Confira como cada universidade planeja o retorno às aulas presenciais

Confira como cada universidade planeja o retorno às aulas presenciais

O retorno de 100% dos alunos em aulas presenciais nas universidades brasileiras é um assunto forte para 2022. Confira como ele vem sendo debatido

Com os índices de vacinação aumentando no Brasil e a taxa de internações reduzindo, as universidades ao redor do País passam a olhar para o calendário de 2022 com o planejamento de ampliar o retorno às aulas presenciais e também de retomar completamente as atividades de pesquisa e extensão.

Como cada instituição de ensino desenvolveu um raciocínio para planejar o assunto, até mesmo por conta de terem calendários distintos, preparamos essa matéria, que aborda o que as principais universidades do país pensam sobre o assunto. Vamos lá?

Veja também: Universidades adiam retorno às aulas presenciais e exigem comprovação de vacina

UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está em bandeiramento verde nos campos de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. Segundo a nota, “a capacidade hospitalar está controlada e a evolução de novos casos de transmissão viral estão decrescentes”.

Em nota, a universidade também ressaltou o último pronunciamento do reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, do dia 08 de outubro, em que ele aborda o assunto. “A bandeira verde permite que as atividades presenciais sejam retomadas mais amplamente, desde que seguidos os protocolos de segurança”.

UFRGS

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) as atividades do ano letivo de 2021 vão até maio de 2022 de forma remota até que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição se manifeste. No entanto, existem discussões para que o ensino presencial seja retomado em janeiro de 2022, mês em que os calouros farão suas matrículas, de acordo com o calendário acadêmico de 2021.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco determinou, por meio de resolução publicada no dia 26 de novembro, a hibridização das atividades para aulas obrigatórias e exclusivamente presencial para práticas profissionais como atividades clínicas, laboratoriais e estágios.

Além disso, cada componente curricular deve ter no mínimo 70% da carga horária destinada às atividades presenciais e atividades remotas assíncronas e registradas no sistema eletrônico da instituição.

UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) irá retornar às atividades presenciais de ensino no semestre 2022.1, que tem início no dia 07 de março de 2022. Segundo nota, a decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Universitário da instituição. Além disso, apenas técnicos, estudantes e professores completamente vacinados frequentarão os espaços da universidade.

retorno-aulas-presenciais

UFRJ

Segundo ofício divulgado pela reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “as atividades de ensino na UFRJ devem voltar a ser presenciais em todas as unidades acadêmicas, mesmo que parcialmente”. O documento foi enviado após determinação judicial em caráter liminar, expedida pelo desembargador Marcelo Pereira da Silva.

A UFRJ considerou que houve “violação da autonomia universitária” na decisão tomada, e que o prazo dado, de duas semanas, foi “extremamente exíguo”, considerando os diversos obstáculos existentes para que a tarefa fosse cumprida. A instituição recorreu da medida e está aguardando a decisão judicial do caso.

Uece

Na Universidade Estadual do Ceará (Uece) a previsão é que as aulas presenciais retornem no semestre 2022.1, que se inicia em março. A decisão final será tomada no início de 2022, pelo Conselho Superior da Universidade.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) tem seu retorno definido: primeiro semestre de 2022, em março, mais precisamente no dia 14. Algumas unidades já têm aulas presenciais acontecendo em regime de “ensino misto”, em que o professor dá aula presencialmente, mas o aluno pode escolher comparecer ao local, ou assistir o conteúdo de forma virtual.

Unicamp

A previsão de retorno às aulas presenciais da Universidade de Campinas (Unicamp) também é no primeiro semestre de 2022, de acordo com resolução publicada no dia 12 de novembro pela própria instituição.

Ainda segundo a nota, a instituição, por meio de seu reitor, considera “compromisso da Universidade com a proteção da vida e da saúde de toda a comunidade”, além de apontar que a orientação de adequações sanitárias específicas serão feitas pelo Comitê Científico de Contingência do Coronavírus da Unicamp.

UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) determinou o retorno das aulas presenciais em datas diferentes na graduação e na pós stricto sensu, seguindo os respectivos anos letivos de 2022. 

Na graduação o semestre inicia-se no dia 18 de abril, enquanto na pós-graduação o calendário prevê aulas a partir do dia 07 de março. O retorno foi tomado com base na experiência de algumas disciplinas práticas ou teórico-práticas que contaram com aulas presenciais no segundo semestre letivo de 2021, ainda em andamento.

UFC

Em nota, a Universidade Federal do Ceará (UFC) ressaltou que o regime presencial está previsto para o início do próximo semestre, previsto para março. Confira a configuração apontada pela instituição:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro; e
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

A UFC ressaltou que desenvolve atividades em regime híbrido desde julho de 2020 e que as decisões respeitam o Protocolo Institucional de Biossegurança da UFC.

UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) comunicou que “a retomada segura e gradual das atividades de ensino presenciais a partir do dia 17 de janeiro de 2022 tem merecido toda a atenção da instituição desde o início deste ano. O Grupo de Trabalho criado para discutir o processo de retorno elaborou medidas de prevenção e disponibilizou um protocolo de biossegurança”.

A instituição também vem buscando sustentação jurídica para implementar o Passaporte de Vacinação, considerando que seu Conselho Universitário (Consuni), é favorável à medida.

UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) retomará o calendário letivo presencial a partir de 31 de janeiro, segundo nota. A decisão foi tomada após votação unânime pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição.

“As entidades de representação dos professores e dos estudantes posicionaram-se favoravelmente ao retorno presencial e elaboraram documentos com algumas exigências em relação – principalmente – ao cumprimento das normas de biossegurança, como uso obrigatório de máscaras, higienização de ambientes, disponibilização de álcool gel, testagem de pessoas com sintomas, monitoramento de casos, funcionamento integral dos Restaurantes Universitários e dos ônibus Intercampi”, afirma a nota.

UFMG

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é seguido um plano para o retorno presencial, desenvolvido pela própria instituição. Ele traz uma série de medidas e parâmetros para que as aulas sejam 100% presenciais.

Dentro desses parâmetros é possível destacar a necessidade de que a situação dos indicadores do estado de Minas Gerais e da cidade em que o campus esteja localizado seja verde, por exemplo.

Em nota atualizada no dia 15 de dezembro de 2021, a reitora Sandra Goulart Almeida reafirmou o plano e garantiu o retorno em 100% no modelo presencial. “A partir do dia 10 de janeiro de 2022, a UFMG avançará para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial”.

Unesp

Com campus em 24 municípios, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) se pauta em três parâmetros de avaliação: domínio da epidemiologia, do sistema de saúde e da vigilância em saúde pública.

Em documento com diretrizes sobre a reorganização das atividades acadêmicas e administrativas da Unesp no contexto da pandemia da Covid-19, são consideradas cinco etapas para essa retomada:

A consideração feita pela instituição é que “na data de emissão do presente documento (14 de dezembro), com exceção do campus do Litoral Paulista (São Vicente), todos os demais apresentam indicadores sanitários que os enquadram na etapa D, com possibilidade de retomada de 100% das atividades presenciais.

Uema

Em comunicado oficial, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) confirmou que o retorno das atividades presenciais ocorrerá a partir de 14 de março de 2022. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário com base na situação epidemiológico atual do Brasil.

“A decisão baseou-se no cenário sanitário-epidemiológico apurado nos últimos 3 (três) meses, que aponta queda substancial do número de novos casos, de hospitalizações e de óbitos causados pela COVID-19, além do aumento da cobertura vacinal no estado do Maranhão. Contudo, a efetivação da retomada das aulas presenciais, em março, está condicionada à reavaliação dos indicadores acima mencionados no primeiro trimestre do ano de 2022”. explicou em nota.

Uerj

Segundo nota da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a instituição voltará as atividades de forma gradual a partir do dia 02 de fevereiro de 2022. A volta plena acontecerá no semestre 2022/1, que inicia-se no dia 13 de junho. Porém, o documento ressalva que, em caso de agravamento da pandemia, as datas serão revistas.

UEG

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está retornando suas atividades presenciais de forma gradativa desde novembro de 2021, com finalização em janeiro de 2022. A nota, baseada em uma Instrução Normativa da instituição, ressalta que, em caso de agravamentos da pandemia, os prazos serão revistos.

Conquiste sua aprovação com o Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares tem cursos específicos para os vestibulares mais concorridos do país e também para o Enem. Conte também com simulados exclusivos e direcionados, cursos de redação, banco de questões, mentoria e muito mais. Confira!

Você pode gostar também