7 citações sobre globalização para usar na redação

7 citações sobre globalização para usar na redação

O Portal Estratégia Vestibulares reuniu citações sobre globalização que podem ser utilizadas na redação e como repertório sociocultural

A globalização é um dos conceitos geográficos mais falados nos tempos atuais, que significa o processo de integração do planeta em pontos como fluxo de capital financeiro, industrialização, exportação e importação, comunicação, transporte e políticas migratórias, para citar alguns exemplos.

O termo surgiu no final do século XX, com o aumento do fluxo de informações e dinheiro entre os países de todo o mundo. A intensificação de todo esse processo, utilizando ferramentas como a internet, por exemplo, fez com que a globalização se tornasse um conceito ainda mais popular.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Essas trocas de informações, produtos, serviços e até mesmo pessoas, permitiu que as sociedades se desenvolvessem de forma mais dinâmica, mas também gerou reações inversas e preconceituosas como xenofobia, racismo e o ressurgimento de movimentos nacionalistas e eugenistas que pregam a manutenção de raças tidas como puras e políticas anti-migratórias.

O conceito é muito utilizado nos vestibulares tanto em questões como também nas redações ao longo dos últimos anos. Confira, portanto, algumas citações sobre globalização que podem ser utilizadas nos estudos na hora de escrever seu texto e como repertório sociocultural.

1 — “Com o neoliberalismo, a cabeça das pessoas está voltada para a globalização; mas pode ser preferível um país menos rico, sem fome e com menor concentração de renda”. — Euclides Neto

Euclides José Teixeira Neto foi advogado, político e autor de diversos livros como “O Tempo é Chegado” e “Dicionareco”. O baiano é conhecido por defender trabalhadores rurais na esfera jurídica e política e por suas obras de caráter regionalista e com estilo coloquial.

2 — “Estávamos convencidos de que, com a globalização, todo mundo pensaria da mesma forma. Temos um resultado contrário sob todos os aspectos: ela contribui para o esfacelamento da experiência comum”. — Umberto Eco

Autor do livro “O Nome da Rosa”, Umberto Eco foi um escritor, professor, crítico e filósofo italiano com estudos relacionados a fenômenos de comunicação e semiótica. Eco lançou outros diversos livros considerados best-sellers, além de ter sido professor nas universidades de Turim e Bolonha, ambas na Itália.

+ 11 questões sobre globalização que já caíram nos vestibulares
+ Globalização: o que é, origem, contexto histórico e importância

3 — “Se toda a política precisa de uma economia, a economia determina uma política; é isso que está a acontecer (com a globalização)”. — José Saramago

José de Sousa Saramago foi um dos mais importantes nomes da literatura contemporânea de Portugal, sendo o primeiro de língua portuguesa a ganhar o Nobel de Literatura, em 1998. Seu romance mais famoso é “Ensaio Sobre Cegueira”, que ganhou inclusive adaptação para o cinema em 2008.

4 — “Não temos de ter medo da globalização. Temos de ter competência para nos inserir”. — Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil entre 1995 a 2002, além de ser professor, sociólogo, escritor e cientista político. Foi exilado político dos tempos da Ditadura Militar e, após seu retorno ao país, participou da campanha das Diretas Já e da elaboração da Constituição de 1988.

+ 11 citações sobre economia para usar na redação
+ 9 citações sobre inclusão social para usar na redação
+ 15 citações sobre desigualdade social para usar na redação

5 — “A globalização mata a noção de solidariedade, devolve o homem à condição primitiva do cada um por si e, como se voltássemos a ser animais da selva, reduz as noções de moralidade pública e particular a um quase nada”. — Milton Santos

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado um dos maiores nomes da Geografia no Brasil e no mundo. Em seu trabalho, abordou temas como a própria globalização, o espaço urbano e a epistemologia da Geografia em si. Em 1994, conquistou o prêmio Vautrin Lud, condecoração considerada a mais importante da área.

6 — “A globalização começou com o primeiro homem”. — Mia Couto

António Emílio Leite Couto é um biólogo, jornalista e escritor moçambicano autor de livros como “Terra Sonâmbula” e “Antes de Nascer o Mundo”. Foi condecorado com o prêmio Neustadt, considerado o Nobel americano, em 2014. O autor é um membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

+ Veja 6 direitos civis importantes nos últimos 100 anos
+ O que é a cidadania e os movimentos sociais?

7 — “Substitua ‘burguesia’ por ‘globalização’ e eis o mundo atual descrito por Marx”. — Alain Touraine

Alain Touraine foi um dos mais importantes autores das ciências sociais do século XX. O francês, que faleceu em 2023, tem em suas obras influências latinoamericanas, com escritos sobre os golpes no Brasil e, em especial, no Chile, já que, curiosamente, ele estava no país no dia do golpe de Estado de Pinochet.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ 180 citações por temas para usar na redação

Conte com o Estratégia Vestibulares!

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos exclusivos, com materiais multimídia, Livros Digitais Interativos (LDI) e desenvolvidos de acordo com cada banca de vestibular. Além disso, é possível ter o apoio do Banco de Questões do EV, com mais de 275 mil perguntas respondidas, mentorias personalizadas e muito mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também