9 filmes e séries sobre saúde mental para usar como repertório sociocultural na redação

9 filmes e séries sobre saúde mental para usar como repertório sociocultural na redação

Confira filmes e séries que podem ser usados como repertórios socioculturais em redações com a temática de saúde mental

De acordo com um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), quase um bilhão de pessoas viveram um transtorno mental em 2019. No Brasil, segundo o Insituto Ipsos, a saúde mental dos brasileiros piorou para 53%, entre 2020 e 2021, demonstrando total urgência na busca por ajuda, tanto médica quanto de conhecimentos sobre a temática para tratarmos de um assunto tão relevante e que ainda é visto como tabu. 

Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 9 filmes e séries sobre saúde mental para aumentar seu repertório sociocultural, contribuir na sua argumentação e contextualização, além de te ajudar na hora de escrever uma redação sobre o tema.

A seguir, confira filmes e séries que poderiam ser usados como repertório sociocultural em propostas de redação como “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, ou em outras temáticas que abordem a questão da saúde mental:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Garota Interrompida (1999)

Após ser diagnosticada com uma doença mental, chamada de Transtorno de Personalidade Limítrofe, mais conhecida como Boderline, Susanna Kaysen (Winona Ryder), é enviada para um hospital psiquiátrico e precisa encarar os problemas que o local e as pessoas enfrentam.

Durante dois anos, Susanna vive uma outra realidade com as mulheres e faz amizades que se desdobram ao longo do período. Com a ajuda de Lisa, Georgina e Polly, as quatro garotas fogem do local para retomarem suas vidas.

Uma Mente Brilhante (2001)

Inspirado na história de vida do Matemática Americano John Nash, em “Uma Mente Brilhante”, John Forbes Nash (Russell Crowe) é um homem que enfrenta a esquizofrenia, uma doença que o fez passar anos em hospitais psiquiátricos, buscando medicamentos e auxílio psicológico que o beneficiassem. 

Além disso, John é um gênio da Matemática que ao longo de sua vida fez diversas descobertas, como a geometria diferencial e a teoria dos jogos, que até os dias atuais são usadas nas teorias econômicas modernas.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

O filme “As Vantagens de Ser Invisível” conta a história de Charlie (Logan Lerman), um estudante que sofre de depressão e precisa lidar com diversos problemas após seu melhor amigo cometer suicidio, além de cuidar-se para se recuperar de sua doença.

Com o desenvolvimento da história, descobrimos que com ajuda de amigos e a descoberta do primeiro amor, o estudante consegue se reerguer e buscar viver mais momentos especiais ao lado de quem ama. Um dos pontos principais para se reerguer, é que Charlie consiga  relembrar o seu passado para conseguir seguir em frente.

Divertida Mente (2015)

A produção da Disney “Divertida Mente” conta a história de Rilley, uma garota de 11 anos, que enfrenta diversas mudanças na vida. Essas mudanças não afetam somente suas amizades, mas também seus sentimentos e emoções. 

De forma singela, a depressão na adolescência é desenvolvida ao longo do filme, ao passo que Rilley tem dificuldades para lidar com as emoções, perdendo muitas delas e não sendo compreendida pelos pais.

Os 13 Porquês (2017)

A série de televisão norte americana “Os 13 Porquês”, que conta com quatro temporadas, narra a história de Hannah Backer (Katherine Langford), uma estudante que comete suicídio e deixa 13 fitas cassetes gravadas, em que relata os motivos pelos quais ela tirou a própria vida.

Seu amigo e colega de trabalho, Clay Jensen (Dylan Minnette), é afetado pela perda de Hannah e se envolve em uma série de mistérios e confusões, em busca de entender mais os motivos, pessoas e acontecimentos que levaram Hannah a tomar essa decisão.

Coringa (2019)

Em “O Coringa”, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos. Sendo um dos maiores e mais famosos vilões do universo de super-heróis, Arthur mostra um outro lado de sua vida que muitos desconheciam. 

Ao retomar seu tratamento para o transtorno psicótico, ele apresenta como situações de seu cotidiano impactaram para o agravamento de sua saúde mental. Com uma atuação impecável, Joaquin Phoenix ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2018 pelo seu desempenho neste filme.

Dilema das Redes (2020)

O documentário “O Dilema das Redes” apresenta os problemas que as redes sociais, sites e aplicativos podem causar à saúde mental das pessoas. Ex-funcionários de diversas áreas da tecnologia explicam ao longo da produção como funcionam os algoritmos e como isso influencia nas suas redes. 

Com isso, alguns especialistas confirmam que a dependência tecnológica prejudica a saúde mental, ao passo que os usuários são moldados pelas plataformas que acessam. O uso excessivo da tecnologia pode resultar em problemas ainda maiores, como dependência e doenças crônicas.

Por Lugares Incríveis (2020)

Em “Por Lugares Incríveis”, dois amigos, Theodore Finch (Justice Smith) e Violet Markey (Elle Fanning), passam por momentos difíceis em suas vidas. Em busca de uma jornada transformadora, eles viajam ao estado de Indiana, nos Estados Unidos, para conhecer mais do mundo.

Indo além de seus horizontes, ambos conseguem se divertir, mas isso não é suficiente para acabar com toda a dor e angústia de Theodore. Mesmo salvando Violet de toda tristeza, ele não consegue fazer o mesmo com si mesmo e comete suicídio.

Soul (2020)

“Soul” é uma produção e animação da Disney e Pixar que apresenta a história de Joe, um professor de música. Após sofrer um acidente, ele tem sua alma separada do corpo e enfrenta desafios para se autoconhecer novamente.

Durante essa jornada, ele precisa buscar motivações para retornar ao seu corpo e meios para conhecer e compreender melhor sobre si mesmo. Com a ajuda de Alma 22, uma visão pessimista da vida, eles se juntam para viver aventuras e enfrentar os desafios.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe filmes e séries sobre saúde mental, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também