9 temas de redação sobre educação para vestibulares e Enem
Foto: Escola Secundária Pedro Nunes / Wikimedia Commons

9 temas de redação sobre educação para vestibulares e Enem

Tecnologia, inclusão, desigualdade social e vida universitária são alguns dos temas citados; veja mais detalhes no artigo abaixo

Muitos temas de redação dos vestibulares tem a educação como assunto principal, com abordagens distintas para estimular o raciocínio dos candidatos sobre um subtema, mais específico e com textos de apoio que remetem a ele.

Dentre os temas abordados, existem reflexões sobre a educação básica e a leitura, o papel da universidade e o início da vida universitária de quem sai da sua cidade natal, as desigualdades existentes na educação, com foco no pós-pandemia e educação inclusiva.

Ainda que as bancas dos vestibulares por todo o Brasil, e até mesmo do Enem, sejam diferentes, os temas propostos podem ser adaptados para as características da prova que você pretende realizar. Portanto, fica o exercício de compreender alguns cenários em que a educação pode aparecer como tema de redação.

Convidamos o professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, para comentar os temas e ampliar ainda mais o repertório formado no artigo abaixo. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? (Uece 2024)

O tema que envolve tecnologia e educação trouxe como texto de apoio o Relatório de Monitoramento Global da Educação, feito pela Unesco, e com o mesmo nome da proposta.

O trecho debatia o papel da tecnologia na educação, aliando a conceitos como democratização, desigualdade e desenvolvimento e citando outros sub temas como a Covid-19 e o surgimento das inteligências artificiais generativas.

Na Uece, os candidatos optam por duas propostas e, nesse ano, elas eram: uma carta argumentativa que seria entregue ao Ministro da Educação sobre o uso do celular nas escolas e uma história narrativa em que há uma situação inusitada ou emergencial na escola, cenário que foi resolvido somente pelo uso do celular.

+ Tema de redação Uece 2024/2 aborda uso de celular nas instituições escolares

Educação Básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão (Fuvest 2024)

O tema da redação da Fuvest 2024 desenvolveu a discussão sobre como a educação básica molda a formação e o sucesso profissional, desenvolvendo também a importância do ócio e do exercício de se ocupar o tempo.

A proposta solicitava aos candidatos que fizessem uma redação dissertativa-argumentativa com um ponto de vista sobre o tema. Foram utilizados sete textos base, dentre eles, três textos, três quadros e um infográfico.

+ Tema de redação Fuvest 2024: “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”

A desigualdade escolar no pós-pandemia (Simulado Enem EV 2022)

Em um dos simulados para o Enem do Estratégia Vestibulares, em 2022, trouxe como tema as possibilidades existentes a respeito da desigualdade escolar após o fim da pandemia de Covid-19 no mundo.

Foram utilizados trechos de quatro textos base sobre o assunto: “As desigualdades educacionais no Brasil: enfrentando-as a partir da escola”, do Centro de Referências em Educação Integral; dados do levantamento feito pelo Todos pela Educação, com resultados do Índice de Desenvolvimento da da Educação Básica (Ideb); informações sobre o Censo Escolar retiradas da matéria “Senado se mobiliza para reduzir desigualdade no ensino público, evidenciada na pandemia”; e infográfico retirado da reportagem “Pandemia reduz tempo de aulas e aumenta desigualdade”.

A solicitação era para que os candidatos redigissem um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto, defendendo um ponto de vista claro e coeso.

+ 7 citações sobre educação para usar na redação

Educação Inclusiva, dos males o menor? (Simulado Unesp EV 2021)

Em 2021, uma proposta feita em um dos simulados do EV, trouxe como tema a educação inclusiva, política que inclui alunos com necessidades especiais nas mesmas salas de aula que os alunos regulares.

Três textos foram utilizados como base: o primeiro, retirado da reportagem “Governo lança política de educação para estudantes com deficiência”, trecho do artigo “Classe especial e escola comum: encaminhamentos e percalços pedagógicos para inclusão escolar” e reflexões sobre o tema, como professores e funcionários sem formação especializada e a falta desses profissionais, infraestrutura, preconceito e turmas com excesso de alunos.

Curso universitário em outra cidade: motivações e desafios (Unesp 2013/2)

A mudança de cidade por milhares de universitários todos os anos também se tornou tema de redação. No vestibular de meio de ano de 2013, a Unesp abordou o assunto em sua segunda fase, citando que 29% dos alunos saem de suas cidades para estudar no nível superior e que, comparado ao ensino médio, esse número é de 7,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mesmo estudo afirmou que 1,1% dos alunos de mestrado ou doutorado brasileiros estavam fora do país realizando seus estudos. Além disso, a prova trouxe uma reflexão discutindo se vale a pena ou não estudar em outra cidade e um artigo do BlogUnesp, incentivando a mudança, inclusive com o título “Os melhores anos de sua vida”.

O texto deveria ser dissertativo-argumentativo e a opinião do autor deveria ser exposta com base nos textos apresentados e na letra de “Saudade de minha terra”.

O papel da universidade no mundo contemporâneo (Simulado Medicina 2023)

A discussão sobre o papel da universidade no mundo contemporâneo também foi tema da redação de um dos simulados de Medicina 2023 do EV. O primeiro texto base citado trazia dados de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, que indicava que 66% dos entrevistados acreditavam que entrar na universidade era importante para conquistar um emprego melhor.

Já o segundo texto, um artigo de opinião escrito por Oscar Hipólito e Gabriel Custódio, para o jornal Folha de S. Paulo, trazia um contraponto, afirmando que somente 39% dos empregadores consideravam os alunos preparados para a profissão, além de citar valores de um estudo realizado pela Korn Ferry afirmando que a falta de mão de obra qualificada gera um enorme déficit de produtividade.

Os outros dois artigos citavam o desenvolvimento do prestígio e papel das universidades ao longo das últimas décadas, com questões sobre prestação de serviços das universidades às universidades e compromissos sociais firmados, qualidade da formação de cidadãos autônomos e críticos e como essas abordagens se modificarão no futuro.

+ 9 filmes sobre Educação para incluir no repertório sociocultural para redação

O poder de transformação da leitura (Enem 2006)

O Enem 2006 trouxe a leitura como tema principal para a redação do processo seletivo. Dentre os textos base estavam trechos do livro “O Ato de Ler”, de Inajá Martins de Almeida, discutindo as razões para a leitura e suas correlações, como os símbolos, realidade e ficção e a necessidade que ela tem no cotidiano.

Além disso, a banca selecionou um trecho do livro “O poder das letras”, de Moacyr Scliar: “Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor”. 

Por fim, havia um texto do site “Amigos do livro”, que abordava os livros como universos bidimensionais e que serviam como fonte de conhecimento e descobertas variadas.

Educação e desenvolvimento UFPR (2004)

Com o tema educação e desenvolvimento, a UFPR, em 2004, estimulou os candidatos a escreverem um artigo informativo utilizando como base o gráfico abaixo, da Revista Veja, sobre o efeito da educação na renda per capita de três países: Gana, Coreia do Sul e Brasil, e trecho do mesmo artigo, em que era detalhado algumas das ações dos três países e suas realidades distintas.

+ Dia internacional da educação: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular

Sugestão do professor: relações éticas e tecnologia na educação

O professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, comentou sobre o tema e propôs também um desafio. Ele vê o tema como complexo, por envolver muitas perspectivas. “desde a questão óbvia e até obscena da diferença de qualidade da Educação para pobres e ricos até os impactos da tecnologia no processo de aprendizagem”.

E, ao falar em tecnologia, Fernando acredita que ela certamente estará envolvida na temática, mesmo que não diretamente. “Eu apostaria nesse último tópico, já que, mesmo que você não acerte na mosca, você vai ter que refletir sobre o impacto da Revolução Tecnológica nas nossas vidas, tema geral que pode servir tanto para produção de propostas como para elaboração de argumentos”.

Por fim, o professor comentou dois itens que são centrais em todos os temas:

Item 1: “A educação deve ser pensada como forma de apropriar do conhecimento  numa sociedade tecno-científica (expressão muito boa para uma redação) com finalidade de se dar bem no mercado de trabalho”.

Item 2: “A educação deve ser pensada como forma de se desenvolver crítica e eticamente”. 

Desafio de análise dos temas de redação

Com base nos dois pontos citados acima, Fernando propôs um desafio: 

Para quais propostas seria melhor usar o item 1? Para quais, o item 2? E para quais vale a pena usar os dois? Veja o resultado após a sugestão do professor para um outro tema de redação.

Sugestão do professor

Fernando Andrade também lembrou e sugeriu o tema de redação utilizado pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado recentemente, em que o tema das vagas que exigem Ensino Médio foi “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”

“É um tema interessante, mas que está incluído naquela divisão bem ampla de educação como formadora ética ou associada às necessidades de mercado de trabalho”, pontua Fernando, que ainda afirmou que, assuntos que abordam o desenvolvimento da nação sempre podem pintar nas redações.

Resposta do desafio

  • Item 1: propostas 1, 3 e 8
  • Item 2: propostas 5 e 7
  • Itens 1 e 2: propostas 2, 4 e 6.

“Você concordaria comigo? Pense um pouco  nesses temas e nessas chaves de  argumentação. Refletir é o primeiro e mais importante passo para a redação”, finaliza Fernando.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Você pode gostar também