Encceja 2023: inscrições começam hoje (22); veja o passo a passo da inscrição

Encceja 2023: inscrições começam hoje (22); veja o passo a passo da inscrição

Interessados têm entre os dias 22 de maio e 02 de junho para se inscrever no Encceja 2023; prova será aplicada em 27 de agosto

As inscrições do Encceja 2023 começaram nesta segunda-feira (22/05) e vão ate o dia 02 de junho de 2023. O Encceja é uma prova que certifica jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

O Encceja 2023 será aplicado no dia 27 de agosto. Quer garantir a sua participação na prova e conquistar o seu tão sonhado diploma? Veja o passo a passo da inscrição do Encceja 2023:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como fazer a inscrição do Encceja 2023?

  • Acesse a o site do Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso
  • Informe os dados requeridos;
  • Caso necessário, solicite o Atendimento Específico e/ou Especializado e/ou Nome Social;
  • Escolha para qual tipo de certificado realizará a prova: Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
  • Informe quais são as áreas de conhecimento que você deseja receber o certificado;
  • Informe a secretaria de educação ou instituto federal de escolha que emitirá o Certificação de Conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência;
  • Preencher o questionário socioeconômico.

Caso o candidato tenha se inscrito no Encceja 2022, não tenha comparecido no dia da aplicação e não tenha se justificado no período indicado pelo Inep, a Página do Participante gerará automaticamente o boleto da taxa de ressarcimento, no valor de R$40, que deve ser pago até o dia 09 de junho. Após o recebimento do pagamento, a inscrição será confirmada.

O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.

Qual é a taxa de inscrição do Encceja 2023?

A taxa de inscrição, também chamada de taxa de ressarcimento, é de R$40. Atenção: só deverá pagar essa taxa o candidato inscrito no Encceja 2022 que se ausentou no dia aplicação e não justificou a ausência no período indicado pelo Inep

Quem pode se inscrever no Encceja?

O Encceja é uma prova realizada para estudantes que não concluíram o Ensino Médio ou Fundamental, servindo como um diploma para quem obtiver um bom desempenho nela.

Os requisitos são: ter mais de 15 anos e não ter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, ou não ter terminado o Ensino Médio e já ter pelo menos 18 anos completos no dia da realização da prova. É importante ressaltar que alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) podem prestar o Encceja. 

Como é a prova do Encceja 2023?

Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Tire as suas dúvidas: Veja qual é o formato de prova do Encceja e quantas questões tem o exame

Quais provas escolher na inscrição do Encceja?

Durante a inscrição é necessário escolher as provas que candidato deseja receber o certificado.

Tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental, são apresentados quatro tipos de prova. Para aqueles que não têm qualquer tipo de certificado de matéria, seja do período em que frequentava a escola ou até mesmo de um curso EJA (Educação Jovens e Adultos), é indicado selecionar as quatro opções de prova. Assim, caso ele alcance a nota necessária, poderá receber o certificado completo.

Em casos que o candidato já realizou outra edição do Encceja e alcançou a nota necessária em algumas das provas ou tem o certificado de proficiência de alguma área ou matéria, ele deverá selecionar apenas aquelas que estão faltando para conseguir o certificado completo.

Atenção: aqueles que não alcançaram a nota necessária na redação, será obrigado a realizar a prova de Linguagens.

Por isso, fique atento durante a inscrição e escolha as provas necessárias para que o seu certificado seja completo.

Qual é a nota mínima para ser aprovado no Encceja?

Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Qual é o calendário do Encceja 2023?

Confira o calendário do Encceja 2023 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:

  • Justificativa de ausência no Encceja 2022
    Período de justificativa: 03 a 14/04/2023
    Resultado: 24/04/2023
    Recurso: 24 a 28/04/2023
    Resultado do recurso: 02/05/2023
  • Inscrições: 22/05 a 02/06/2023
  • Ressarcimento: 22/05 a 09/06/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    Solicitação: 22/05 a 06/06/2023
    Resultado: 12/06/2023
    Recurso: 12 a 16/06/2023
    Resultado do recurso: 19/06/2023
  • Aplicação: 27/08/2023
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 22/12/2023.

Como estudar para o Encceja 2023?

Agora que o Encceja 2023 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes.

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Encceja 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

ENCCEJA - CTA

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também