11 filmes e séries sobre racismo para usar como repertório sociocultural na redação

11 filmes e séries sobre racismo para usar como repertório sociocultural na redação

A seguir confira filmes, séries e documentários que o Portal Estratégia Vestibulares separou sobre racismo, que contam fatos históricos, tragetórias e superações

Os recentes protestos estimulados pelo movimento Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam), nos Estados Unidos, trouxeram à tona diversas manifestações antirracistas em todo o mundo. No Brasil, mais de 81% da população afirma ver o racismo no seu cotidiano, mas apenas 34% admitem preconceito contra negros, relata  Pesquisa da PoderData.

O Portal Estratégia Vestibulares preparou esta lista com diversos filmes, séries e documentários sobre racismo que podem ser usados como repertório sociocultural na sua redação ou cobrados em questões interdisciplinares.

Com essas indicações, é possível desenvolver argumentações e contextualizações de redações como na proposta de redação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2020 “Lugar de privilégio do branco ou o não combate ao racismo no Brasil” e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2019 “Qual é a pior consequência do racismo estrutural no Brasil contemporâneo?”, por exemplo. Confira a lista abaixo:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Fantasmas do Passado (2022)

A produção nórdica “Fantasmas do Passado”, lançada ainda neste ano, conta a história de um jovem casal que se muda para uma pequena cidade abandonada na Islândia e resolve reformar a casa antiga em que vivem. 

Com o passar do tempo, Freyr (Jóhannes Haukur) e Dagny (Sara Dogg), descobrem segredos que a cidade guarda, como o desaparecimento de um garoto de oito anos. A reforma da casa contribui para que uma força sobrenatural ressurja e eles precisem enfrentar novos desafios para entender esse antigo mistério.

Medida Provisória (2020)

Sendo uma produção brasileira e dirigido por Lázaro Ramos, o filme “Medida Provisória” conta a história de um governo brasileiro que busca reparar o passado escravocrata do País.

No filme, o Congresso Nacional aprova uma medida em que os cidadãos negros que vivem no Brasil são obrigados a se mudarem para o continente africano, com a intenção de retornarem às suas origens. O casal Capitú (Taís Araújo) e Antônio (Alfred Enoch) e seu primo jornalista André (Seu Jorge) debatem sobre as questões sociais e raciais dessa problemática.

Minha História (2020)

O documentário “Minha História” retrata a vivência de Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos da América, em sua turnê de lançamento da sua biografia. A produção conta mais sobre os bastidores desse momento de sua vida e de seus leitores.

De forma leve, entendemos mais sobre o papel político que Michelle Obama exerceu ao longo do mandato de Barack Obama. Ainda que cite pontos distintos, o documentário foca na estudante, líder inspiradora e escritora que se tornou.

Self Made: A vida e a história de Madam CJ Walker (2020)

A obra “Self Made: A vida e a história de Madam CJ Walker”, baseada em uma história real, é uma série de drama com apenas uma temporada e conta a história de uma mulher negra americana que luta contra a pobreza e seus problemas pessoais em busca do sucesso.

Madam CJ Walker (Octavia Spencer), sonha em ser uma empresária bem sucedida e para isso construiu um império de produtos de beleza, tornando-se a primeira milionária pelo próprio esforço até então.

Infiltrado na Klan (2018)

No filme “Inflintrado na Klan”, Ron Stallworth (Josh David Washington) é um policial negro do Colorado que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan, organização terrorista que foi fundada entre os anos de 1865 e 1866, em Tennessee, nos Estados Unidos. 

Com cartas e telefonemas, ele consegue se comunicar com os demais membros do grupos, mas ao precisar encontrá-los manda um policial branco em seu lugar. Suas  investigações e constante presença em meio ao grupo, contribuem para que Ron fique próximo do líder da seita, que é responsável pelos crimes e linchamentos orquestrados pelos racistas.

Harriet (2019)

O drama “Harriet” retrata a história de Harriet Tubman (Cynthia Erivo), uma mulher que ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil americana, em meados de 1849.

Suas ações, posicionamentos e histórias tornaram-a uma das maiores ativistas políticas e heroínas do país, sendo aclamada e referência no assunto até os dias atuais.

Olhos que Condenam (2019)

Com apenas quatro episódios e uma única temporada, a série “Olhos que Condenam” narra a história de cinco adolescentes que vivem no Harlem, em Nova York, e são acusados injustamente de um ataque brutal de estupro que aconteceu no Central Park contra Trisha Meili.

Baseada em uma história real, a série chocou os telespectadores ao mostrar que os jovens só foram inocentados em 2014, após evidências de DNA comprovarem que o grupo não estava conectado ao crime.

Corra (2017)

Em “Corra”, Chris Washington (Daniel Kaluuya) é um jovem fotográfo negro que irá conhecer os pais de Rose Armitage (Alison Williams), sua namorada caucasiana. Entretanto, Chris percebe que a família de sua amada esconde algo perturbador.

O filme mostra os diversos perigos que um cidadão afro-americano está sujeito em um país onde sua cultura e etnia ainda são desvalorizadas. Ainda que o filme apresente múltiplos pontos de vista e erros dos personagens, a mensagem final deixa claro que Chris está sendo preso por ser um homem negro.

Estrelas Além do Tempo (2016)

O filme “Estrelas Além do Tempo”, baseado em uma história real, conta sobre uma equipe de cientistas da Nasa, composta exclusivamente por mulheres afro-americanas. Katherine Johnson (Traji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) desempenham um papel decisivo para o avanço dos projetos de pesquisa, tornando-se heroínas da nação.

Juntas, desenvolvem e lideram uma das maiores operações tecnológicas da história americana, e provam que são elementos cruciais para a vitória dos Estados Unidos em uma conquista espacial.

Raça (2016)

O filme conta a história de Jesse Owens (Stephan James), um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos.“Raça” aborda suas vivências e como ele impactou não só as Olímpiadas, mas a sociedade como um todo.

Durante as Olimpíadas de Berlim em 1936, enquanto a era nazista ainda estava em ascensão, Adolf Hitler utilizava os jogos para propagar seu regime e provar a superioridade da raça ariana. O atleta afro-americano ganhou quatro medalhas de ouro, fazendo com que o ditador se retirasse do estádio, tornando um dos momentos mais importantes da história do esporte até os dias atuais.

Brooklyn Nine-Nine (2013)

A série de televisão americana  “Brooklyn Nine-Nine” conta com oito temporadas e com muito humor apresenta a história de um grupo de amigos e detetives policiais. A história apresenta um conflito a cada episódio, mas sempre deixando uma lição de moral ao fim de cada embate.

O capitão Ray Holt (Andre Braugher) apresenta os desafios que enfrentou como um homem negro e gay nos anos 80 para chegar a sua posição atual, coordenando a 99ª Delegacia de Polícia de Nova York.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe filmes, séries e documentários sobre racismo, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também