Tema de redação Unioeste 2022: “linguagem neutra” e o “futuro do trabalho”

Tema de redação Unioeste 2022: “linguagem neutra” e o “futuro do trabalho”

Saiba quais foram os temas de redação da Unioeste 2022 e veja os comentários do professor de Redação do Estratégia Vestibulares sobre a prova

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aplicou neste último domingo (10) o vestibular Unioeste 2022, que selecionará 1.340 novos estudantes para a instituição. A prova, que foi dividida em duas partes, cobrou 77 questões objetivas e a produção de uma redação entre duas propostas temáticas.

+ Gabarito Unioeste 2022: veja a correção da prova

Para Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, as temáticas escolhidas pela banca foram atuais e polêmicas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A primeira proposta solicitava que o candidato escrevesse um texto do gênero carta ao leitor mostrando o seu posicionamento sobre a seguinte matéria jornalística “Linguagem neutra: capricho ou necessidade?”, publicada no site Tab UOL em abril de 2022.

“A linguagem neutra realmente acende os brios das pessoas. Tem muita gente contra e muita gente a favor, e o candidato precisava se manifestar sobre o tema. Eu achei [o tema] bem legal, pois é uma questão bem polêmica e que envolve argumentos bons dos dois lados, ainda mais em uma prova de gêneros como essa em que o candidato precisa se posicionar”, comenta Fernando.

Já a segunda proposta pedia que o candidato produzisse um artigo de opinião para ser publicado no site CanalTech abordando o tema “O futuro do trabalho: dilema entre o homem e a máquina”.

“O tema da segunda proposta já é um pouco antigo e menos polêmico do que o primeiro. Nele, o candidato deveria fazer um comentário a respeito da mecanização do trabalho, ou lamentando ou apontando que deverá haver outra saída para a mão-de-obra que não será utilizada, por exemplo. Esse tema é mais analítico. Algo legal é que esse assunto já deve ter sido discutido em algum momento ou eles já fizeram uma redação sobre a temática”, explica o professor de redação.

As temáticas abordadas no vestibular da Unioeste já foram temas de redação dos simulados do Estratégia Vestibulares. O tema de linguagem neutra foi cobrado no Simulado UEA, já a de futuro do trabalho foi tema do Simulado Fuvest.

Assista a correção ao vivo do vestibular Unioeste 2022

Confira a partir das 20h a correção ao vivo da prova realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares e a divulgação do gabarito em primeira mão:

Como estudar para o vestibular da Unioeste?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Unioeste no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Unioeste, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Unioeste 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Curso Unioeste
Você pode gostar também