Fascismo: o que é, contexto histórico, características e muito mais!

Fascismo: o que é, contexto histórico, características e muito mais!

O fascismo foi um movimento político autoritário e ditatorial que ocorreu durante o século XX, no fim da Primeira Guerra Mundial. Uma de suas principais características era a oposição tanto ao socialismo quanto ao liberalismo. Continue lendo e entenda melhor como se deu o surgimento desse sistema e quais os aspectos mais relevantes dele para a história mundial.

Contexto histórico

O termo fascismo, como forma política, foi cunhado em 1919 por Benito Mussolini. Na Itália, ele foi o principal representante do movimento extremista da direita conservadora. A expressão remete à união política que existia na Roma Antiga. 

O fascismo clássico, desenvolvido por Mussolini, cresceu em um cenário de instabilidade política, econômica e social no mundo. Logo após a Primeira Guerra Mundial, próximo à implantação do socialismo no Leste Europeu e em uma grande crise econômica fruto de todas as desordens da sociedade contemporânea.

As ideias ultranacionalistas de Mussolini ganharam espaço entre a sociedade conservadora italiana. Diante disso, formou-se um partido fascista, que gostaria de conquistas o poder fosse por vias democráticas, fosse por meio da imposição.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

De toda forma, no evento conhecido como Marcha Sobre Roma, os fascistas italianos pressionaram o rei Vítor Emanuel III a tornar Mussolini como chefe do Estado da Itália. Como resultado, o primeiro-ministro foi destituído de seu poder e os fascistas colocaram seu Duce (líder) no controle da nação.

O modelo fascista agradava os conservadores e causava repulsa nos socialistas, mas estes não tinham força o suficiente para combater o governo. De toda forma, o fascismo se consolidou com forte culto ao líder Mussolini, ideia que se espalhou por toda a Europa — como na Alemanha, com o nazifascismo de Adolf Hitler.

Mas, afinal, o que é fascismo?

No dias atuais, o termo “fascismo” é empregado em diferentes situações. É importante manter em mente que o fascismo clássico esteve presente no começo do século XX.

Geralmente, ao trazer o adjetivo “fascista”, o locutor remete ao autoritarismo e possível totalitarismo de uma postura política. Alguns autores citam um “neofascismo”, como uma forma nova de implantar as ideias ultraconservadoras de Mussolini.  

De toda forma, o ideário fascista traz sempre as ideias de luta contra a corrupção, restauração dos valores clássicos e tradicionais, combate ao declínio econômico e busca de uma mudança radical para aquilo que é “correto” na visão de seus seguidores.

Além disso, os admiradores do fascismo tendem a praticar xenofobia e diferentes formas de preconceitos, com violência física, por vezes. Ao mesmo tempo, para manter uma melhor aceitação pela sociedade, esses regimes tendem a manter as eleições e democracia, mas usam táticas de manipulação nas instituições e para com as pessoas  para conseguirem o resultado que almejam.

+ Veja mais: História Geral: panorama histórico e principais temas

Características do fascismo

O fascismo, em geral, era um sistema que se opunha aos outros e tinha grandes características autoritárias, de forma que era:

  • Apoiador de um Estado totalitário, ou seja, o governo detinha o poder sobre os indivíduos e sobre toda a sociedade, com repressão das liberdades individuais;
  • Nacionalista, e exigia dos indivíduos a veneração pela nação em que viviam, com utilização de símbolos como a bandeira e uniformes militares;
  • Autoritário, com a figura do líder, que deveria ser respeitada a qualquer custo, como se ele detivesse todo o conhecimento e poder para garantir o que fosse melhor para a adorada nação;
  • De caráter expansionista, buscando espalhar seus ideais pelo máximo de territórios possíveis — o principal nome do fascismo, Benito Mussolini, acreditava que era necessário um “espaço vital” para que o Estado fascista perfeito se estabelecesse;
  • Contrário aos ideais liberais, com aversão pela democracia e liberdades individuais;
  • A favor do unipartidarismo, quando apenas um partido pode existir na nação, de forma que não há espaço para disputas ideológicas — apenas um ideal deve ser seguido (o do líder);
  • Opositor de quaisquer ideias de coletivo, por isso sistemas políticos que apoiam a união entre os povos e o compartilhamento são banidos, como o socialismo, o comunismo e o anarquismo;
  • Bom argumentador, por meio da retórica, os fascistas ganharam apoio da população em alguns momentos; e
  • Conservador, com base na permanência daquilo que fosse os costumes tradicionais, contrários ao que fosse “moderno” ou inovador para a época, independentemente do setor (científico, cultural, tecnológico, estrutural…).

Qual a diferença entre nazismo e fascismo?

A forma como o nazismo se construiu faz com que tenha características fascistas. Embora ambos os sistemas possuam características ufanistas, totalitárias e ditatoriais, não são a mesma coisa. 

O nazismo alemão foi criado por Adolf Hitler e pregava uma “raça pura”, por meio do antissemitismo (aversão aos judeus) e culminou na Segunda Guerra Mundial e todos os desastres humanos próprios da época. 

O fascismo italiano foi centrado na figura de Benito di Mussolini. Essa forma de governo foi uma inspiração para os ideais de Hitler, por isso as semelhanças em termos de nação, força de demonstração do poder e culto ao líder.

Veja a aula abaixo que discute o posicionamento do partido nazista, em relação ao embate entre lliberdade de expressão e discurso de ódio.

Questões do Enem sobre fascismo

MACKENZIE 2009

“O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.”

Benito Mussolini

O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era

a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.

Uma das grandes preocupações dos fascistas era a manipulação dos cidadãos desde a infância, garantindo que a sociedade não se tornasse revoltada ou revolucionária, indo contra o governo. Para isso, a educação da época se construiu com o objetivo de submeter o indivíduo à total obediência ao Estado — como aponta a alternativa A.

Aprenda mais sobre sociologia para o vestibular!

Se quiser aprender mais sobre os sistemas políticos do século XX e sua importância na atualidade, bem como ver as questões sobre esse tema no seu vestibular, assine os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares e tenha acesso aos materiais didáticos em pdf, com questões comentadas e muita explicação! Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também