11 citações sobre saúde mental para usar na redação

11 citações sobre saúde mental para usar na redação

O Estratégia Vestibulares separou citações sobre saúde mental para você usar como repertório sociocultural nas redações

Saúde mental, e diversos outros assuntos relacionados a essa temática são constantemente cobrados em vestibulares, principalmente nas redações. De acordo com um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), quase um bilhão de pessoas viveram um transtorno mental em 2019. Dessa maneira, o assunto é indispensável para analisarmos a sociedade e transmitir as ideias para um texto no vestibular. 

Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 11 citações sobre saúde mental para aumentar seu repertório sociocultural, contribuir na sua argumentação e contextualização, e te ajudar na hora de escrever uma redação.

A seguir, confira frases que poderiam ser usadas em propostas de redação como “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, do Enem 2020, ou em outras temáticas que abordam a questão da saúde mental:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

“A prova de que estou recuperando a saúde mental, é que estou cada minuto mais permissiva: eu me permito mais liberdade e mais experiências. E aceito o acaso. Anseio pelo que ainda não experimentei. Maior espaço psíquico. Estou felizmente mais doida.” – Clarice Lispector

Clarice Lispector foi uma jornalista e uma das maiores escritoras do modernismo brasileiro e recebeu diversos prêmios devido sua importância. Clarice nasceu na Ucrânia e viveu entre 1920 e 1977, quando escreveu diversos romances, contos e ensaios. 

Com seu estilo intimista, a escritora popularizou as narrativas psicológicas no Brasil e é um marco para o modernismo, estando ainda na lista dos livros mais vendidos e lidos do País e recebendo diversos prêmios, como o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha. 

“A saúde depende mas das precauções que dos médicos.” – Jacques Bénigne Bossuet

O bispo e teólogo francês, Jacques Bénigne Bossuet, é considerado um dos maiores teóricos do absolutismo e um dos mais conhecidos quando se trata de aspectos religiosos, culturais e políticos da França. Ele buscava fundir política e religião em um único meio, com o pressuposto de que o poder real era simultaneamente o poder divino. 

Entre 1627 e 1704, promoveu sermões e orações fúnebres que são usadas até os dias de hoje. Devido ao seu sucesso, foi indicado para fazer essas orações aos membros da família real e de importantes personalidades. 

“A saúde mental está baseada em certo grau de tensão, tensão entre aquilo que já se alcançou e aquilo que ainda se deveria alcançar, ou o hiato entre o que se é e o que se deveria ser.” – Viktor Frankl

Durante as décadas de 1905 e 1997, o neuropsiquiatra Viktor Frankl foi o fundador da Logoterapia e Análise Existencial, a terceira escola vienense de psicoterapia. O mesmo tornou-se conhecido por contestar o humanismo, que defendia a ideia da auto-realização do ser humano em si mesmo.

“A única diferença entre a loucura e a saúde mental é que a primeira é muito mais comum.” – Millôr Fernandes

Milton Viola Fernandes, conhecido pelo seu nome artístico Millôr Fernandes, viveu no Brasil até 2012, e ao longo de sua vida foi um artista com diversas funções, como desenhista, poeta, jornalista, tradutor, escritor e dramaturgo. Além disso, trabalhou em inúmeros meios de comunicação do País, e apresentava em seus trabalhos um humor irônico satírico.

“As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos apartamentos.” – Mahatma Gandhi

Ao longo das décadas de 1920 a 1940, o ativista indiano Mahatma Gandhi lutou pela independência da índia e pelo fim do regime colonial inglês, tornando-se conhecido mundialmente após desenvolver um método de manifestação que visava a não violência.

Além disso, seus pensamentos e sua filosofia, que buscava formas pacíficas de protesto, foram fundamentais para novos ideais e influenciaram diversos movimentos ao longo do século. Mahatma Gandhi foi preso inúmeras vezes ao se recusar a ajudar com o Exército britânico e com os esforços da guerra. 

“Conscientizar sobre saúde mental não significa combater o estresse, ansiedade, depressão e outros problemas cotidianos de saúde mental, mas sim modular conscientemente os hábitos que intensificam esses problemas. Assim que estiver no controle de seus hábitos, em vez de controlá-los, você estará automaticamente em uma forma muito melhor, tanto mental quanto fisicamente.” – Abhijit Naskar

O escritor, poeta e neurocientista, Abhijit Naskar, já escreveu mais de 600 sonetos e 45 livros ao longo de sua vida. Em suas obras, o especialista aborda temas como saúde mental, hábitos e doenças mentais estão relacionados com a neurociência, que estuda o sistema nervoso e suas funções.

“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sabia e seriamente o presente.” – Buda

Buda foi o nome dado a Siddhartha Gautama, um líder religioso que viveu na índia e é conhecido mundialmente por sua vontade e sabedoria. O fundador do budismo deu origem a esta religião e filosofia oriental, que busca o fim do sofrimento humano, a reencarnação humana e acredita que as escolhas para alcançar a libertação dos sofrimentos está no autoconhecimento.

“Problemas de saúde mental não definem quem você é. Eles podem ser intensos. Eles podem ser esmagadores. Mas eles são algo que você experimenta — e não quem você é. Do mesmo modo que você pode andar na chuva, sentir a chuva, deixar que ela te encharque até os ossos — mas, ainda assim, você não é a chuva.” – Matt Haig

Um dos autores mais vendidos e prestigiados da Inglaterra, Matt Haig, escreveu livros de ficção e não ficção voltado para crianças e adultos, sendo publicados em mais de 30 idiomas. Com apenas 47 anos, o romancista e jornalista inglês recebeu prêmios como Blue Peter Book Award e Smarties Book Prize por conta de seus livros juvenis e foi finalista do Carnegie Medal, com seus best-seller “The Humans” e “The Radleys”.

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” – Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde é uma instituição intergovernamental que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1948. Seu principal objetivo é fomentar pesquisas na área da Saúde e elaborar normas sanitárias internacionais.

Sendo uma agência especializada em saúde, a organização não é voltada apenas para a saúde física mundial, mas para os problemas mentais e sociais que estão na sociedade. De acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade, e implica mais do que a ausência de doenças mentais.

“Saúde mental ideal, como a liberdade, existe para uma pessoa apenas se ela existe para todas as pessoas.” – Phyllis Chesler

Phyllis Chesler é uma escritora, psicoterapeuta e professora de psicologia e estudos femininos norte-americana. Autora de 16 livros, incluindo o best-seller Women and Madness, é conhecida como uma psicologo feminista que busca entender mais sobre o papel das mulheres e a psicologia.

Quando jovem, foi membro de movimentos anti-religiosos e se casou com um rapaz de família tradicionalmente muçulmana e mudou-se para o Afeganistão, onde encontrou uma realidade distinta da que vivia anteriormente, Após isso, se divorciou e formou-se na Universidade Bard, onde sua carreira intelectual se desenvolveu rapidamente.

“Seu corpo ouve tudo que sua mente diz.” – Naomi Judd

Uma das maiores estrelas country, Naomi Judd foi cantora e atriz estadunidense que lutou contra a ansiedade, depressão e transtorno bipolar, e cometeu suicidio em 2022. A artista e sua filha formaram a dupla country “The Judds” em 1983 e ganharam um Grammy de Canção Country do Ano pela música “Love Can Build a Bridge “.

Durante uma entrevista no “Good Morning America”, em 2016, Judd afirmou que enfrentava uma depressão extrema e grave, o que resultou no fim da turnê da dupla em 2011. Ainda em 2016, Judd escreveu o livro “River of Time: My Descent into Depression and How I Emerged with Hope”, onde explicava aos leitores seu diagnóstico. 

Veja também: 9 filmes e séries sobre saúde mental para usar como repertório sociocultural na redação

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

pacotes-intensivos-cta

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também