Enem-Unicamp 2024: edital está disponível; inscrições começam em 1º de novembro

Enem-Unicamp 2024: edital está disponível; inscrições começam em 1º de novembro

Serão ofertadas 314 vagas para o Enem-Unicamp 2024; edital foi publicado pela Comvest e inscrições começam em 1º de novembro

A Comvest, órgão responsável pelos processos seletivos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta segunda-feira (23) o edital do Enem-Unicamp 2024, a seleção da Unicamp que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.

Nesta edição, serão 314 vagas reservadas para a seleção, sendo 50% para candidatos de Escola Pública (EP) e 50% para candidatos de EP e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI). As inscrições para a seleção começam em 1º de novembro e vão até o dia 30 do mesmo mês. É obrigatória a inscrição do Enem 2023 para participar desta seleção.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Inscrições

As inscrições do Vestibular Enem-Unicamp 2024 começam no dia 1º de novembro vão até 30 de novembro. Como citado anteriormente, os interessados podem se candidatar em até duas opções de curso:

  • 50% vagas: Candidatos(as) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que cumpram o inciso II, § 4º do art. 1º da Deliberação CONSU-A12/2004 (EP), segundo o qual os(as) candidatos(as) devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada.
  • 50% vagas: Candidatos(as) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que cumpram o inciso II, § 4º do art. 1º da Deliberação CONSU-A12/2004, segundo o qual os(as) candidatos(as) devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada, e sejam autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas (EP+PPI).

Quem não pode participar do Enem-Unicamp 2024?

Não podem participar da seleção os candidatos que tenham cursado:

  • Ensino Médio em escolas pertencentes a fundações privadas, ainda que gratuitas;
  • Ensino Médio em escolas pertencentes ao Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Serviço Social da Indústria – SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – SENAC).
  • Ensino Médio em escolas públicas no exterior, parcial ou integralmente;
  • Ensino Médio em instituição de natureza híbrida (pública e privada), administrada por meio de convênio ou ajuste equivalente com associações civis ou outras entidades privadas, ainda que na condição de bolsista; ou
  • Candidatos(as) que tenham cursado algum período do Ensino Médio em instituição privada na condição de bolsista não podem concorrer às vagas deste processo seletivo.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição do Vestibular Enem-Unicamp 2024 é de R$ 30. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição.

Provas

A prova utilizada pelo vestibular é o Enem, que será aplicado em 05 e 12 de novembro de 2023. O exame é composto por 180 questões, 90 questões em cada dia, além da produção de uma redação.

Calendário Enem-Unicamp 2024

  • Inscrições:  das 09h de 01/11 até às 17h de 30/11/2022;
  • Provas Enem 2023: 05/11 e12/11/2023;
  • Resultado: a partir de janeiro de 2024;
  • Matrícula: a partir de janeiro de 2024.

Como estudar para a Enem ou para a Unicamp?

Está na hora de focar nos estudos e, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e no Vestibular Unicamp!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Saiba o que estudar para o Vestibular Unicamp 2025

Confira abaixo a lista com os temas que mais caem em cada matéria cobrada na Unicamp, de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares:

Você pode gostar também