7 citações sobre educação para usar na redação

7 citações sobre educação para usar na redação

O Estratégia Vestibulares separou citações sobre educação para você usar como repertório sociocultural nas redações; confira agora mesmo

A educação e assuntos relacionados a essa temática são constantemente cobrados em redações de vestibulares. Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu citações sobre educação para aumentar seu repertório sociocultural, contribuir na sua argumentação e contextualização, e te ajudar na hora de escrever uma redação nota mil.

A seguir, confira algumas frases que poderiam ser usadas como repertório sociocultural para múltiplos temas de redação, como a do Enem 2017 “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil” e UFSC 2020 “A exclusão escolar e o direito à educação no Brasil”

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Prova Enem 2022: veja o que levar, horários e instruções

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. – Nelson Mandela

Esta é uma das frases mais marcantes do advogado, líder político e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela (1918 – 2013). O mesmo foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e é considerado o pai da nação sul-africana. 

Sua citação faz alusão à importância da educação para a mudança do mundo e de sua sociedade, sendo uma dos meios mais importantes para buscar um mundo melhor.

“O ser humano é aquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant

A frase é do filósofo alemão Immanuel Kant (1724 – 1804), fundador da “Filosofia Crítica”. Sendo um dos mais conhecidos filósofos modernos, Kant defendia a ideia de que a educação era um dos meios mais importantes para que o homem chegasse ao cerne mais profundo dele mesmo.

Desse modo, a frase apoia a ideia de que a educação é capaz de caracterizar relações morais e éticas, onde os problemas poderiam ser amenizados, ou até mesmo solucionados, com o ensino. 

“A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor” – Padre Antônio Vieira

Padre Antônio Vieira (1608 – 1697) era filósofo, escritor, orador português e foi um dos missionários enviados para catequizar os índios. O mesmo buscava relacionar os desafios de implantar a educação na sociedade brasileira, correlacionada com o governo. 

“A educação é a chave para abrir outros direitos humanos” – Katarina Tomasevski

A quarta citação é de Katarina Tomasevski (1953 – 2006), a primeira relatora especial das Nações Unidas sobre o direito à educação da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas. 

Sendo um grande exemplo e trazendo à tona uma frase tão impactante, Katarina mostra como a redução está relacionada ao progresso de direitos, sejam eles sócio econômicos, sociais e culturais. 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo “ – Paulo Freire

Patrono da educação brasileira, educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire (1921 – 1997) foi um dos mais importantes pedagogos do Brasil. Ele afirma que a educação é uma ferramenta de mudança, mas que por si só não mudará a sociedade sem que as pessoas também sofram mudanças. 

“Eduque as crianças e não será necessário castigar seus homens” – Pitágoras

Um dos grandes filósofos pré-socráticos e matemáticos da Grécia Antiga, Pitágoras de Samos, contribui com ensinamentos para a educação da sociedade.

Segundo ele, é preciso educar os mais jovens para que possamos evitar problemas do passado e repeti-los no futuro, mudando conceitos que foram estabelecidos antigamente. Desse modo, conscientizar que a educação é a maior forma de mudança, e não a violência ao homem, é imprescindível para uma sociedade melhor.

“Só a educação liberta” – Epicteto

A frase de Epicteto, um dos filósofos gregos que pertenceu à Escola Estóica e foi escravo a serviço de Epafrodito. Sua frase apoia o conceito de que somente a educação é capaz de libertar o homem. Assim, com a educação é possível se libertar da ignorância e compreender mais a sociedade como um todo, além de apresentar aos detentos seus direitos e deveres.

Veja também: 9 filmes sobre Educação para incluir no repertório sociocultural para redação

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

pacotes-intensivos-cta

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também