Fuvest divulga programa de disciplinas com mudanças para o vestibular 2026

Fuvest divulga programa de disciplinas com mudanças para o vestibular 2026

As alterações incluem maior interdisciplinariedade, foco em disciplinas que ainda não eram muiito exploradas e mais gêneros textuais na redação

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo processo seletivo de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), divulgou nesta quarta-feira (18) um novo programa de disciplinas, que entrará em vigor a partir do vestibular 2026.

De acordo com a Fuvest, a alterações nos tópicos cobrados em cada matéria visam adequar o pograma de disciplinas do vestibular às legislações vigentes e ao conteúdo previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As prova do Vestibular Fuvest continuarão tendo o mesmo número de questões, entretanto, os itens terão ainda mais interdisciplinaridade. Além disso, passarão a ser exigidas de forma mais direta matérias de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física, e a redação poderá incluir outros gêneros textuais, além do atual dissertativo-argumentativo.

Leia também:
+ Fuvest divulga lista de obras de leitura obrigatória de 2026, 2027, 2028 e 2029
+ Vestibular Fuvest 2025: acesse os cadernos de prova da 2ª fase

Pacote Fuvest

Conheça nosso curso

Quais as motivações da Fuvest?

Entrevistamos o professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, sobre as mudanças. Para ele, a justificativa de utilização de esquemas prontos para a produção da redação não é um argumento que se sustenta. “Se considerarmos o que está na BNCC e o que se exige atualmente no ensino brasileiro, era previsível que, em algum momento, a Fuvest incluísse propostas baseadas em gêneros textuais”.

“A BNCC exige que o aluno, ao sair do ensino médio, seja capaz de dominar diferentes mecanismos linguísticos com várias finalidades, o que está diretamente relacionado à ideia de gêneros textuais”, pontua o professor.

Ainda segundo Fernando, a exigência de gêneros textuais distintos pode permitir uma maior liberdade aos candidatos, como acontece na UFU, por exemplo. “Nesses casos, o candidato pode escolher como se posicionar, especialmente em gêneros como carta aberta, artigo de opinião, editorial, entre outros. Já a narrativa, que tem um formato próprio, raramente é explorada nos vestibulares”.

Teremos mais de uma redação na Fuvest 2026?

O documento utiliza a expressão “mais de um”, ao se referir a redação, o que deixa uma dúvida no ar, como pontua o professor. “A banca vai permitir ao candidato escolher, como ocorre na  Unicamp, ou vai pedir que o aluno faça duas ou três produções curtas como a UFPR faz?” 

Para Fernando, a mudança precisa ser feita com calma, já que 2026 será o primeiro ano de aplicação do novo modelo e não há, pelo menos por enquanto, um rol de gêneros definidos, ou sequer a definição se um rol será adotado pela banca. “Do ponto de vista do aluno, essa mudança provoca ansiedade e insegurança”. Fica no ar se a banca vai pedir que o candidato produza um ou dois textos”, opina.

Como são as provas do Vestibular Fuvest?

O Vestibular Fuvest é composto de duas fases, além das provas de habilidades específicas exigidas para alguns cursos, divididas da seguinte forma:

1ª fase

Composta por uma prova objetiva com 90 questões de múltipla escolha. Cada questão tem o peso de 1,0 ponto e os candidatos têm cinco horas para resolvê-las. As matérias cobradas nesta prova são:

  • Biologia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Português;
  • Química; e
  • Questões interdisciplinares.

2ª  fase

Já a segunda fase, é dividida em dois dias de aplicação, nos quais são aplicadas duas provas discursivas de Conhecimentos Específicos, com quatro horas de prova em ambos os dias. 

No primeiro dia é feita a prova de redação dissertativa-argumentativa e mais 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa, que envolvem compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura.

No segundo dia de prova, por sua vez, o exame varia de acordo com qual carreira o candidato escolher no período de inscrição. Ao todo somam 12 questões, acompanhe as variantes da segunda prova:

  • 2 disciplinas: seis questões de cada;
  • 3 disciplinas: quatro questões de cada; e
  • 4 disciplinas: três questões de cada.

Como estudar para o Vestibular Fuvest?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Fuvest

Você pode gostar também