Encceja 2022: quando sai o resultado?

Encceja 2022: quando sai o resultado?

Participou do Encceja 2022? Confira quando sai o resultado do Encceja e veja como solicitar o certificado de conclusão

O resultado do Encceja 2022 ainda não tem uma data para ser divulgado. De acordo com o histórico, o resultado do exame deve ser divulgado em até quatro meses, ou seja, entre meados de novembro e início de dezembro de 2022.

Em sua última edição, o Encceja 2020, o resultado foi publicado em 10 de dezembro de 2021, mais de três meses após a aplicação do exame. A previsão para o Encceja 2022 deve ser a mesma.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como acessar o resultado do Encceja?

Para acessar o seu resultado do Encceja 2022, confira o passo a passo:

  • Acesse a Página do Participante do Encceja;
  • Faça o seu login com o Gov.br, site de login único do governo.;
  • Pronto! Agora é só conferir o resultado nas provas em que você estava inscrito.

Qual é a nota mínima para estar aprovado no Encceja?

Para ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 500 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o inscrito não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Fui aprovado no Encceja! Como pedir o meu diploma?

Antes de qualquer coisa: parabéns! Agora que você conseguiu a nota necessária para ser aprovado na prova, o próximo passo é solicitar o seu diploma, também chamado de certificado de conclusão, seja do Ensino Médio ou Fundamental.

Segundo o edital desta edição, o Inep é responsável apenas pela aplicação da prova, quem emitirá o certificado é a instituição certificadora indicada pelo participante durante a inscrição. Veja o trecho do edital:

13.6 A utilização dos resultados individuais do Encceja Nacional 2022 para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas da instituição certificadora indicada pelo participante.

Ou seja, será preciso acionar a Instituição de Ensino ou a Secretaria Estadual de Educação que foi indicada durante o período de inscrição. Essa informação está no Cartão de Confirmação na Página do Participante de cada candidato.

Cada instituição indicará qual é o prazo para a emissão do certificado ou quais são os próximos passos para que o candidato possa ter acesso ao seu diploma.

Qual é a diferença entre o certificado e declaração parcial de proficiência?

Caso o candidato não tenha sido aprovado em todas as áreas do conhecimento ou já tenha o certificado parcial de outras matérias, é possível solicitar a “declaração parcial de proficiência”.

Nela, constará as informações do inscrito e qual as notas das matérias em que ele foi aprovado. Essa declaração também é emitida pela instituição certificadora escolhida durante a inscrição.

Como estudar para o Encceja no Youtube?

Agora que você está por dentro do calendário do Encceja, uma opção para se preparar para as provas é acompanhar as aulas gratuitas oferecidas pelo Estratégia Vestibulares, um dos maiores cursos pré-vestibulares on-line, no YouTube!

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

curso encceja

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também