A Universidade de Brasília (UnB) aplicou neste sábado (22) o 1º dia de provas do vestibular 2026. Além de responderem a 120 questões de Linguagens e Ciências Humanas, os candidatos também precisaram elaborar uma redação.
Nesta edição do processo seletivo, a banca exigiu um relato em primeira pessoa sobre “a experiência de ser removido violentamente de sua habitação“. Além disso, era necessário obdecer três pontos:
- Contextualização do lugar e do tempo da narrativa;
- Reflexão sobre as causas de sua remoção forçada;
- Relação da experiência de remoção forçada com o seu passado e com a comunidade de que fazia parte.
Confira também:
+ Gabarito UnB 2026: veja a correção do 1º e 2º dia de prova
+ Prova UnB 2026: saiba o que levar, horários e instruções para o vestibular
+ Temas de redação da UnB dos últimos anos
+ UnB voltará a usar o Sisu como forma de ingresso em 2026
Navegue pelo conteúdo
Textos motivadores redação UnB 2026
Para elaborar a redação, os candidatos tiveram à disposição três textos motivadores diferentes. O primeiro, da autora palestina Nour Elassy, intitulado “Nós, os habitantes de Gaza, estamos sendo apagados da história em tempo real“, tratava do conflito com Israel no território árabe.
O segundo texto, retirado do livro “O diário de Anne Frank”, falava da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), e, por último, o terceiro texto de apoio era a letra da música “Saudosa maloca”, do sambista brasileiro Adoniran Barbosa, que conta a história de três amigos que foram desabrigados de sua “maloca” para que um prédio fosse construído no lugar.
Comentário do professor sobre o tema
Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, comentou sobre o tema: “A UnB surpreendeu novamente ao pedir que o aluno escrevesse um relato. A banca tinha uma longa tradição de solicitar que o candidato produzisse dissertações. Em 2022, veio a primeira surpresa: ela pediu um relato e, novamente, em 2025.
O candidato deveria escrever um relato ‘acerca da experiência de ser removido violentamente de sua habitação’, baseando-se nos três textos da coletânea. No primeiro texto, o autor expressa todo seu terror com o que aconteceu e está acontecendo em Gaza. Aliás, o título do artigo impacta: ‘Nós, os habitantes de Gaza, estamos sendo apagados da história em tempo real’. O segundo é um fragmento do diário de Anne Frank, em que ela descreve o deslocamento forçado dos judeus pelos alemães. O último, uma música de Adoniran Barbosa, narra a saga de um homem simples que foi despejado de sua habitação, sob o título bem conhecido ‘Saudosa Maloca’.
Da leitura da coletânea veio outra surpresa: a temática. Geralmente, as bancas não consideram questões geopolíticas como mote para redação, mas o Cebraspe teve a coragem de aproximar o genocídio judeu ao massacre em Gaza no que eles têm de terrível: o sofrimento que causam às pessoas que gostariam de simplesmente ‘tocar a vida’. Basicamente, a banca apelou para a compaixão e empatia, numa época marcada por polarização e agressividade. Ela fez com que o aluno pensasse para além da dicotomia judeu/árabe, deslocando a questão para: o que é sofrer, seja para um judeu, para um árabe ou um sem-teto?
Em que pese o desafio de escrever uma narrativa para quem não é familiarizado com o gênero, a banca não deixou o aluno “na mão”, foi cuidadosa. Se alguém não tivesse qualquer ideia de como contar uma história desse tipo, bastava ler com atenção a história do operário de ‘Saudosa Maloca’ e imitar a estrutura, pensando em outros conflitos. Nesse caso, haveria muitas possibilidades: um sem-teto que foi expulso de uma ocupação; uma ativista que tem a casa invadida e sente-se obrigada a mudar de país; uma mulher que se vê obrigada a sair de casa por violência de gênero etc.
Em suma, a banca foi sensível, promoveu reflexão e foi cuidadosa com o aluno. Fica só a ressalva de que seria bom deixar claro para os alunos que eles deveriam também se preparar para a narração”.
Correção ao vivo do Vestibular UnB 2026
O time de professores do Estratégia Vestibulares fará, nos dois dias de provas, a correção ao vivo do Vestibular UnB 2026 e disponibilizará o gabarito extraoficial. Acompanhe gratuitamente:
1º dia
2º dia
Calendário Vestibular UnB 2026
- Divulgação do edital: 05/08/2025;
- Inscrições: 15/08 a 05/09/2025;
- Período de solicitação de isenção da taxa: 15/08 a 05/09/2025;
- Resultado da solicitação de isenção: 23/09/2025;
- Data limite pagamento taxa de inscrição: 25/09/2025 – R$173,00;
- Divulgação dos locais de prova: 07/11/2025;
- Provas: 22 e 23/11/2025;
- Gabarito: a partir das 19h de 25 a 27/11/2025;
- Resultado final: 04/2/2026.
Como estudar para o Vestibular UnB?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na UnB, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UnB, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular UnB, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



