Como interpretar a frase tema da redação do Enem?

Como interpretar a frase tema da redação do Enem?

Aplicada no primeiro dia de provas, a redação costuma ser o momento de maior expectativa do exame

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 está chegando, e com ele, a temida por muitos, prova de redação. Pensando em te ajudar com a revisão da última semana, o Portal Estratégia Vestibulares vai te explicar como interpretar a frase tema da redação do Enem.

Em entrevista com o professor Fernando Andrade, que dá aulas de Redação e Filosofia, recolhemos todas as dicas mais importantes que vão ajudar você a se sair ainda melhor na redação. Vem com a gente!

Leia também:

Redação nota 1000: leia 10 redações da última edição do Enem
O que pode zerar a redação do Enem?
Tendências da redação do Enem

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é a frase tema da redação do Enem?

A frase tema da redação do Enem é aquela que aparece na parte da “Proposta de redação” da prova, logo depois dos textos motivadores, e apresenta uma situação-problema, ou seja, uma questão social, ou  de um direito não  respeitado, por exemplo, que deve servir de mote para a reflexão do vestibulando.

“Normalmente, há um tema geral e um recorte. Observe atentamente esses dois elementos”, indica o professor Fernando. Na edição 2021 do Enem,  a banca apresentou a proposta  “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”;  o tema  geral era “registro civil”,  e  o recorte, “invisibilidade social”, ainda de acordo com o professor.

Como interpretar a frase tema da redação do Enem?

O foco para fazer a interpretação adequada do tema é conseguir identificar corretamente o tema geral e o recorte proposto pela banca. Veja os exemplos, elaborados pelo professor Fernando Andrade, com as temáticas das últimas edições do Enem:

Edição do EnemFrase temaTema geralRecorte
2021“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”“registro civil”“invisibilidade social”
2020“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira““doenças mentais”“estigma”
2019“Democratização do acesso a salas de cinema no Brasil““acesso a salas de cinema”“democratização”
2018“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet““manipulação do comportamento do usuário”“controle de dados na Internet”
2017“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil““surdos”“formação educacional”

O professor ainda traz um exemplo de como a identificação errada do tema geral e do recorte proposto na redação podem prejudicar a interpretação e causar a fuga do tema: “O tema de 2018 era ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet’, e não é que houve um candidato que falou da internet no geral e não mencionou controle de dados e manipulação de comportamento? O candidato escreveu sobre internet e como ela está impactando os relacionamentos.”

Como saber se você interpretou o tema corretamente?

Segundo o professor Fernando, o Enem apresenta uma proposta de redação bem elaborada para evitar que o candidato consiga zerar a prova. Mas, claro, é possível perder pontos e a fuga do tema é um desses casos.

Para diminuir as chances de fuga e fazer uma boa interpretação, o professor orienta ler a coletânea de textos motivadores com atenção, grifar palavras-chaves e observar se elas ou seus sinônimos estão sendo repetidos em cada um dos parágrafos. “Não é possível se expressar sobre um tema sem usar as palavras do campo semântico desse tema”, alerta.  

Além disso, Fernando chama a atenção para a importância de iniciar a redação com um argumento associado ao tema central. Assim, é possível mostrar ao leitor a conexão com o tema proposto e seguir a oração como guia para o restante do texto.

“Por exemplo, se vai explorar a carência como argumento para a falta de registro civil, comece com uma frase semelhante a essa: ‘Em primeiro plano, devemos perceber que há relação com a ausência de documentos básicos e carência material’”, explica o professor.

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

CTA curso Enem

Saiba mais sobre a redação do Enem

Você pode gostar também