Os estudantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), impedidos de realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido a uma operação policial na região poderão solicitar a reaplicação do exame. Em nota publicada no Instagram do Inep, o órgão afirma que “o Inep analisará todas as solicitações individualmente”.
Na entrevista coletiva dada pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, ele afirmou que a reaplicação pode ser solicitada em casos de “razões sérias”. No edital do Enem, é prevista a nova aplicação em casos de doenças infecciosas e problemas de natureza logística, como quedas de energia de estrutura nos prédios.
O caso em questão aconteceu durante o primeiro dia do exame, quando cerca de 500 estudantes não compareceram ao local de prova devido a uma operação policial que deixou nove mortos e uma mulher ferida. O pedido de reaplicação está aberto e vai até sexta-feira (3). As provas acontecem em 9 e 16 de janeiro.
Além dos enfermos e impedidos de fazer o exame por problemas de logística, a reaplicação conta com 280 mil estudantes que farão a prova após decisão do STF em garantir a aplicação para candidatos isentos em anos anteriores faltantes no dia da prova. O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) também será aplicado nesta data.