7 citações sobre igualdade de gênero para usar na redação

7 citações sobre igualdade de gênero para usar na redação

Entenda melhor o tema a partir de contribuições de pensadores e estudiosos que se debruçaram sobre o debate

Os estudiosos e movimentos sociais que tratam da igualdade de gênero buscam o fim das diferenças sociais, políticas e de oportunidades que separam pessoas de diferentes gêneros por conta de uma construção social histórica pautada no patriarcado. 

Os gêneros binários, ou seja, o masculino e o feminino, são construções sociais baseadas no sexo biológico com o qual cada pessoa nasce. Essas construções definem comportamentos, atribuições, estilos e outras características aos indivíduos. Dessa forma, as pessoas transexuais são aquelas que não se identificam com o gênero que foi atribuído pela sociabilidade ao seu tipo de corpo.

Por ser uma pauta que busca romper com o que é pré-estabelecido socialmente há séculos, o debate sobre igualdade de gênero fomenta diversas discussões e coloca em xeque direitos e oportunidades de milhares de pessoas. 

Pensando nisso, é bom estar preparado tanto para os avanços sociais quanto para quando o assunto aparecer na sua prova, né? Confira citações sobre igualdade de gênero para usar na redação.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1- “A igualdade de gênero é mais do que um objetivo em si mesmo. É uma condição prévia para enfrentar o desafio de reduzir a pobreza, promover o desenvolvimento sustentável e construir um bom governo.” — Kofi Annan

Kofi Atta Annan (1938 – 2018) foi um diplomata, nascido em Gana, que atuou como sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1997 a 2006. Antes disso, na década de 1960, também trabalhou como Diretor de Orçamento para a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Em 2001, Kofi recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar da população.

2- “A mulher será realmente igual ao homem no dia em que uma mulher incompetente for nomeada para um cargo importante.” — Françoise Giroud

A frase irônica é de Lea France Gourdji (1916 – 2003),  jornalista, escritora e ex-ministra da Cultura da França, que produzia sob o pseudônimo de Françoise Giroud. No discurso em que se encontra a citação, Giroud tece críticas ao sistema patriarcal que favorece homens cisgêneros independente de suas competências.

+ Violência contra a mulher no Brasil: tudo o que você precisa saber e como cai no vestibular

3- “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.” — Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir (1908 – 1986) foi uma filósofa existencialista nascida na França, que ficou mundialmente conhecida pelo seu ativismo em causas feministas. Em sua principal obra mais importante, o livro “O segundo sexo”, de 1949, Beauvoir trata do movimento feminista e das opressões as quais as mulheres são submetidas.

Sua famosa frase “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, faz parte deste livro e já apareceu em uma questão da prova de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação

4- “O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos.” — Chimamanda Ngozi Adichie

Destacando-se como uma das maiores autoras anglófonas da atualidade, Chimamanda Ngozi Adichie (1977) é uma escritora nigeriana com trabalhos sobre gênero e sexualidade. Ao todo, Chimamanda já possui seis livros publicados ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Seus dois títulos que tratam sobre feminismo são “Sejamos todos feministas”, publicado em 2014, e “Para educar crianças feministas”, de 2017.

5- “O feminismo, por definição, é acreditar que tanto homens como mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria política, econômica e social da igualdade de sexos.” — Emma Watson

Conhecida desde criança pelo seu papel nas adaptações cinematográficas dos livros da saga “Harry Potter”, a atriz inglesa Emma Watson (1990) também é uma importante ativista do feminismo e pela igualdade de gênero.

Em 2014, Watson foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, entidade dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. Lá, a atriz esteve à frente da campanha “HeForShe” (“Ele por ela”, em tradução livre), que defende que a busca por igualdade de gênero é um dever de todos.

+ Harry Potter: 5 formas de usar a obra como repertório sociocultural

6- “A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um princípio essencial da democracia.” — Dilma Rousseff

A economista Dilma Vana Rousseff (1947) foi a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil, no pleito de 2010, 121 anos depois da Proclamação da República (1889). Dilma concluiu o primeiro mandato e foi reeleita para o cargo, governando até 2016, quando sofreu um impeachment.

Durante o processo que interrompeu o primeiro governo federal de uma mulher, Dilma foi alvo de diversos ataques machistas por parte da população e do próprio Congresso. “Tem sempre um componente de misoginia e de preconceito contra as mulheres nas ações que ocorreram contra mim”, afirmou a ex-presidenta durante a sessão de julgamento de seu impeachment.

+ 7 citações sobre política para usar na redação

7- “O feminismo é a ideia radical que sustenta que as mulheres são pessoas.” — Angela Davis

Também usando da ironia, Angela Davis (1944) trata da importância dos movimentos feministas para os direitos básicos e a sobrevivência das mulheres. Davis é uma filósofa, professora, ativista e escritora estadunidense com importante participação em movimentos como o dos direitos civis, e os partidos dos Panteras Negras e o Comunista.

Entre suas obras, estão os livros “Mulheres, Cultura e Política” e “Mulheres, Raça e Classe”, nos quais Angela discute feminismo sob perspectivas anticapitalistas e antirracistas.

+ 8 citações de Angela Davis para usar na redação

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Você sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

EV - CTA turma do meio do ano 2024
Você pode gostar também