9 citações sobre arte para usar como repertório sociocultural na redação 

9 citações sobre arte para usar como repertório sociocultural na redação 

O Portal da Coruja selecionou frases de pintores, escritores, filósofos e historiadores para enriquecer seu texto na hora da redação

Em seu significado literal, a palavra “arte” vem do latim “ars”, que significa “técnica” ou “habilidade”. De maneira mais ampla, a arte é uma forma de expressão que acompanha a humanidade desde os primórdios de sua existência.

Ao longo dos séculos, a produção de arte se adaptou não só aos contextos sociais de sua produção, mas também às tecnologias disponíveis naquele tempo. Pinturas, esculturas, literatura, cinema, as formas de expressão artística são diversas.

Conheça citações sobre arte, do ponto de vista de especialistas na área, que podem ser usadas como repertório sociocultural em redações que abordarem esse tema.

Leia também:
+ 50 melhores cursos de Artes Visuais, segundo o MEC

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1- “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.” — Pablo Picasso

Considerado um dos maiores artistas do século XX, o pintor espanhol Pablo Picasso é referência quando o assunto é arte. Em seus impressionantes 78 anos de carreira, Picasso pintou mais de 13 mil quadros, fez mais de 100 mil desenhos e criou mais de 300 esculturas.

Além disso, o pintor ainda é um dos criadores do Movimento Cubista, que surgiu como uma inovação artística ao utilizar formas geométricas e colagens em suas criações.

2- “Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.” — Johann Goethe

Johann Wolfgang von Goethe foi o principal escritor da escola literária do Romantismo na Alemanha. Sua obra mais famosa é “Fausto”, uma peça de teatro trágica escrita em duas partes, que é considerada um importante clássico da literatura alemã.

Além disso, Goethe também foi membro do conselho de Estado da cidade de Weimar, e ministro da Educação e da Cultura.

3- “A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.” — Fernando Pessoa

O escritor português é um dos principais nomes da literatura lusófona. Representante da escola modernista de escritores, Fernando Pessoa se destacou na poesia usando seus quatro principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Para além de seus trabalhos literários, Pessoa atuou como jornalista, crítico literário e político, tradutor, empresário e até como astrólogo. 

4- “A arte é a expressão da sociedade no seu conjunto: crenças, ideias que faz de si e do mundo. Diz tanto quanto os textos do seu tempo, às vezes até mais.” — Georges Duby

Nascido em Paris, Georges Duby foi um historiador especializado em Idade Média. Ao longo de sua carreira, Duby tornou-se membro da Academia Francesa, foi professor da Universidade de Bonançoso, da Universidade de Aix-en-Provence e do College de France, além de ter publicado mais de 70 livros sobre sua área de estudo.

5- “A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver.” — Paul Klee

Filho de um professor de música do conservatório de Berna e de uma cantora de ópera, Paul Klee nasceu na Suíça e teve contato com arte desde cedo. Durante sua vida, ele atuou como pintor, desenhista, poeta e professor, e seus trabalhos foram influenciados principalmente pelos movimentos artísticos do expressionismo, cubismo e surrealismo.

Paul debruçou seu trabalho principalmente sobre a teoria das cores, além de deixar importantes reflexões sobre o processo criativo e a teoria do abstracionismo, do qual foi um dos pioneiros. E ainda foi um dos principais professores da Bauhaus, uma importante escola de arte vanguardista na Alemanha.

6 – “As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos.” — Leon Tolstói

Mundialmente conhecido pelos romances “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, Tolstói foi um representante importante da escola literária do Realismo russo. Além de sua literatura ficcional de romances e contos, o autor também trabalhou em ensaios filosóficos.

Na vida pessoal, Tolstói perdeu os pais na infância e foi criado por familiares, abandonou a universidade por não atender às expectativas de desempenho e juntou-se ao exército russo, lutando na Guerra da Crimeia (1853 – 1856), experiências que influenciaram em suas obras ficcionais. 

7- “A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado.” — Theodor Adorno

Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno foi um filósofo e sociólogo alemão e um dos principais nomes da Escola de Frankfurt — escola de teoria social e filosofia com estudos marxistas ligada à Universidade de Frankfurt. Seus trabalhos incluem estudos nas áreas de filosofia e estética.

Crítico dos regimes fascistas que se espalhavam pela Europa em sua época, Adorno criou o conceito de “Indústria Cultural’, e seus escritos — como “Dialética do Iluminismo”, “Minima Moralia” e “Negativa Dialética” — influenciaram fortemente o pensamento de esquerda no continente.

8 – “Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.” — Ariano Suassuna

Nascido na Paraíba, Ariano Suassuna foi, entre outras coisas, escritor, teórico da arte, artista plástico e dramaturgo. Entre suas obras mais famosas, está “O Auto da Compadecida”, peça teatro que ganhou adaptações para série e filme.

Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial — cujo objetivo seria criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro — e foi indicado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal como representante do Brasil na disputa pelo Prêmio Nobel de Literatura. Além de ter ocupado os cargos de secretário de Educação e Cultura de Recife e de secretário de Cultura de Pernambuco. 

9- “A arte é a mão direita da natureza. A última só nos deu o ser, mas a primeira tornou-nos homens.” — Friedrich Schiller

Johann Christoph Friedrich von Schiller foi um poeta, filósofo, médico e historiador alemão e um dos principais representantes do Classicismo de Weimar, movimento precursor do Romantismo em seu país. Friedrich Schiller era próximo de Johann Goethe e as cartas trocadas pelos dois são famosas na literatura alemã.

A produção teatral e filosófica de Schiller teve grande influência na constituição do Romantismo. Em suas obras transparecem valores iluministas, como o Humanismo, a Razão e um enaltecimento da então emergente classe burguesa.

Saiba mais sobre arte

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também