7 citações sobre política para usar na redação

7 citações sobre política para usar na redação

Listamos frases de intelectuais e pensadores importantes sobre um dos temas mais comuns no nosso dia a dia

Se você está se preparando para o vestibular, sabe que citações sobre política para usar na redação são essenciais no seu repertório, né, Corujinha? Em ano eleitoral então, nem se fala. Mas você sabe o que o termo “política” quer dizer? Ela vem do grego “polis” que significa “cidade”, e diz respeito às normas de convivência das sociedades da Grécia Antiga.

E trazendo a palavra para a contemporaneidade, o significado não muda muito: “política” se refere às diretrizes de organização de um modo de vida em sociedade, ou àquilo que é de responsabilidade do Estado. Depois dessa introdução conceitual é hora de treinar seu desenvolvimento sobre o tema, confira as citações que vão te ajudar:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1- “A política tem que ser entendida, para merecer este nome, como uma ação cuja abrangência alcance todos os cidadãos.” — Ricardo Boechat 

Filho de um diplomata a serviço na Argentina, Ricardo Eugênio Boechat (1952 – 2019) nasceu em Buenos Aires, mas fez carreira no jornalismo brasileiro. Boechat desempenhou as funções de repórter, âncora, colunista, radialista e trabalhou em grandes veículos jornalísticos como O Globo, O Dia, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e no Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O jornalista recebeu prêmios em sua área desde os anos 80, com o Prêmio Esso de 1989, 1992 e 2001. Boechat também foi o recordista de conquistas do Prêmio Comunique-se, ganhando as edições 2006, 2007, 2008, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2017, entre suas conquistas ainda aparece o título de jornalista mais admirado do Brasil em 2014 e 2015.

2- “O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus.” — Platão

Um dos principais nomes da Grécia Antiga, Platão (428 a.C. – 348 a.C.) foi aluno e professor de outros dois grandes pensadores de seu tempo: Sócrates e Aristóteles, respectivamente. Platão tinha afinidade com a temática política por vir de uma família abastada e de tradição no ramo, sendo, inclusive, descendente de Sólon, um dos legisladores e estadistas de maior destaque da política em Atenas.

Platão ainda foi um filósofo responsável por ideias que influenciaram a Filosofia atual, além de ter sido um matemático e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

3-  “Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” — Simone de Beauvoir

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir (1908 – 1986) é um dos nomes mais conhecidos do feminismo no século XX. Além de ativista pela igualdade de gênero, ela foi uma matemática, linguista e filósofa de formação, e escreveu romances, contos, ensaios, biografias, autobiografia e monografias sobre Filosofia, política e questões sociais.

Sua obra mais famosa é o livro O Segundo Sexo, de 1949, na qual Simone analisa a opressão sobre o gênero feminino na sociedade e cunha a famosa frase “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.

4- “Quem não se ocupa de política já tomou a decisão política de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante.” —  Max Frisch

Max Frisch (1911 – 1991), ou apenas M. Frisch, foi um arquiteto e escritor suíço muito influenciado pelo existencialismo —  filosofia que explora a existência humana e centra-se na experiência, vivida, do indivíduo que pensa, sente e age — no pós Segunda Guerra Mundial.

Muito por influência dessa corrente filosofia, suas obras tratavam de temas como as consequências da sociedade sobre as crises intelectuais, morais e sociais do indivíduo na contemporaneidade. Frisch também escreveu livros ficcionais de sucesso, como Eu não sou Stiller, Homo Faber e Gantenbein.

5- “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” —  Maquiavel 

Autor de uma das obras mais famosas sobre política, o livro O Príncipe, Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) foi um filósofo, historiador e diplomata italiano, que viveu durante a unificação dos territórios que viriam a formar a Itália atual. Suas obras tratavam sobre Estado, governo e poder político da Igreja Católica, fato que o consagrou como fundador do pensamento da Ciência Política moderna.

O termo “maquiavélico” faz referência ao seu nome e surgiu na literatura e no teatro ingleses do século XVII, que associavam Nicolau à figura do Diabo, da mitologia cristã. A partir disso, a palavra surgiu como sinônimo de “pensamento enganoso” ou “trapaça”.

6- “Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem.” — Bertolt Brecht

Eugen Bertholt Friedrich Brecht (1898 – 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão. Sua ideologia política era o Marxismo, inclusive, em 1954, ele recebeu o Prêmio Lênin da Paz, entregue pela antiga União Soviética para indivíduos que “tinham trabalhado para o fortalecimento da paz entre os povos”.

Brecht também foi ativo nas mobilizações da República de Weimar, nome pelo qual ficou conhecido o período republicano entre o Império Alemão e a ditadura nazista, na Alemão, de 1919 até 1933.

7- “A política não se situa no polo oposto ao de nossa vida. Desejemos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos.” — Angela Davis

Angela Yvonne Davis (1944) é um dos maiores nomes da filosofia socialista. Estadunidense, também é referência no combate ao racismo em seu país, fazendo, inclusive, parte do Partido dos Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos, além de militar pelo feminismo e pela abolição do sistema prisional.

Em 1970, Angela integrou a Lista dos Dez Fugitivos Mais Procurados do FBI, sob as acusações de conspiração, sequestro e homicídio, causadas pela perseguição política que os Panteras Negras sofreram. Após ser presa, e passar por um julgamento de 18 meses, enquanto manifestações em todo os EUA pediam sua absolvição e libertação, ela foi inocentada.

A filósofa também lecionou por 17 anos na Universidade da Califórnia-Santa Cruz, e recebeu o título de professora emérita da Universidade da Califórnia.

Leia mais sobre redação:

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Você sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também