O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “Desafios da valorização da herança africana no Brasil”, e, no total, 12 participantes receberam a nota 1000. Um dos critérios para que uma redação alcance a pontuação máxima é a apresentação de um repertório sociocultural no texto, também conhecido como as citações da dissertação.
A banca avalia o texto com base em cinco competências diferentes, e na competência 2 espera-se que o participante consiga “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
O repertório sociocultural pode ser desenvolvido usando citações de obras da literatura, da música ou do cinema, referenciando acontecimentos ou figuras históricas, ou conceitos filosóficos e sociais, por exemplo.
Para ajudar você a construir seu acervo e conquistar a sonhada nota máxima na redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu citações de alguns dos textos que alcançaram a nota 1000 na última edição do Enem. Confira:
Leia também:
+ Redação Nota 1000 no ENEM: aprenda com redações exemplares e dicas essenciais
+ Redação nota 1000: veja 13 citações usadas por quem tirou a nota máxima no Enem 2023
+ Estratégia de sucesso: conheça os estudantes que alcançaram nota 900+ na redação do Enem 2024
Navegue pelo conteúdo
Livro “Nós matamos o cão tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana
Sabrina Alves, de Araçatuba (SP), usou o livro “Nós matamos o cão tinhoso”, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, para tirar nota 1000 na redação do Enem. A obra, lançada em 1964, denuncia a opressão colonial portuguesa e a luta de Moçambique pela independência.
O livro integrou a lista de leitura obrigatória do Vestibular Fuvest 2025 e voltará a ser cobrado pela banca na seleção de 2029.
Álbum “Duas Cidades”, da banda BaianaSystem
BaianaSystem é uma banda de Afro Rock criada no ano de 2009, em Salvador (BA). O álbum “Duas Cidades” é o segundo da carreira do grupo, lançado em 2016, e aborda temas como a desigualdade social, as diferenças entre Cidade Alta e Cidade Baixa na capital baiana e as crenças e superstições de seu povo.
Rafael Santana Assunção, de Belo Horizonte (MG), citou a banda em sua redação do Enem e alcançou a nota máxima ao apontar como algumas de suas canções abordam o apagamento da influência histórica africana no Brasil.
Leia também:
+ Músicas que são cobradas nos vestibulares
Filme “Pantera Negra”, de Ryan Coogler
A participante Clara de Oliveira, de Niterói (RJ), escolheu citar o filme “Pantera Negra” para alcançar a nota 1000 em sua redação do Enem. O longa, lançado em 2018, dá vida ao personagem homônimo dos quadrinhos da Marvel, que é um rei de um país africano fictício, onde a tecnologia é extremamente avançada.
Em seu texto, Clara apontou como a obra traz um elenco majoritariamente composto por atores negros para retratar positivamente uma civilização africana e sua cultura.
Veja ainda:
+ Como usar filmes e séries na redação?
Livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda
O livro “Raízes do Brasil”, escolhido por Marina Lima, de Maceió (AL), como citação em sua redação nota 1000, foi lançado pelo historiador e sociólogo brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, em 1936.
A obra, que é considerada uma das mais importantes para a historiografia e ciências sociais do Brasil, trata da formação da sociedade brasileira partindo da ideia de que a herança colonial é um obstáculo a ser superado.
Saiba mais:
+ 9 citações de Sérgio Buarque de Holanda para usar na redação
+ 11 pensadores brasileiros para citar na redação do Enem
Livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira
“Torto Arado”, romance publicado em 2019 pelo autor Itamar Vieira, conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que são negras, e vivem em situação de trabalho escravo contemporâneo na região do sertão da Bahia.
A obra já foi cobrada como leitura obrigatória nos vestibular da UESB, UNEB, UEL e UFSC, e foi usada pela participante Anna Beatriz Veríssimo, de Baraúna (RN), para conseguir a nota máxima na redação do Enem 2024.
Confira mais:
+ 13 autores negros que têm obras cobradas nos vestibulares
“O homem é aquilo que a educação faz dele”, frase de Immanuel Kant
A frase do filósofo alemão Immanuel Kant, usada como citação na redação nota 1000 de Danilo Batista, de São Luís (MA), faz parte do livro “Sobre a Pedagogia”, de 1803. Na obra, Kant discute a construção moral do ser humano a partir da educação.
Em seu texto, Danilo aponta que um dos desafios da valorização da herança africana no Brasil é justamente o descaso educacional sobre o tema.
Leia ainda:
+ Herança africana: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2024
Filósofo Ailton Krenak
Ailton Krenak é um dos principais intelectuais indígenas do Brasil. Pertencente à etnia Krenak, de Minas Gerais, ele é filósofo, ambientalista e escritor, também tece críticas anticapitalistas e anticolonialistas em seus livros, e discursou pelos direitos dos povos originários durante a Assembleia Constituinte de 1988.
Sabrina Alves, de Araçatuba (SP), usou o pensamento do filósofo para tratar de desigualdade, marginalização de negro e indígenas e apagamento cultural. Conquistando, assim, a maior nota na redação.
Veja mais sobre:
+ 9 citações de Ailton Krenak para usar na redação
Cantor Chico César
Francisco César Gonçalves, conhecido pelo nome artístico Chico César, é um cantor, compositor e jornalista paraibano. Suas produções musicais abordam natureza, religião, política e cultura indígena contradições do Brasil.
Rafael Assunção, de Belo Horizonte (MG), citou o cantor em sua redação do Enem e alcançou a nota máxima. Na dissertação, usou o repertório do artista para defender a educação de crianças e jovens sobre a herança africana no Brasil.
Líder político Nelson Mandela
Marina Lima, de Maceió (AL), citou Nelson Mandela em sua redação que recebeu nota 1000 no Enem 2024. No texto, Marina apontou o pensamento de Mandela sobre o potencial da educação em “salvar a humanidade”.
Nelson Mandela foi um líder político sul-africano que lutou contra o regime de segregação racial, conhecido como Apartheid (1948-1994), em seu país. Mandela passou 27 anos preso por defender ideias de igualdade racial e tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, após o fim do Apartheid.
Veja também:
+ Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano
Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares
Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?
Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.