Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 4

Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 4

Confira detalhes e erros comuns que alunos acabam cometendo na competência 4 do Enem, com dicas do professor de redação, Fernando Andrade

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre gera apreensão na maioria dos candidatos que realizam a prova. Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares listou com o professor de Redação e Filosofia, Fernando Andrade, os erros mais comuns em cada competência do exame e mais algumas dicas para não escorregar na hora de escrever o texto final.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Acompanhe, abaixo, os erros mais comuns da competência 4 da redação do Enem e entenda o que são os tais mecanismos linguísticos citados na descrição do item. Quem sabe você não estará dentre as redações nota mil do Enem deste ano? Vamos lá!

Confira também os outros textos da série:

Competência 1 da redação do Enem;
Competência 2 da redação do Enem;
Competência 3 da redação do Enem; e
Competência 5 da redação do Enem.

O que se espera da Competência 4 da redação do Enem?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a competência 4 avalia os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 

“São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias”, afirma a cartilha preparada pelo órgão.

O documento cita a necessidade de se gerar coesão do texto, estabelecendo relações entre as frases, parágrafos e orações, além de apresentar, a cada ideia nova, uma conexão com as propostas apresentadas anteriormente no artigo. 

Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, comenta sobre o tema: “essa competência envolve entender todos os mecanismos linguísticos que permitem a retomada de uma informação: conectivo, uso do pronome, sinonímia etc.” Confira os seis níveis de desempenho da competência 4:

200 pontosArticula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160 pontosArticula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
120 pontosArticula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
80 pontosArticula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
40 pontosArticula as partes do texto de forma precária.
0 pontoNão articula informações.

Em resumo, a competência pede que os parágrafos do texto sejam coesos, que apresentem repertório sociocultural diverso e que façam sentido com as propostas. As perdas de ponto acontecem conforme o candidato não consiga encaixar os recursos coesivos como preposições, advérbios, locuções adverbiais e conjunções.

Dois erros comuns na competência 4 da redação do Enem

A estrutura do texto e as relações entre os parágrafos e suas ideias são os pontos explorados nessa competência. O professor Fernando separou dois erros comuns que devem ser evitados ao pensar nesse ponto de uma redação:

Erro 1: não utilizar conectivos no início de cada parágrafo introdutório

O professor explica que os conectores são usados para dar sequência aos argumentos do texto. Quando um parágrafo não retoma a ideia principal ou a pontuada no trecho anterior, acontece uma ausência de coesão.

Portanto, é necessário entender qual será a construção do parágrafo a ser escrito e qual é a relação com o anterior. É possível fazer uma mudança de rumo no texto, indicando uma negação, oposição ou alternância, ou uma adição ou afirmação ao ponto apresentado, ou até mesmo uma exemplificação, quando se insere uma citação, por exemplo.

Erro 2: contradizer uma relação lógica colocada no texto

Um outro erro pontuado por Fernando é a contradição entre as relações, ou seja, argumentos e suas lógicas, no texto. Um exemplo dado por ele é ligar duas informações que não são opostas pelo conectivo “mas”.

Nesse sentido, errar no tipo do conectivo também trará prejuízos para a nota final na redação. Se uma frase pede por um conectivo de conformidade, não se deve colocar um conectivo de dúvida, por exemplo. E essas dicas devem ser implementadas em todo o texto, não apenas nos inícios de parágrafos. Portanto, é necessário fazer a coesão textual em todo o artigo.

Fernando fala que, para alcançar um bom nível na competência, é necessário praticar a escrita: “A parte teórica permite que o candidato tenha consciência do que eventualmente venha a errar, mas, para que essa habilidade seja conquistada não tem jeito, é preciso escrever, errar, ser corrigido e refazer”

Tipos de conectivos e exemplos

Dentre os tipos de conectivos existentes na Língua Portuguesa e suas funções estão os que indicam — e alguns exemplos:

  • Adição: também, ademais, assim como…
  • Afirmação: seguramente, com certeza, sim, naturalmente…
  • Alternância: ou, em alternativa, ora…
  • Atenção: nota-se, destaca-se, constata-se…
  • Causa e consequência: haja vista, por causa de, por isso, já que…
  • Comparação: tal qual, da mesma forma, do mesmo modo, igualmente…
  • Conformidade: de acordo com, conforme, segundo…
  • Continuidade: logo que, então, imediatamente, logo após…
  • Conclusão: em resumo, assim sendo, dessa forma, portanto…
  • Dúvida: porventura, talvez, possivelmente, quem sabe…
  • Exemplificação: aliás, a exemplo de, como se pode ver, isto é…
  • Hipótese: a não ser que, a menos que, caso, eventualmente…
  • Negação: não, jamais, em hipótese alguma, nunca…
  • Opinião: admito que, acredito que, creio que, na minha opinião…
  • Oposição: ao passo que, porém, todavia, ainda que…
  • Proporção: ao passo que, quanto mais/menos, à medida que…
  • Propósito: com o propósito de, a fim de, para que…
  • Reformulação: por outras palavras, mais precisamente, ou melhor…
  • Relevância: sobretudo, primeiramente, antes de tudo…
  • Surpresa: de súbito, surpreendentemente, de repente…
  • Tempo: hoje, agora, atualmente, quando, sempre que…

Sua redação nota mil com o Estratégia Vestibulares

Conquiste uma nota alta na Redação do Enem com o apoio e correções do Estratégia Vestibulares! Oferecemos correção ilimitada e eficiente de redações, com a correção de nossos professores especializados no assunto. Consulte condições e seja um Coruja agora mesmo.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também