Confira os temas de redação da UnB dos últimos anos

Confira os temas de redação da UnB dos últimos anos

A UnB oferece diversas estruturas e gêneros textuais em seu edital; Confira os temas de redação dos últimos anos e seus tipos de texto

A Universidade de Brasília (UnB) possui vestibular próprio dividido em dois dias de aplicação no mesmo final de semana. No primeiro dia os candidatos precisam escrever uma redação, com temas variados que permeiam a sociedade brasileira.

Ao longo do tempo, diversos temas compuseram as provas e foram solicitados nas redações e, para você que quer treinar sua escrita e analisar possibilidades e lógica aplicadas pela banca, preparamos este conteúdo.

Vale destacar que não houve vestibular da UnB em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Confira os temas de redação da UnB dos últimos anos e seus textos base, abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2024 — Demarcação de terras indígenas no Brasil como estratégia de enfrentamento da crise climática

O tema de redação da UnB 2024 abordou a demarcação de terras indígenas como uma possível estratégia de enfrentamento da crise climática. Como textos base foram usados um trecho do livro “A Queda do Céu: palavras de um Xamã Yanomami“, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, um trecho do livro “A vida não é útil“, de Ailton Krenak e uma tirinha do personagem Papa-Capim, de Maurício de Souza.

2023 — Concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros

O tema de redação da UnB 2023 abordou a questão indígena brasileira e solicitou que o candidato fizesse um texto dissertativo comentando as concepções de mundo dos povos indígenas brasileiros, relacionando o conceito de independência mostrado por cinco pontos de vista (veja mais abaixo) com a frase “Não conheço nenhum sujeito de nenhum povo nosso que saiu sozinho pelo mundo. Andamos em constelação”, retirada do livro “Sonhos Para Adiar o Fim do Mundo”, de Ailton Krenak.

2022 — A cor da sua pele na construção da sua identidade e das suas relações com o outro

O tema de 2022 escolheu o relato pessoal sobre o colorismo nas relações entre as pessoas, o que pode envolver racismo, por exemplo, nos relatos dos candidatos. Seus textos base citam o filme “Identidade” e o texto “Características étnico-raciais da população”.

2019 — Muros: um símbolo do medo

A redação da UnB de 2019 solicitava um texto expositivo-argumentativo sobre como muros impõe medo em diversos contextos sociais. Os textos base citam Mia Couto, em um fragmento do texto “Murar o medo”, Carlos Drummond de Andrade, com o poema “O Medo” e imagens de muros que separam países como Espanha e Marrocos e as duas Coreias.

2018 — A pressa nossa de cada dia: o tempo na contemporaneidade

A discussão sobre o tempo e o como o usamos na atualidade foi tema da redação da UnB em 2018. Foram usados trechos dos textos “A ditadura do relógio”, de George Woodcock, “Poemas inconjuntos”, de Alberto Caeiro e do “Kant e Prints”, além de imagens de Elena Ferrándiz e Maurício Ricardo Chiminazzo.

2017 — Entre o futuro imaginário e o passado idealizado, o presente…

A prova da UnB de 2017 solicitou aos seus candidatos um artigo de opinião na edição de domingo de um jornal de grande circulação e o texto deveria começar com a frase “Entre o futuro imaginário e o passado idealizado, o presente…”, abordando temas como utopia, o estado futuro da humanidade e a ação política para que a proposta aconteça de fato.

2016 — Guerras: derrota para a humanidade

Em 2016, o vestibular da UnB solicitou um texto expositivo-argumentativo que precisava abordar três aspectos, dentro do tema citado: motivações para as guerras, o impacto da evolução do conhecimento nas guerras e a guerra como derrota para vencidos e para vencedores.

2015 — Relação entre ciência e arte

A banca da UnB preparou para o vestibular 2015 um tema que abordava a aproximação entre ciência e arte, utilizando a cartografia e obras de Leonardo da Vinci como exemplos, e uma sequência de imagens que ilustram o tema. Na redação, os candidatos precisavam necessariamente abordar três aspectos: avanço da ciência e mudança na produção de obras de arte; novas tecnologias e democratização do acesso à arte; mudanças no conceito de arte.

2014 — Viagem a Marte sem volta

Para a redação do vestibular 2014, a UnB solicitou um texto dissertativo opinativo sobre uma primeira expedição colonizadora de Marte sobre motivos que levam pessoas a querer participar dessa viagem. Dentre os textos base estavam um artigo da Revista Planeta sobre a própria viagem ao planeta vermelho e os poemas “Vou-me embora para Pasárgada”, de Manuel Bandeira e “Mar Português”. de Fernando Pessoa.

Vestibular UnB: redação

De acordo com o edital, o vestibulando precisa escrever um texto de no máximo 30 linhas. Precisa estar legível, escrito de uma forma coerente e com coesão.

Além das questões gramaticais e textuais, um fator muito importante na avaliação é o desenvolvimento e abordagem do tema, respeitando uma das estruturas textuais:

  • Descritivo;
  • Narrativo;
  • Expositivo-argumentativo; e
  • Instrucional.

Os seguintes gêneros textuais também podem ser abordados:

  • Resumos;
  • Cartas;
  • Propagandas; 
  • Textos informativos; e 
  • Textos argumentativos.

Calendário UnB 2024

  • Informações: confira o edital
  • Inscrições: 22/8 a 19/9/2023;
  • Período de solicitação de isenção ou redução da taxa: 22/8 a 19/9/2023;
  • Resultado da solicitação de isenção ou redução: 26/9/2023;
  • Data limite pagamento taxa de inscrição: 6/10/2023;
  • Divulgação dos locais de prova: 9/11/2023;
  • Provas: 25 e 26/11/2023;
  • Gabarito: 28/11/2023;
  • Resultado final: 16/1/2024.

Como estudar para o vestibular UnB?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na UnB no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da UnB, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da UnB, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UNB
Você pode gostar também
redação a fazenda
Leia mais

A Fazenda: como usar na redação?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com com acontecimento do reality show "A Fazenda" que podem ser usados como repertórios socioculturais na sua redação