Senado aprova auditoria do TCU no Inep

Senado aprova auditoria do TCU no Inep

O Senado aprovou um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize uma auditoria que avalie a capacidade de operação do Inep

O Senado aprovou um requerimento para uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no Inep, organizador e aplicador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido foi feito pela senadora Leila Barros e pretende avaliar a capacidade de operação do órgão.

enem 2021 fiquei doente

A motivação para o pedido, segundo o requerimento, foram as “crises sucessivas que motivaram as trocas de gestores do Inep, associadas às reduções no orçamento daquele Instituto e às manifestações de servidores e de setores da academia, nos levam a crer na provável deterioração da capacidade operacional daquela autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela avaliação da educação no país”.

A senadora também cita a demissão coletiva de mais de 30 funcionários da autarquia, a poucos dias do Enem. Os funcionários foram ao programa “Fantástico” da TV Globo denunciar censura em questões do exame. O ministro da Educação e o presidente do Inep negam as acusações de interferência.

O exame será aplicado normalmente nos dias 21 e 28 de novembro.

Veja também: Defensoria aciona Justiça para que Inep prove sigilo do Enem
Você pode gostar também