Encceja 2022: prazo para pedir reaplicação da prova está aberto

Encceja 2022: prazo para pedir reaplicação da prova está aberto

A reaplicação é destinada aos candidatos que faltaram às provas por motivos de saúde ou de logística especificados no edital do exame

Começou nesta segunda-feira (29) o prazo para pedir reaplicação da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A reaplicação é destinada aos candidatos que faltaram às provas, aplicadas no domingo (28), por motivos de saúde ou de logística especificados no edital do exame.


+ Faltou no Encceja? Saiba o que fazer
+ Encceja 2022: quando sai o gabarito da prova?
+ Encceja 2022: quando sai o resultado?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem pode pedir a reaplicação do Encceja?

O edital do Encceja lista no item 4.12.1 as doenças que terão atestado médico aceito na justificativa para refazer a prova perdida no dia definido para reaplicação. São elas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Além disso, os candidatos acometidos por problemas logísticos como desastres naturais (que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometeu a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante, também terão uma nova oportunidade de fazer a prova.

Como pedir a reaplicação do Encceja?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitará pedidos de reaplicação até 02 de setembro.

Para fazer a solicitação de reaplicação, é necessário inserir um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação, e para que o documento seja considerado válido para análise, ele deve ter:

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Como estudar para o Encceja?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios para diversos vestibulares e para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

ENCCEJA - CTA
Você pode gostar também