Cultura: definição e perspectiva sociológica

Cultura: definição e perspectiva sociológica

A cultura é um conjunto de propriedades que se instalaram em um povo, sociedade ou comunidade, que é perpetuada por meio de costumes, hábitos, alimentação, questões de gênero, eventos históricos, compreensão moral, bases religiosas entre demais aspectos que influenciem a formação coletiva e individual de um grupo humano. 

No Enem, as ciências sociais e humanas são cobradas a partir de diferentes perspectivas, e a intersecção entre o conceito de cultura, sociologia e história são temas que aparecem com recorrência em questões variadas ao longo dos anos da prova. Por isso, estudar esse tema é de grande importância, tanto do ponto de vista questões alternativas, como também para o enriquecimento dos repertórios de redação. 

Este artigo do Estratégia Vestibulares aborda os principais tópicos sobre a cultura, do ponto de vista sociológico, com os aspectos que caracterizam cada grupo. Além disso, você encontra ume uma questão do Enem sobre o tema, com gabarito.

Definição de cultura

Segundo a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o conceito de cultura é “o conjunto dos traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abarca, para além das artes e das letras, os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças.”

Ou seja, é um conceito sociológico, abrangente, que abarca todas as dimensões humanas, sociais e políticas de uma sociedade. Assim, é uma ideia orgânica, que pode ser transformada conforme há contato com outros povos, ou novas ideias são difundidas em um grupo social. 

Dessa forma, a cultura é uma concepção que parte das relações entre humanos, bem como a relação com os animais, com o meio ambiente, com as ideias de divino, entre outras expressões de vida próprias dos Homo sapiens

Interpretação da cultura como norma de convivência 

Parte dos conceitos culturais difundidos na sociedade são tidos como normas para a boa convivência. Por exemplo, em sociedades com um conteúdo mais patriarcal, os comportamentos femininos devem ser mais contidos — um comportamento alheio a isso resulta em repulsa social, principalmente nos grupos mais inflexíveis. 

Essas ideias do que é certo ou errado em uma população é baseada, em grande parte, por conceitos morais utilizados naquela comunidade, seja por acontecimentos históricos, questões religiosas ou até concepções políticas

Divergências culturais

A principal forma de divergência cultural, quando costumes diferem entre uma cultura e outra, acontece quando duas sociedades completamente diferentes entram em contato, como o exemplo clássico da interação entre orientais e ocidentais, que geralmente possuem uma formação histórico-social diferente.

Nesses casos, é  importante manter em mente que as normas culturais de cada sociedade, muitas vezes, só podem ser compreendidas dentro daquele círculo social. Povos que determinam modos mais conservadores para as mulheres, podem ser bem aceitos e até aplaudidos em uma sociedade muçulmana, mas ser interpretados como forma de opressão em contextos ocidentais. 

Isso demonstra que pode ser muito difícil compreender os costumes culturais de um grupo quando não se é membro dele. Afinal, todas as vezes que um indivíduo olhar para aquele hábito, baseará seus julgamentos e pré-concepções com base em seu repertório cultural, que pode ser muito diferente daquele que está sendo observado. 

Divergência cultural dentro de uma mesma sociedade

A principal noção de cultura parte do princípio de que as sociedades apresentam costumes semelhantes. Entretanto, em se tratando de um grupo muito grande de pessoas, a possibilidade de haver pequenas ilhas culturais é muito maior. 

Por exemplo, a sociedade brasileira é formada por mais de 200 milhões de habitantes que compartilham língua e culturas semelhantes. Entretanto, dentro deste vasto território, são encontradas diferentes costumes alimentares, e o açaí pode ser usado como exemplo: utilizado como alimento salgado no norte e valorizado principalmente como fruta e doce no sudeste. 

Além dessas diferenças culinárias, há também uma variedade de religiões difundidas no país. Dentro de cada crença haverá um conjunto de hábitos e costumes que são restritos àquele grupo, a exemplo da diferença entre religiões de matriz africana, catolicismo, espiritismo, protestantismo, que convivem diariamente na sociedade brasileira. 

Cultura material e imaterial 

A sociologia considera que a cultura pode ser um patrimônio material ou imaterial de uma sociedade a depender do que está sendo estudado. Nesse sentido, tudo aquilo que for palpável, concreto, observável é considerado cultura material, enquanto que são classificados como imateriais os conceitos abstratos, místicos e não tangíveis.

Por exemplo, são culturas imateriais os saberes geracionais, os modos de fazer uma receita e as concepções sobre a vida compartilhadas entre uma comunidade. Já as obras de arte, as igrejas construídas, os potiches de cerâmica, as peças de roupa trançadas conforme os costumes daquela sociedade são conteúdos materiais que representam uma cultura.

Cultura não se resume à produção artística

No cotidiano, é comum observar que a verba cultural de um governo foi destinada para shows, exposições de artes plásticas, peças de teatro, entre outras manifestações artísticas. Esse fato permite uma associação de que a cultura é baseada, principalmente, nas artes. 

Embora a sociologia considere as artes como uma forma de expressão cultural, o conceito de cultura não se resume a isso. A vivência típica de um povo é um elemento de cultura e pertencimento social. 

Por exemplo, a forma como os relacionamentos são construídos em uma sociedade pode ser um ponto de partida para a compreensão de sua cultura. Em algumas sociedades, as crianças são destinadas aos cursos religiosos desde muito pequenos, desde os 8 anos, em grupos humanos com visão cultural diferente, defende-se a ideia de que a criança deverá participar e escolher uma crença religiosa após o amadurecimento. 

Assim, é importante levar sempre em consideração a amplitude do conceito de cultura, que transpassa, inclusive, os modos higiene: em países mais tropicais, a tendência é um maior número de banhos ao dia, enquanto em regiões temperadas é culturalmente determinado um menor número de lavagens do corpo. 

+ Veja também: Relativismo cultural: definição e aplicações do conceito 

Questão sobre cultura no Enem

Enem (2023)

Há uma década, Alter (PA) e Santarém (PA) resgatam o idioma de nheengatu — a língua mais falada no Brasil e proibida em 1758 pela Coroa portuguesa — por meio do ensino em 47 escolas. Uma delas é a Escola Indígena Antônio de Sousa Pedroso, mais conhecida como Escola Borari. A região é hoje repleta de mestres nativos de nheengatu. Nhe’eng significa “língua”, e “boa” é a tradução de katu. Daí o nheengatu ou nhengatu (ou língua geral), criado no século 16 pelos jesuítas a partir do tupi e criminalizado no século 18 por um decreto do Marquês de Pombal.

LEMOS, S. Indígena ensina língua proibida pelos portugueses na paradisíaca Alter (PA). Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 11 nov. 2021 (adaptado).

O ensino da língua mencionada no texto tem como objetivo a

A) resolução dos conflitos legais.
B) estetização do dialeto regional.
C) gramatização do vocabulário local.
D) valorização da tradição cultural.
E) reabilitação das autoridades políticas.

Alternativa correta: D. 

+ Veja também: Contracultura: o que é o movimento e como acontece no Brasil

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Todos os anos o Enem cobra temas como sociologia, sistemas políticos, ligações químicas, cinética química, reagentes e produtos, biologia animal e vegetal, arte e literatura, a história e sociedade brasileira, as funções matemáticas, temáticas ambientais, entre outros conteúdos. 

Nos cursos preparatórios da Coruja, você terá acesso a aulas específicas, de acordo com o conteúdo de cada disciplina, que cobrem o máximo de temas possíveis, com professores especializados e material didático de qualidade. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também