O portal de notícias do jornal O Globo teve acesso nesta terça-feira (29) a uma minuta do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o documento determina, de acordo com o veículo, que o exame poderá reaproveitar questões de edições passadas.
O item 16.10 da minuta diz que “A edição 2022 do Enem poderá utilizar itens inéditos e itens já utilizados em edições anteriores”. O documento ainda não é oficial e só terá uma versão final aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, após análise jurídica.
A possível reciclagem das questões deve acontecer porque o governo federal não abastece o Banco Nacional de Itens (BNI), local onde são armazenadas as perguntas, há dois anos.
O Globo ainda revela — sem identifica-los — que dois diretores e dois coordenadores do Inep justificaram em um documento interno do órgão a razão do não abastecimento do BNI “Infelizmente, a não realização de pré-testes em quantidades adequadas em anos anteriores e a utilização elevada de itens pré-testados para a montagem de 3 provas diferentes em 2020 (regular – digital e PPL) exauriu o BNI”.
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 ainda não tem data de divulgação.
Saiba mais:
Calendário Enem 2022: datas, inscrições, provas e resultado
Novo Enem: veja o que muda no Enem a partir de 2024
Prepare-se para o vestibular com o Estratégia
Só uma plataforma que leva sua aprovação a sério pode oferecer material didático completo e atualizado, professores especializados nas bancas do Enem, revisões de véspera, Banco de Questões, correções ilimitadas de redações, monitorias e muito mais.
Além disso, você ainda fica por dentro de tudo o que rola no mundo dos vestibulares aqui no Portal da Coruja.