7 citações sobre liberdade de expressão para usar na redação

7 citações sobre liberdade de expressão para usar na redação

Confira sete citações sobre liberdade de expressão que podem ser usadas como repertório sociocultural na sua redação

Para ajudar os estudantes, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 citações sobre liberdade de expressão para aumentar seu repertório sociocultural, contribuir na sua argumentação e contextualização, além de ajudar na hora de escrever uma redação.

A seguir, confira frases que poderiam ser usadas em propostas de redação com o tema de liberdade de expressão apresentados nos vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2018 e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2020, por exemplo, ou em outras temáticas que abordam questões relacionadas à liberdade de expressão.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“A liberdade de expressão não é mais uma minúcio política, mas uma pré-condição para a competitividade econômica” – Alvin Toffler

O escritor e futurista norte-americano, Alvin Toffler, é conhecido por suas obras sobre revolução digital, revolução das comunicações e singularidade tecnológica. O futurólogo escrevia sobre diversos assuntos voltados à futuridade e faleceu aos 87 anos, deixando diversas manifestações sobre a transformação da sociedade.

“As pessoas exigem liberdade de expressão para compensar a liberdade de pensamento que usam raramente” – Soren Kierkegaard

Durante as décadas de 1813 e 1855, Soren Kierkegaard foi um filósofo, teólogo, poeta e   crítico social dinamarques considerado o precursor da Filosofia Existencialista. Em suas produções, abordou temas como angústia e morte, rompendo com a posição tradicional de negatividade. 

Além disso, dedicou-se à construção de uma filosofia cristã e defendeu a ideia de que os seres humanos são repletos de expectativas irrealizáveis que reduzem a sua existência.

“As pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas” – Augusto Branco

Augusto Branco, nome artístico do poeta e escritor brasileiro Nazareno Vieira de Souza, escreveu suas primeiras poesias aos sete anos de idade e frequentou os cursos de Administração e Pedagogia. Entretanto, precisou interromper os estudos por conta da vida profissional e mudanças repentinas. 

Em suas últimas produções, dedicou-se à criação de poemas, como a série “Viva” em que publicou quatro obras, onde escreve poemas motivacionais que inspiraram milhões de pessoas ao redor do mundo,

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las” – Voltaire

François Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, foi um escritor francês e um dos principais e mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo. Ainda é estudado por diversas áreas, sendo um dos grandes representantes do Movimento Iluminista na França. 

Ao longo de sua vida, defendeu as liberdades individuais e a intolerância, além de ser considerado  um dos primeiros defensores do conceito de Estado Laico.

“Quando a liberdade de expressão nos é tirada, logo poderemos ser levados, como ovelhas, mudos e silenciosos, para o abate” – George Washington

George Washington foi um líder político, militar e estadista norte-americando, e é reconhecido como um dos pais fundadores dos Estados Unidos, consagrado como o primeiro presidente do País. 

Antes de exercer a presidência, atuou na liderança de forças patriotas na Guerra da Independência e tornou-se um dos heróis da Revolução Americana, quando foi comandante das tropas dos colonos.

“Se liberdade significa alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir” – George Orwell

Conhecido como um dos maiores escritores ingleses do século XX,  Eric Arthur Blair, pseudônimo de George Orwell, foi um escritor, jornalista, ensaísta político inglês, e autor de livros como  “1984” e “A Revolução dos Bichos”, que condenam regimes autoritários e refletem sobre a liberdade e a igualdade social.

“Você tem o direito de falar o que pensa

Mas não tem o direito de julgar quem não conhece

Liberdade de expressão é um direito de todos

Mas em vez de falar, então faça algo que preste” – Chorão

Um dos cantores brasileiros mais aclamados na década de 2000, Alexandre Magno Abrão, que levava o nome artístico de Chorão, foi um compositor, skatista, cineasta, roteirista, empresário e músico brasileiro. Com 21 anos, foi convidado a integrar a uma banda que não obteve muito sucesso, e posteriormente fundou a banda de rock Charlie Brown Jr., em que era um dos vocalistas.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também