7 frases de Pelé para usar como repertório sociocultural na redação

7 frases de Pelé para usar como repertório sociocultural na redação

Tricampeão mundial com a Seleção, o Rei ainda foi eleito o melhor jogador do mundo sete vezes e marcou mais de 1000 gols oficiais

Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o futebol perdeu sua majestade. Faleceu, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que lutava contra um câncer de cólon desde 2021.

Nascido na cidade mineira de Três Corações, em 1940, Pelé passou a maior parte de sua carreira jogando no Santos Futebol Clube, de onde saiu aos 34 anos para jogar no New York Cosmos, dos Estados Unidos. Já na Seleção Brasileira, marcou 94 gols oficiais e foi o único jogador da história a ser tricampeão mundial com seu país.

Longe dos gramados, Pelé formou-se no primeiro curso de licenciatura em Educação Física do Brasil, em 1974, e ainda foi Ministro dos Esportes durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1999.

Em homenagem a carreira dessa lenda do esporte brasileiro e mundial, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu frases de Pelé que você pode usar na redação.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1 – O que eu gostaria de ver é um Brasil equilibrado, sem muita pobreza.

Em entrevista à emissora CNN Brasil, em 2020, Pelé relembrou carreira, racismo e passagem pela política, e usou a frase ao responder sobre qual sonho ainda gostaria de realizar.

2- A gente já devia ter aprendido a votar, e continua mais ou menos igual.

Na reportagem “Mais Edson do que Pelé”, do UOL Esporte, o Rei do futebol opinou ao ser questionado se o povo brasileiro “sabia votar” em seus representantes políticos.

3- O povo brasileiro é tão fantástico que, mesmo levando paulada sobre paulada, continua acreditando em dias melhores.

A frase foi publicada pela Revista Placar, em 1990, na edição comemorativa que marcava os 50 anos de Pelé.

4- Acho que o futebol não tem nada a ver com a corrupção dos políticos. O futebol sempre enalteceu o Brasil.

Durante as manifestações contrárias à realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino no Brasil, em 2014, Pelé deu seu opinião sobre o evento em uma entrevista à emissora ESPN Brasil.

5 – Para recuperar o seu melhor futebol, o Brasil deve acabar com a corrupção.

O contexto da frase, dita em 1988, não deixa claro se Pelé referiu-se à corrupção nas instituições ligadas ao futebol nacional ou à política. Vale lembrar que nesta época o Brasil havia recém saído da Ditadura Militar, e ainda em 1988 a Seleção Brasileira de Futebol Masculino foi vice-campeã olímpica.

6 – A prática é tudo.

Acompanhada de uma foto de Pelé na época em que atuava no Santos, a frase foi publicada pelo atleta em suas redes sociais em 2012.

7 – Não existe mais espaço para se jogar futebol nas grandes cidades. Os jovens negros são as primeiras vítimas desse fenômeno.

Ainda que sem contexto exato, na frase de 1986 – publicada pela Revista Placar em 1990 –, Pelé denunciava a falta de espaços de lazer nas metrópoles, principalmente nas periferias.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também