diferentes fases e cenários, as situações internas de cada nação já não favoreciam o prosseguimento dos conflitos. Na Alemanha, por exemplo, foi negociado um acordo para que os membros da Tríplice Entente não atacassem mais o território alemão. Oficialmente, essa decisão foi descrita no Tratado de Versalhes, como você pode acompanhar no tópico abaixo.

Tratado de Versalhes: imposições

Devido ao acordo fundado, chamado de armistício, o Tratado de Versalhes considerou que os membros da Tríplice Entente saíram vitoriosos do conflito mundial. Obviamente, isso significa que Alemanha, Império Austríaco e Hungria estavam perdedores. 

Em geral, as decisões e negociações se construíram sem a opinião dos derrotados, principalmente da Alemanha, o que trouxe muitas discussões à tona posteriormente e também aparece como uma das causas da Segunda Guerra Mundial.

Os temas foram debatidos em um evento conhecido como a Conferência de Paz de Paris, em que diversos países estavam representados, mas apenas as grandes potências da época (Reino Unido, França, Estados Unidos e Itália) tiveram maior espaço para discursar.

É importante lembrar que, embora o Tratado de Versalhes tenha ficado muito conhecido porque trata sobre as questões alemãs, não foi o único acordo e documento firmado durante o fim da Primeira Guerra. Na verdade, diversas das nações perdedoras precisaram se submeter aos pedidos dos vitoriosos.

No caso alemão, as exigências incluíam perda de territórios como a Alsácia-Lorena, que fora conquistada dos franceses anos antes. Outros exemplos são a perda de terras para a Polônia, Dinamarca, Lituânia e outras nações. 

Em termos econômicos, a Alemanha foi persuadida a custear os prejuízos da guerra. Isso aconteceu porque os vitoriosos consideraram que os alemães foram os únicos responsáveis pelo início do conflito. Com essa determinação, todos os 20 bilhões de moedas deveriam ser retirados apenas desse país.

Nas questões militares, os alemães foram engessados em atitudes que poderiam fortalecer suas atividades bélicas, como o desenvolvimento da marinha, aviação, artilharias e etc. O recrutamento das forças armadas e o tamanho do exército também estaria limitado.

Consequências do Tratado de Versalhes

As decisões impostas pelo Tratado de Versalhes em junho de 1919 tiveram consequências drásticas para a humanidade. Somada a outros fatores, a hostilidade internacional empregada contra a Alemanha desenvolveu um forte sentimento revanchista naquela população.

Durante anos, o caráter nacionalista e de defesa do povo se fortaleceu entre a população. Afinal, os prejuízos econômicos, políticos e sociais de todas as determinações resvalaram sobre todo o povo alemão. Por exemplo, em cerca de dez a quinze anos após a assinatura do documento, a nação passou por um processo de hiperinflação, que levou muitas pessoas à fome extrema. 

Esses e outros fatores foram determinantes para o crescimento de movimentos políticos radicais, autoritários e extremamente conservadores. Diante disso, o revanchismo que teve origem na Primeira Guerra Mundial foi um dos pontos iniciais para o Partido Nazista.

Esse grupo radical reivindicava que o Tratado de Versalhes fosse anulado, retirando a culpa da Primeira Guerra da responsabilidade alemã. Isso foi essencial para a revolta, principalmente, quando Hitler começa a militarização do país sem a permissão internacional.

+ Veja também: 21 Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para usar como repertório sociocultural na redação

Questão de vestibular

(Ufpel – Universidade Federal de Pelotas) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):

Art. 45 – Alemanha cede à França a propriedade absoluta […], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.

Art. 119 – A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.

Art. 171 – Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.

Art. 232 – A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens.

MARQUES, Adhemar Martins et all. “História Contemporânea Textos e documentos”. São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

O Tratado de Versalhes encerrou a Primeira Guerra Mundial, está relacionado com a formação da ONU e está entre os fatores desencadeantes da Segunda Guerra Mundial.

Estude para o Vestibular com o Estratégia!

O Estratégia Vestibulares disponibiliza simulados gratuitos com frequência, para que você teste seu conhecimento, treine seu tempo e estratégia de resolução e conheça seus pontos fracos e maiores habilidades. Veja o que dizem os aprovados do Estratégia: “O que mais me ajudou foi o nível dos simulados, que estavam muito próximos do nível das provas que eu prestava.” (Matheus Willian de Matos, aprovado em Medicina na UEPG)

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também