9 citações de René Descartes para usar na redação

9 citações de René Descartes para usar na redação

“Penso, logo existo” é uma das frases mais famosas do filósofo; conheça mais sobre Descartes e veja algumas citações para usar na redação

René Descartes é conhecido como um dos fundadores da filosofia moderna e do racionalismo. Sua famosa frase “Penso, logo existo” (Cogito, ergo sum, no latim) representa, para ele, a certeza do pensamento como base do conhecimento humano. 

Além de filósofo, Descartes gerou importantes contribuições para a Matemática, ao desenvolver seu plano de coordenadas, e para a Física, formulando leis sobre o movimento e a natureza da matéria. Segundo seus ideais, a verdade só poderia ser alcançada por meio da razão.

Por sua relevância, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo explicando mais sobre a vida do filósofo e separou nove de suas famosas citações que podem ser usadas nas redações dos vestibulares e do Enem. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem foi René Descartes?

René Descartes nasceu em 1596 na pequena cidade de La Haye Touraine, na França. Desde cedo teve acesso a uma educação de elite, estudando no Collège Royal Henry Le Grand, dirigido por jesuítas, onde iniciou seu contato com a Astronomia, Filosofia e Matemática.

Aos 22 anos formou-se em Direito, na Universidade de Poitiers, porém nunca exerceu a profissão, já que sua paixão era a Matemática e a Filosofia. Após terminar os estudos, alistou-se no exército, cumprindo um breve período como soldado. 

Ao se envolver com a Filosofia e Matemática, escreveu livros como “Tratado do mundo”, “O Discurso do Método”, e “Meditações Metafísicas”. Descartes estabeleceu um método filosófico baseado na dúvida metódica, rejeitando qualquer conhecimento que não pudesse ser comprovado. As regras para o método cartesiano são: evidência, análise, síntese e enumeração.

Além disso, exerceu um papel fundamental no desenvolvimento da Matemática. Revolucionou a geometria analítica, fundando a base para o sistema de coordenadas ao criar o Plano Cartesiano. Esse sistema gráfico permitiu a representação de pontos, retas, curvas e formas geométricas por meio de números.

René Descartes morreu em 1650, na cidade de Estocolmo, na Suécia, onde exercia o cargo de tutor em Filosofia da rainha Cristina. Confira agora nove citações do filósofo para utilizar nas redações:

1 – “O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm”

Essa frase destaca a ideia de que o bom senso é algo comum a todos os seres humanos, e que muitas pessoas tendem a acreditar que possuem uma quantidade adequada dele, mesmo que sejam exigentes em outras áreas de suas vidas. 

Essa noção é importante no contexto do método cartesiano, que enfatiza a importância da razão e do pensamento crítico na busca pelo conhecimento.

2 – “… a diversidade de nossas opiniões não decorre de uns serem mais razoáveis que os outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por diversas vias e não considerarmos as mesmas coisas”

Esta frase é uma continuação do pensamento acima, descrito na obra “O Discurso do Método”. Descartes destaca que a diversidade de opiniões entre as pessoas não é necessariamente resultado de uns serem mais racionais do que outros, já que segundo ele, o bom senso é uma das coisas mais bem distribuídas. 

O que o filósofo defende é que todos pensamos de maneira diferente e consideramos coisas diferentes. Ele enfatiza a importância de conduzir nossos pensamentos de maneira racional e crítica, buscando a verdade através de métodos adequados.

3 – “Penso, logo existo”

Esta é a frase mais conhecida de René Descartes e representa a base do método cartesiano, ou seja, a dúvida metódica. O filósofo argumenta que mesmo que ele duvide de tudo, tanto do mundo material como de Deus, não pode duvidar que está pensando. Portanto, ele existe.

4 – “Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir”

Esta frase mostra que René Descartes acreditava que pensar filosoficamente, refletindo sobre a vida humana, fosse algo essencial para a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. É sugerido que a Filosofia auxilia na compreensão de novas ideias, perspectivas e entendimentos.

5 – “A leitura de todos os bons livros é qual uma conversação com as pessoas mais qualificadas dos séculos passados”

Para o filósofo, ao ler bons livros escritos por pessoas sábias, podemos aprender com suas ideias, experiências e sabedorias. Essa ideia ressalta a importância da leitura na busca pelo conhecimento e compreensão sobre o mundo.

6 – “Daria tudo que sei pela metade do que ignoro”

Nesta citação, Descartes expressa o desejo de valorizar mais o conhecimento que ainda não possui do que o conhecimento que já adquiriu. Assim, é possível perceber a busca contínua do filósofo pela verdade e pelo entendimento.

7 – “Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis”

René Descartes enfatiza a necessidade de aplicar esforços e métodos rigorosos ao enfrentar problemas complexos. Ou seja, o pensamento crítico e a abordagem sistemática são importantes para solucionar questões difíceis. 

8 – “Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível”

Esta frase resume o princípio fundamental de seu método: a dúvida metódica. o filósofo argumentava que, para alcançar o conhecimento verdadeiro, era necessário duvidar de tudo que fosse possível duvidar, questionando crenças e opiniões.

9 – “Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem”

Descartes acredita que não adianta apenas ter um bom intelecto ou capacidade mental, o que importa é saber usá-lo de maneira eficaz e produtiva. Essa frase se entrelaça com a ideia de que a verdade somente será alcançada por meio da razão.

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também