13 citações sobre trabalho para usar na redação

13 citações sobre trabalho para usar na redação

Conseguimos colocar Lady Gaga e Friedrich Nietzsche numa mesma lista! Confira as citações sobre trabalho para usar na redação agora mesmo!

O trabalho é parte fundamental do modelo de sociedade que vivemos. A atividade tem como objetivo produzir algo em troca de dinheiro e outros benefícios, que são usados para subsistência. A definição mais comum do termo diz que trabalho é um conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas para gerar utilidade e alcançar um determinado objetivo.

Na Física é a grandeza escalar que determina a quantidade de energia empregada na realização de uma atividade. Já na Biologia é uma série de fenômenos que ocorrem em uma substância ou matéria que altera sua forma ou natureza.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Seguindo a ideia do artigo, vamos nos ater ao trabalho como uma carreira profissional, ou jornada de tempo empregada em realizar algo, seja em troca de um salário ou algum outro bem. Exercer, portanto, uma profissão ou missão, e isso pode ser para si próprio, para uma empresa ou organização ou para uma outra pessoa.

Separamos 13 citações sobre o trabalho que você pode usar na sua redação e tê-las como repertório sociocultural. Veja quais foram as frases selecionadas, de Will Smith a Immanuel Kant, abaixo.

Navegue pelo conteúdo

1 — “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!” — Ayrton Senna

Ayrton Senna foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 80 e 90, sendo tricampeão da modalidade nos anos 1988, 1990 e 1991. Ídolo de uma geração, Senna morreu no dia 1º de Maio de 1994, Dia do Trabalho, em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino.

+ Filmes sobre esportes com histórias reais para usar na redação
+ Dia do Trabalho: como o 1º de maio surgiu e qual a importância para os trabalhadores
+ Veja 6 direitos civis importantes nos últimos 100 anos

Uma das marcas de Senna era a valorização do trabalho em equipe feito ao ser redor, além da vontade de vencer e demonstrações de orgulho do Brasil sempre que possível.

2 — “Trabalhe duro e em silêncio. Deixe que seu sucesso faça o barulho”, – Dale Carnegie

Autor do best-seller “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de 1936, Dale Carnegie foi escritor, orador e empresário. Após o lançamento e sucesso do livro, fundou a Dale Carnegie Training, que oferece treinamentos empresariais até hoje.

Com milhões de exemplares vendidos e traduções em 38 idiomas, a obra é uma das mais lidas no seu segmento até os dias atuais, o que reforça a relevância do livro. Dale morreu aos 66 anos, em 1955.

3 — Todos vós, que amais o trabalho desenfreado (…), o vosso labor é maldição e desejo de esquecerdes quem sois”. — Friedrich Nietzsche

Multifacetado, Friedrich Nietzsche foi um filósofo que trouxe diversos temas em suas obras: desde psicologia da religião e crítica da moralidade até as definições de um tipo de homem nobre e o perspectivismo.

“Além do bem e do mal” é o livro que considerava o mais abrangente e importante da sua obra, justamente por sintetizar muitos dos temas tratados em sua bibliografia. Nascido na Prússia — hoje Alemanha —, Nietzsche escreveu também “Assim falou Zaratustra”, “Genealogia da Moral” e “Deus Está Morto”, entre outros.

4 — “Algumas mulheres optam por seguir os homens e outras os sonhos delas. Se você está querendo saber qual caminho escolher, lembre-se que sua carreira nunca irá acordar e dizer que não te ama mais”. — Lady Gaga

Cantora, atriz, compositora, empresária, música e multipremiada em todos os citados, Lady Gaga já venceu três dos quatro maiores prêmios do entretenimento mundial (Grammy, Oscar e Emmy). E está em busca do quarto!

A ítalo-americana tem, ao todo, sete álbuns lançados, cinco deles solo, e se destacou no mundo pop pela extravagância e performances marcantes, na música, em suas atuações e discursos e também no mundo da moda. 

5 — “Todo o trabalho é vazio a não ser que haja amor.” — Khalil Gibran

O libanês Khalil Gibran foi filósofo, poeta, escritor e pintor conhecido por suas frases inspiradoras, sendo o terceiro maior poeta em vendas de todos os tempos, atrás de William Shakespeare e Lao Tsé. Suas obras são marcadas pelo misticismo oriental e romântico.

“O Profeta”, sua obra-prima, foi traduzida para mais de 100 idiomas, além de adaptações para cinema e outras leituras. Com publicações em inglês e árabe, Gibran viveu no Líbano, na França e nos Estados Unidos, país em que faleceu, aos 48 anos, em 1931.

6 — “O homem é o único animal que precisa trabalhar.” — Immanuel Kant

Considerado o principal filósofo da era moderna, Immanuel Kant é conhecido por elaborar o que chamamos de idealismo transcendental, e pela filosofia moral, além de ter formatado a primeira teoria moderna do Sistema Solar, a hipótese Kant-Laplace.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa

Sua filosofia está sistematizada nas suas três principais obras, as três críticas da razão: Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica do Juízo. Kant faleceu aos 79 anos, em 1804, em sua cidade natal, Königsberg (atual Kaliningrado).

7 — “Servir aos outros é como o aluguel que pagamos por uma casa na Terra”. — Muhammad Ali

Cassius Marcellus Clay Jr, seu nome de nascença, Muhammad Ali-Haj, o nome que escolheu após se converter ao islamismo. Ali foi eleito o Esportista do Século pela revista estadunidense Sports Illustrated, em 1999. O pugilista foi um dos grandes ícones do movimento pela igualdade racial no mundo.

+ Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano
+ 9 filmes para compreender a questão racial

Sua vida tem diversos capítulos marcantes que incluem seu tricampeonato mundial, medalha de ouro olímpica no início de carreira, defesa dos direitos dos negros, posicionamento contrário à Guerra do Vietnã e discursos contundentes e didáticos.

8 — “Eu não aceito que a ética do mercado, que é profundamente malvada, perversa, a ética da venda, do lucro, seja a que satisfaz ao ser humano”. — Paulo Freire

Paulo Freire é conhecido por criar um método — que leva seu nome — de alfabetização de adultos capaz de ensinar a leitura e escrita em menos de 40 horas. A metodologia envolvia ensinar a estrutura e os fonemas de um idioma por meio de palavras comuns do cotidiano e das experiências dos alunos, em uma troca de conhecimentos.

Tido como Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire tem seu método reconhecido no mundo todo. Seu livro, “Pedagogia do Oprimido”, é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos na área das humanidades em todo o mundo, segundo levantamento feito no Google Scholar. É o brasileiro com mais títulos honoris causa, além de ter pelo menos 350 escolas que levam seu nome ao redor do mundo.

9 — “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”. — Simone de Beauvoir

Considerada uma das principais expoentes do feminismo contemporâneo, Simone de Beauvoir faz reflexões sobre relações de opressão que ecoam até hoje. Mesmo que suas principais ideias abordem a questão de gênero, Beauvoir passa também por relações étnicas, religiosas e sistemáticas.

+ 11 filmes sobre feminismo para usar como repertório sociocultural na redação
+ Dia da Mulher: 9 autoras que caem no vestibular
+ Violência contra a mulher no Brasil: tudo o que você precisa saber e como cai no vestibular

A francesa é conhecida por obras como “O Segundo Sexo” e “Os Mandarins”, além de sua atuação no campo da filosofia existencialista. Morreu aos 78 anos, em 1986, por conta de uma pneumonia.

10 — “Escolha um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. — Confúcio

Confúcio foi um filósofo e pensador chinês que influenciou toda a cultura chinesa e asiática com obras e ideais baseados na bondade humana. Ao disseminar seus pensamentos por toda China feudal, ele transmitiu sua sabedoria sem distinção entre discípulos ou pessoas comuns, tanto que foi considerado o primeiro professor particular do país.

+ Filosofia Ocidental versus Filosofia de outras civilizações

Duas correntes de pensamento surgem de seus ideais: o confucionismo e o taoísmo. Confúcio não tem nenhuma obra publicada em seu nome, mas seus discípulos reuniram seus ensinamentos em livros e obras diversas.

11 — “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” — Michael Jordan

Michael Jordan é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, com seis títulos da Associação Norte-americana de Basquete (NBA) e duas medalhas de ouro olímpicas pela seleção dos Estados Unidos. 

Jordan possui uma equipe automobilística na Nascar e é dono do Charlotte Hornets, time de basquete estadunidense. Atualmente com 59 anos, Jordan também teve carreira, ainda que curta, no Beisebol, em um hiato entre 1993 e 1995, antes de ganhar três dos seis títulos da NBA.

Veja também:
11 citações sobre tecnologia para usar na redação
7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
7 citações sobre violência para usar na redação
7 citações sobre política para usar na redação

12 — “A habilidade só é desenvolvida por horas e horas e horas de trabalho duro.” — Will Smith

Vencedor do Oscar de melhor ator de 2022 pelo filme “King Richards: Criando Campeãs”, Will Smith tem carreira consolidada como ator hollywoodiano desde a série “Um Maluco no Pedaço”, que protagonizou nos anos 90.

+ Oscar 2022: temas principais e como usar os indicados na sua redação

Interpretou Muhammed Ali, outro citado da lista, nos cinemas em 2001, e fez mais de 40 filmes, entre eles “À Procura da Felicidade”, “Hitch”, “Aladdin” e “MIB: Homens de Preto”.

13 — “O trabalho dignifica o homem”. — Max Weber

A frase acima, que é quase um ditado popular brasileiro, foi dita pelo sociólogo, jurista e economista alemão Max Weber. Ao longo da sua trajetória, Weber participou de momentos importantes como a Constituição de Weimar e o Tratado de Versalhes.

Sua principal obra, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, analisa a constituição das sociedades protestantes baseadas em ideias luteranas e calvinista, buscando mostrar como a moral religiosa da população foi determinante no sucesso financeiro e comercial desses locais.

Conte com o apoio do Estratégia Vestibulares!

O Estratégia Vestibulares te dá todo o suporte necessário para que você conquiste a sua aprovação! Confira nossos cursos intensivos e extensivos, Banco de Questões, simulados gratuitos e muito mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também